Meu nome é Fernanda Cordeiro, sou casada com Fábio Cordeiro e temos 4 filhos: João Pedro (8 anos), Estêvão (3 anos), José Antônio (20 dias) e um filho que nos precede no céu.
Somos da missão de Vitória, no Espírito Santo. Por misericórdia de Deus fiz minhas primeiras promessas este ano e meu esposo é discípulo de segundo ano da comunidade.
Ingressamos no caminho da Paz em 2017, após o Seminário de Vida no Espírito Santo (SVES) para casais “Se quiseres”. Foi o grande divisor de águas em nossa vida pessoal e familiar. Experimentamos a força do Carisma que invadiu nosso coração e nos converteu a uma busca de intimidade com Deus por meio da oração pessoal, familiar e comunitária.
Em especial, em nossa família, vivemos uma verdadeira metanóia, pois a partir de então buscamos pautar as nossas escolhas diárias, profissionais, da educação dos filhos e todas as decisões num movimento escuta de Deus e busca pela Sua vontade, apesar das nossas fragilidades e limitações neste caminho.
Nossa oração familiar
Com relação à vida de oração familiar, realizamos diariamente a oração antes de todas refeições. A noite rezamos juntos com as crianças. Em especial, meu esposo sempre motiva a cada um dizer o que quer agradecer por aquele dia. Ao final dos agradecimentos, rezamos o Pai Nosso, a Ave Maria, o Santo Anjo e invocamos a intercessão de cada Santo Padrinho daquele ano (os meninos também têm os deles). Com frequência, após a oração, meu esposo lê uma história bíblica para eles.
Semanalmente tentamos fazer o Beraká no domingo, antes da Missa. Seguimos o proposto pela comunidade: louvor, leitura da palavra e oração por cada um, pedindo o Espírito Santo. Como fazemos no domingo aproveitamos para ler o Evangelho do dia, assim os meninos já vão para Missa conhecendo o Evangelho.
Amizade com Maria e São José
Temos o hábito de rezar o terço com eles pelo menos uma vez por semana. Isso não tem um dia determinado, mas fazemos com frequência. Como casal, rezamos com mais frequência o terço juntos e fazemos novenas, em especial a São José, de quem temos obtido constantemente a experiência com a Divina Providência que nos socorre.
Oração do Casal
Para os nossos discernimentos familiares nos colocamos em oração como casal. Geralmente fazemos um momento de adoração e pedimos a Deus um direcionamento por meio dos dons e da Sua Palavra para as decisões/passos a serem dados para nossa família.
Na oração em casal nem sempre há uma concordância entre nós, mas vamos crescendo no entendimento que quando abrimos sinceramente nosso coração para que a vontade dEle se realize, colhemos a paz e a tranquilidade diante do que foi decido.
A parte oracional mais importante do nosso dia é a Santa Missa. Tentamos ir sempre com os meninos. E mesmo com os desafios, é uma graça também para eles.
Nesse caminho oracional, Deus vai nos dando a graça de colher frutos concretos para aumentar em nós a fé nos efeitos que a vida de oração em família nos concede.
Contarei alguns testemunhos
Recentemente, meus filhos ficaram na casa dos meus pais, enquanto estávamos na maternidade para a chegada do José Antônio. Minha mãe me mandou mensagem no segundo dia dizendo que ia levar as crianças à Missa, pois Estêvão estava insistindo com ela para ir. Quando eles vão à casa de algum amigo ou parente, alguns ficam constrangidos, pois eles não iniciam a refeição sem antes rezar. São situações simples, mas que nos mostram que eles já têm o bom hábito internalizado em suas vidas.
Oração em meio as enfermidades
Como pais de crianças ainda, vivemos com frequência a realidade de doenças.
Uma vez João Pedro estava passando muito mal, a febre não sedia mesmo com medicamentos. Então, fui rezar por ele, pois já não sabia o que fazer. Ao começar a rezar em línguas, ele começou a chorar e disse: “mamãe, o que está acontecendo? Eu estou tentando, mas não consigo parar de chorar”. Ali entendi que aquele momento de fragilidade e a oração permitiu que meu filho tivesse uma experiência com o Espírito Santo.
Em outra ocasião, estávamos os 4 passando mal (ainda não tínhamos o José Antônio). Diante do esgotamento físico, Deus nos despertou a necessidade de colocar a mão na cabeça uns dos outros e rezar. Isso não trouxe a cura imediata, mas nesta oração obtivemos o dom da fortaleza e os efeitos espirituais para viver aquela situação.
Em outro momento, a imagem de Nossa Senhora da Penha da minha célula estava visitando minha casa. Estêvão passou a madrugada tossindo muito e mesmo com as medicações, a tosse não amenizava. Exausta fui diante da imagem de Nossa Senhora e supliquei para que meu filho pudesse descansar. Em 5 minutos a tosse parou e ele dormiu.
Oração para discernir a Vontade de Deus
Em tantas outras ocasiões, após a oração, vou tocando concretamente naquilo que Deus quer para minha família: na escolha da escola para eles, num passeio que fazemos, numa escolha profissional que envolve a rotina da minha família…em tudo Deus ordena para o bem e para nossa salvação.
Em certa ocasião, João Pedro perguntou “mamãe por que você só está me dando remédio? Por que não me dá o remédio da misericórdia?” Depois ele me explicou que o remédio da misericórdia é a oração. Não podemos privar nossa família do remédio da misericórdia – oração, pois é ela que revela a perfeita vontade do Pai para nós.
Fernanda Cordeiro
Consagrada da Comunidade Aliança
Shalom Vitória – ES
Serviço
CONGRESSO DAS FAMÍLIAS 2023
Tema: Famílias Enraizadas na Oração
Dias: 24 e 25 de junho
Horário: a partir das 8 e meia da manhã
Local: Centro de Eventos do Ceará
Inscreva-se: Adquira já seu ingresso!
Inscrições para o Congresso Kids: clique aqui
Mais informações: @familia.shalom
Saiba mais
Confira a programação do Congresso das Famílias Shalom 2023
Confira as presenças confirmadas para o Congresso de Famílias Shalom
Congresso das Famílias acontecerá de 24 a 25 de junho em Fortaleza
Fiquei muito edificado com seu testemunho, Fernanda. Obrigado por compartilhar conosco sua experiência de oração na vida familiar. Sua partilha me motivou a mais ainda buscar viver essa mesma dinâmica com aminha. Deus lhe abençoe e ao Fabio e todos os meninos! Um forte e fraterno abraço.
Saudades de todos!!!
Testemunho que me impulsiona a buscar mais a santidade, através da oração, da entrega ao chamado do Senhor.
Obrigada Família Cordeiro, por testemunhar o amor de Deus.
Bendito seja Deus!
Vou compartilhar com as famílias aqui de Arapiraca/AL!
Obrigada pelo testemunho, Fernanda!
Lindo testemunho. Posso notar toda a graça de Deus nessa família