Formação

A missão da famÍlia

comshalom

No dia 19 de outubro do corrente foram beatificados emLisieux na França, Luis Martin e Zélia Guérin, pais de Santa Teresinha doMenino Jesus. Exultem os leigos, os casais e as famílias. A santidade não éprivilegio de alguns. O matrimonio e a família são espaços de santificação.

O pai era relojoeiro. A mãe trabalhava com rendas. O casal erade missa diária, muita oração, confissão freqüente e participava da vidaparoquial. Tiveram nove filhos. Quatro morreram prematuramente. Trêstornaram-se carmelitas. Teresinha entrou no Carmelo aos 15 anos. Hoje é a tãoamada e venerada Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeira das Missões.

Aos 45 anos de idade morre Zélia (1877), vitima de um tumorno seio. Luis fica viúvo com 54 anos e dirige sozinho a família. Teresinhatinha quatro anos e meio. Era a caçula. Luis morreu em 1894 de invalidez e perdadas faculdades mentais. Pais santos, geram filhos santos. Pais zelosos, filhosótimos. Este princípio é sempre válido, ou seja, “bons pais criam ótimosfilhos”.

A relação pais e filhos é o grande trunfo e triunfo da vidahumana. Teresinha sentia-se cercada de amor pelos pais. Eis o segredo do seuextravasamento de amor por Deus, pela Igreja e pelas missões. A oração e o colodos pais, os valores ensinados e vividos por Luis e Zélia fizeram os filhostransbordar de amor fraterno e experimentar a doçura e a profundidade do amorde Deus. Só os amados, amam; só os amados mudam.

Toda a tarde ia dar um pequeno passeio com papai, escreveSanta Teresinha: ‘Faziamos juntos a visita ao Santíssimo Sacramento. Papaigostava de me encarregar de levar esmola aos pobres. No fim do dia dava boanoite a papai e recebia um beijo. Eis um pequeno retrato da infância deTeresinha. A família é chamada a ser ninho da vida e comunidade de amor.

No ano 2001, o Papa João Paulo II beatificou o casal Luis eMaria Beltrame Quattrochi. Eis um sinal dos tempos, uma elevação da família,uma luz para a vida matrimonial, uma honra para todos os leigos e leigas. Asantidade é acessível a todos. A família é o tesouro de nossas vidas, épatrimônio da humanidade, é o ninho, o sacrário da vida e do amor. Vida sim,aborto não. Família sim, divorcio não.

No dia 16 de maio de 2004 foi canonizada em Roma pelo PapaJoão Paulo II, Santa Gianna Beretta Molla. Ela foi membro atuante da AçãoCatólica desde a adolescência, formou-se em medicina (1949). Aos 39 anosdescobriu que tinha câncer no útero. Decidiu salvar a criança que trazia em seuseio e veio a falecer. “Salvem a criança, pois tem direito de viver e serfeliz”, disse ela aos médicos. Nasceu Gianna Emanuela. A mãe deu a vida pelafilha. Na cerimônia de sua canonização em Roma estavam presentes seu maridoPietro Molla, as filhas Gianna Emanuella, Laura e o filho Pierluigi, e santaGianna Beretta Molla foi proclamada “Mãe de Família”.

Os casais beatificados, a canonização de Santa Gianna, oEncontro Mundial das Famílias no México, a Peregrinação Nacional da Família nodia 24 de maio de 2009 no Santuário de Aparecida, constituem fortes sinais dostempos em favor da sacralidade da vida, da defesa da família. A ComissãoEpiscopal para a Vida e a Família fazendo ecoar a Campanha da Fraternidadesentiu-se impelida a proclamar: “Escolhe, pois, a vida” (Dt 30, 19).

Todos pela vida, todos pela família que são os mais sagradostesouros da humanidade. Tanto a pessoa como a sociedade precisam da família queé um verdadeiro “útero cultural e espiritual”. Lares não se improvisam. Porisso, o namoro e noivado constituem etapas decisivas na preparação para ocasamento. A família é a alma do mundo, artífice de uma nova civilização.”

Meyr Andrade
Missionária da Comunidade Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.