Shalom

A Igreja em saída – Evangelização nas universidades

As universidades sempre foram lugares privilegiados para a aprendizagem, descobertas e ricas experiências no conhecimento e também nos relacionamentos de amizade. Assim, é um lugar propício também para o encontro com Deus. Conheça as ações de evangelização feitas em várias missões da Comunidade Shalom ao redor do mundo dirigidas aos universitários.

comshalom

“Mas agora devemos interrogar-nos: O que é a universidade? Qual é a sua missão? É uma questão colossal […]. Penso que se possa afirmar que a verdadeira e íntima origem da universidade esteja na sede de conhecimento, que é própria do homem. Este quer saber o que é tudo aquilo que o circunda. Quer a verdade.”1 Disse o Papa Bento XVI em 2008 à Universidade Sapienza em em Roma, definindo a natureza das universidades, como , em essência, expressão da sede de conhecimento própria do homem que, em última análise, é também sede de Deus. Por isso, em resposta ao apelo a ser Igreja em saída, os missionários Shalom dedicam-se ao primeiro anúncio no ambiente universitário.

La Sapienza – Itália

Há cerca de 09 anos,  às quartas-feiras, os missionários da missão de Roma partem para Universidade La Sapienza para encontrar os jovens. Iniciam a tarde com um momento de adoração do qual timidamente participam alguns estudantes, e, logo depois,  dividem-se e se aproximam daqueles que repousam depois da aula, momento no qual estão à espera da próxima lição ou estão apenas conversando no pátio.

Provamos sempre da graça de Deus nesses momentos, apesar dos anos de evangelização ali, nunca nos sentimos preparados. É uma aventura, somos sempre surpreendidos”, afirma Victor Hernandez, “é sempre a experiência de nos sentirmos Igreja em saída, que vai ao encontro.” O diálogo é a chave do primeiro anúncio, como explica o missionário. “ Nos aproximamos, fazemos algumas perguntas e nos colocamos na escuta dos anseios, opiniões daqueles jovens e partilhamos da nossa experiência.”

Recentemente, um desses jovens foi particularmente tocado. Aproximamo-nos dele, iniciamos um diálogo e ele nos disse ‘é estranho que vocês se aproximem de mim, que partilhem essas coisas. Agora consigo entender o que me aconteceu, me sinto convidado a fé’. No último dia do ano, ele nos enviou uma mensagem em que dizia que aquela tinha sido a quarta-feira mais especial do seu ano, e que se sentia muito grato por aquele encontro. Somos testemunhas que, de fato, ali é um ambiente fechado, mas ao mesmo tempo muito desejoso do anúncio.”, conclui Victor.

UNICA e UNI-CV –  Cabo Verde 

“Desde o início do Shalom em Cabo Verde a nossa missão sempre esteve associada aos universitários. O  bispo nos convidou para integrar a recém criada pastoral universitária e a eles dirigimos grande parte das nossas atividades” recorda Joyce Gesuilo, responsável pelas ações junto aos universitários na missão de Praia. 

São diversas as iniciativas dirigidas aos universitários: missas de início e conclusão do ano letivo, aos finalistas – aqueles que concluem o seu percurso académico, além de retiros de quaresma e advento, além de Seminários de Vida no Espírito Santo, no qual se articulam momentos de oração, pregação querigmática.

Semanalmente, os missionários se dedicam à evangelização na maior universidade de Cabo Verde. Além do simples e salutar encontro “pessoa à pessoa”, com muita criatividade e parresia os missionários realizam atividades artísticas, dedicando-se à escuta e acompanhamento dos jovens. No intervalo das aulas, acontece também um grupo de oração, no qual se medita a Palavra de Deus. “Junto à pastoral, estamos trabalhando em um projeto que visa favorecer o encontro com Cristo através do  tripé universitário, ou seja, através do ensino, pesquisa e extensão”, conta a missionária 

As atividades não se restringem ao ambiente universitário, a missão também promove trilhas ecológicas, que já na primeira edição reuniram 30 jovens, e hoje já reúne cerca de 50 participantes.


1DISCURSO DO SANTO PADRE BENTO XVI PARA O ENCONTRO NA UNIVERSIDADE DE ROMA “LA SAPIENZA” O texto que o Papa Bento XVI teria lido durante a visita à Universidade de Roma “La Sapienza”, prevista para o dia 17 de Janeiro, depois anulada em 15 de Janeiro de 2008.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.