Durante a programação do Renascer, foi apresentado a websérie “A Ilha”. Divida em dois episódios, a história é contada com marionetes, bonecos manipulados. O enredo conta a história de algumas pessoas que parte para uma ilha porque se decepcionaram ou tiveram raiva de alguém ou simplesmente porque não quiseram experimentar mais do amor. A partir daí, “os mais velhos” começam a montar suas casas e habitar por lá. Com o passar do tempo, muitos adoecem e morrem.
Adney Pinheiro, consagrado da Comunidade Shalom, diretor da websérie e ator, conta mais detalhes. “A ideia de fazer com marionetes foi trazer uma nova linguagem para as artes da Comunidade e também apresentar de uma forma lúdica aquilo que muitas vezes a gente já sabe. Só que ao mesmo tempo mostra uma forma esteticamente bela, diferente para o público Shalom”, conta.
Roteiro e mensagem principal
De acordo com Adney, o roteiro de “A Ilha” é sobre a conversão de uma pessoa que se descobre a partir do amor. E este amor é o remédio para todas as feridas. “Somente o amor verdadeiro é capaz de curar feridas, transpor barreiras e mudar a rota daquele povo”, afirma o diretor.
A tristeza, o ódio, a doença que estava no coração de todos os habitantes da Ilha, contudo, “ o mal não chega ao coração das crianças, porque elas são inocentes e desconhecem o ódio, elas só conhecem aquilo que precisa ser curado no coração dos mais velhos que estão adoecendo e morrendo e as crianças são a esperança para eles”, explica o diretor.
Adney conta ainda que ao longo da produção houve algumas dificuldades, sobretudo a luta contra o tempo para construir a estética da série, fazer cada boneco e transformar o texto de teatro para uma websérie. “Os bonecos foram feitos à mão. Eu tive o prazer em construir cada um deles e isso para mim foi uma alegria e ao mesmo tempo, um grande desafio, pois nunca tinha feito nenhum boneco de marionete”, afirma.
Perfil dos personagens
Os habitantes desta não têm nomes próprios, são chamados de Homem, Mulher, Criança, Médico, Velho, segundo o consagrado, eles não possuem um nome específico para que cada pessoa possa se colocar na posição desses personagens.
Adney Pinheiro explica cada personagem: “Cada personagem foi criado a partir do roteiro e pensado de uma forma que mostra o homem atual. A criança traz consigo a inocência, a beleza da verdade, por mais que não tenham certeza do que querem, elas querem aquilo. As crianças sempre querem o que é bom e o que é belo.
Ainda temos, uma mulher que só pensa no dinheiro, de quem tudo pode ser comprado. E acaba percebendo que não é esta a verdade. E também, uma outra mulher que acredita em amuletos. Tudo o que dá sorte é o que vai mudar a vida dela, mas na verdade não é bem assim. Porém, ela se agarra a esta ilusão.
Há também um homem que só acredita na ciência. Ele é um personagem velho, que já caducou com a ideia de que somente na ciência. Um outro homem, acredita nas estrelas e na sabedoria dos livros. Para ele, somente a sabedoria dos livros e das estrelas vão orientá-lo, por fim ele acaba vendo que não é bem desta forma, e os livros não tem todas as palavras que o coração pode dizer.
Por fim, temos o médico, que traz consigo a simplicidade, a doçura, e ao mesmo tempo um olhar de misericórdia para este povo. Ele não está preocupado com que ele está fazendo, ele está preocupado com as pessoas que estão ali vivendo. O médico percebe aquilo que muitos de nós não percebemos.”
Amor, o remédio de todos os males
Após ver que muitos da ilha estão adoecendo e morrendo, uma criança escreve uma carta pedindo ajuda. O médico a recebe e a partir disso, leva para todos os habitantes uma medicação, a princípio, sem nome.
Segundo o diretor, “o médico leva esse remédio às pessoas da ilha. Elas acreditam em várias coisas menos no amor”. E justamente o amor pode curá-los. “Esse amor é dado a eles de forma gratuita, e eles tendo uma experiência com este amor, transformam suas vidas. São curados e podem anunciar a todos que não têm mais as mazelas, as feridas”, declara o diretor.
1º Episódio
2º Episódio
Ficha técnica
Direção: Adney Pinheiro
Assistente de direção: Noé Santos
Supervisão: Wilde Fabio
Roteiro: Danilo Stavale e Paulo Vitor
Produção executiva: Hicsa Milian
Diretora de produção: Camila Pontes
Produção de arte e cenografia: Adney Pinheiro
Bonequeiro: Adney Pinheiro
Diretor de imagens e corte: João Carlos
Câmeras: Gabriel Vinícius – Dayane Silveira e Guilerme Marcel
Luz e gravação: Cristiano Túli
Edição geral: Alex Cirino
Captação de som: Ernando Dourado
Figurino: Miriam Bandeira
Maquiagem: Myldre Bandeira
Marionetistas:
Adney Pinheiro
Liza Studart
Marcelo Dourado
Neide Oliveira
Lara Pereira como a Bailarina
Dublagens:
Narrador: Wilde Fabio
Médico: Ernando Dourado
Homem 1: Raphael Sousa
Homem 2: Adney Pinheiro
Mulher 1: Liza Studart
Mulher 2: Hicsan Milian
Criança: Melissa Dourado
Reencontro Renascer / Reviver
Após o Retiro de Carnaval, e a forte experiência com o Amor de Deus, vale a pena experimentar ainda mais desta alegria! O Reencontro on-line será no próximo sábado, dia 05 de Março, no YouTube da Comunidade Católica Shalom. Os locais onde haverá reencontro presencial seguirão todas as normas sanitárias civis e as orientações das Dioceses e Arquidioceses correspondentes.
[CLIQUE AQUI e saiba qual o reencontro do Renascer / Reviver mais próximo a você]