A mãe tem como parte da sua missão trazer ao lar a expressão da fé em cada detalhe e gesto. Ela é a principal responsável pela formação dos filhos e naturalmente pela formação na fé. Logo, a casa e a família são o primeiro lugar de catequese.
Durante o ano litúrgico, vivenciamos diversos momentos que marcam nossa trajetória de testemunho do Ressuscitado. Neste caminho, a mãe pode e deve trazer à família constantes notícias de Deus através de uma vida marcada pela liturgia e seus tempos.
Nas sextas, cultivar a prática do jejum e construir cardápios que tragam o peixe como opção principal, explicando aos filhos o sentido do dia. Em dias de festa, tornar a casa uma expressão desse momento ou celebrar de forma especial com os filhos através de momentos de louvor, atividades como desenho, cantos e brincadeiras.
Em momentos importantes para o nosso carisma, trazer ao lar também essa lembrança. Celebrarmos baluartes com refeições especiais, com peças de teatro entre os filhos falando da vida dos Santos. E sem esquecer o Beraká, que deve ser celebrado com ânimo e constância e o Ágape que deve se tornar um momento esperado por todos da casa.
Tudo isso faz com que Senhor seja cada vez mais o primeiro na família e que ela por si só não seja suprema e nem mesmo fim de tudo. A criatividade no coração da mãe é um dom nato que a Graça de Deus toca a todo instante. Não precisamos ficar apenas na vivência da Páscoa e do Natal. Todos os dias a Igreja em sua liturgia imensamente forte e rica pode oferecer a família uma experiência de encontro com Deus.
Em um mundo marcado diariamente por ideologias e diversos atentados contra a família, somente um lar que respira a vida com Deus e com a Igreja pode seguir nadando contra a corrente.
Como planejar estes momentos?
Ao realizar o planejamento mensal da sua família atente-se ao calendário litúrgico e vocacional e escolha ao menos 3 momentos para vivenciar em família. Em seguida, tire um dia para preparar esses momentos e providenciar tudo que for necessário para realizá-lo.
Você pode escolher dias como aniversários onomásticos, solenidades, festas, nas quintas por tradição na Comunidade rezar e meditar em família a Divina Providência, nas sextas vivenciar a dimensão do jejum e tudo que ele gera em nosso corpo e alma.
Para te ajudar a viver esses momentos você pode ter em mãos o Pão da Vida ou pedir a ajuda dos irmãos do Projeto Criança, eles possuem materiais de apoio que podem te ajudar. Para esse universo infantil, dentro da comunidade temos a Dona Cartola com um canal no YouTube e as músicas do Paraíso de Bela que também podem ajudar a incrementar as vivências do lar.
Dica extra: Confira roteiro para fazer a coroação de Nossa Senhora em casa