“Mas agora devemos interrogar-nos: O que é a universidade? Qual é a sua missão? É uma questão colossal […]. Penso que se possa afirmar que a verdadeira e íntima origem da universidade esteja na sede de conhecimento, que é própria do homem. Este quer saber o que é tudo aquilo que o circunda. Quer a verdade.”1 Disse o Papa Bento XVI em 2008 à Universidade Sapienza em em Roma, definindo a natureza das universidades, como , em essência, expressão da sede de conhecimento própria do homem que, em última análise, é também sede de Deus. Por isso, em resposta ao apelo a ser Igreja em saída, os missionários Shalom dedicam-se ao primeiro anúncio no ambiente universitário.
La Sapienza – Itália
Há cerca de 09 anos, às quartas-feiras, os missionários da missão de Roma partem para Universidade La Sapienza para encontrar os jovens. Iniciam a tarde com um momento de adoração do qual timidamente participam alguns estudantes, e, logo depois, dividem-se e se aproximam daqueles que repousam depois da aula, momento no qual estão à espera da próxima lição ou estão apenas conversando no pátio.
“Provamos sempre da graça de Deus nesses momentos, apesar dos anos de evangelização ali, nunca nos sentimos preparados. É uma aventura, somos sempre surpreendidos”, afirma Victor Hernandez, “é sempre a experiência de nos sentirmos Igreja em saída, que vai ao encontro.” O diálogo é a chave do primeiro anúncio, como explica o missionário. “ Nos aproximamos, fazemos algumas perguntas e nos colocamos na escuta dos anseios, opiniões daqueles jovens e partilhamos da nossa experiência.”
Recentemente, um desses jovens foi particularmente tocado. “Aproximamo-nos dele, iniciamos um diálogo e ele nos disse ‘é estranho que vocês se aproximem de mim, que partilhem essas coisas. Agora consigo entender o que me aconteceu, me sinto convidado a fé’. No último dia do ano, ele nos enviou uma mensagem em que dizia que aquela tinha sido a quarta-feira mais especial do seu ano, e que se sentia muito grato por aquele encontro. Somos testemunhas que, de fato, ali é um ambiente fechado, mas ao mesmo tempo muito desejoso do anúncio.”, conclui Victor.
UNICA e UNI-CV – Cabo Verde
“Desde o início do Shalom em Cabo Verde a nossa missão sempre esteve associada aos universitários. O bispo nos convidou para integrar a recém criada pastoral universitária e a eles dirigimos grande parte das nossas atividades” recorda Joyce Gesuilo, responsável pelas ações junto aos universitários na missão de Praia.
São diversas as iniciativas dirigidas aos universitários: missas de início e conclusão do ano letivo, aos finalistas – aqueles que concluem o seu percurso académico, além de retiros de quaresma e advento, além de Seminários de Vida no Espírito Santo, no qual se articulam momentos de oração, pregação querigmática.
Semanalmente, os missionários se dedicam à evangelização na maior universidade de Cabo Verde. Além do simples e salutar encontro “pessoa à pessoa”, com muita criatividade e parresia os missionários realizam atividades artísticas, dedicando-se à escuta e acompanhamento dos jovens. No intervalo das aulas, acontece também um grupo de oração, no qual se medita a Palavra de Deus. “Junto à pastoral, estamos trabalhando em um projeto que visa favorecer o encontro com Cristo através do tripé universitário, ou seja, através do ensino, pesquisa e extensão”, conta a missionária
As atividades não se restringem ao ambiente universitário, a missão também promove trilhas ecológicas, que já na primeira edição reuniram 30 jovens, e hoje já reúne cerca de 50 participantes.
1DISCURSO DO SANTO PADRE BENTO XVI PARA O ENCONTRO NA UNIVERSIDADE DE ROMA “LA SAPIENZA” O texto que o Papa Bento XVI teria lido durante a visita à Universidade de Roma “La Sapienza”, prevista para o dia 17 de Janeiro, depois anulada em 15 de Janeiro de 2008.