Formação

A fé em um Deus criador do céu e da terra

Hoje, continuaremos nossa catequese, mergulhando nos mistérios da nossa fé, refletindo em outra importante declaração do Símbolo da nossa fé.

comshalom
(Imagem/Comshalom)

Na primeira parte da oração do Credo, que apresentamos na matéria anterior, a Igreja professa sua fé declarando: ”Creio em Deus Pai, Todo-poderoso”. Hoje, continuaremos nossa catequese, mergulhando nos mistérios da nossa fé, refletindo em outra importante declaração do Símbolo da nossa fé: “Criador do céu e da terra”. A teologia da criação é predominantemente aceita por membros de várias doutrinas religiosas. Essa convicção de fé parte do pressuposto de que toda essa complexidade e perfeição do universo tem uma causa eficiente, que gera todas as coisas, mas não é gerada por nada. 

Nós, cristãos, também acreditamos e aprendemos com Jesus, a chamar essa “causa eficiente e geradora de tudo” de Pai Criador.  Diz-nos o Catecismo: “‘No princípio, Deus criou o céu e a terra’ (Gn 1,1). É com estas palavras solenes que começa a Sagrada Escritura. E o Símbolo da fé retoma-as, confessando a Deus, Pai todo-poderoso, como ‘Criador do céu e da terra’, ‘de todas as coisas, visíveis e invisíveis’” (CIC 279). Na criação, apoiam-se todos os desígnios de Salvação operados por Deus. Desígnios esses que têm, em Cristo, o ápice de seu cumprimento. 

Entenda mais

A doutrina da criação é de suma importância. Ela toca nos fundamentos, nas bases da vida humana e da própria fé: Quem somos nós? De onde viemos? Existe uma causa eficiente que deu origem a tudo? Existe um fim para tudo? Essas questões são de importância capital, pois nelas estão escondidos o sentido e a razão de nossas vidas e ações. A Igreja crê que a existência de Deus Criador pode ser notada, com certeza, por meio de Suas obras, graças à luz da própria razão humana (cf. CIC 286). Diz-nos o parágrafo 288 do Catecismo: “Assim, a revelação da própria criação é inseparável da revelação e da realização da aliança de Deus, o Único, com o seu povo”. Essa aliança bendita de Deus com o homem é concretizada por meio da Encarnação, Paixão, morte e Ressurreição de Jesus, e é ainda confirmada por meio do Espírito Santo (cf. Jo 16,7-11).  A obra de criação e redenção do mundo são ações comuns da Santíssima Trindade (cf. CIC 292). 

No entanto, alguns, após uma breve reflexão, poderiam se perguntar: “Onde Deus encontrou os “ingredientes”, ou seja, a matéria-prima para a Sua criação? Ele ainda seria Deus, se nada tivesse criado? Para responder, a Igreja declara: “Acreditamos que Deus não precisa de nada preexistente, nem de qualquer ajuda, para criar. A criação tão pouco é uma emanação necessária da substância divina. Deus cria livremente ‘do nada’” (CIC 296).

Se Deus tivesse produzido o universo usando como ingrediente uma matéria preexistente, não haveria nada de extraordinário em Seu feito. Por isso, São Teófilo de Antioquia disse: que mesmo um artista humano, se lhe forem proporcionados os recursos oportunos, também poderia criar. O que faz da ação criadora de Deus algo tão extraordinário, é que Ele fez tudo a partir do nada (cf. CIC 296). 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.