Igreja

A missão do pároco e o ensinamento de São João Vianney

O sacerdote tem sua rotina baseada no pastoreio da comunidade que lhe foi entregue.

comshalom

O pároco é um sacerdote cuja missão é pastorear uma paróquia, igreja local, confiada a ele por um bispo diocesano. O sacerdote tem sua rotina baseada no pastoreio da comunidade que lhe foi entregue. A seguir, conheça a missão do pároco e os ensinamentos de São João Vianney.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Vale ressaltar que o pároco participa do ministério do bispo, unindo-se a Cristo como Bom Pastor. Suas principais tarefas são ensinar o povo a caminhar na fé de Cristo e da Igreja, santificando seu dia a dia. Além disso, na paróquia, ele é responsável por administrar os sacramentos. Entretanto, ele conta com o auxílio de diáconos, de outros presbíteros (padres) e também da comunidade de fiéis leigos.

São João Vianney e sua missão como pároco

São João Vianney, o pároco Cura d’Ars, sempre teve um amor excepcional pelo ministério pastoral. Ele gastava horas no confessionário e rezava sem descanso pela salvação do seu rebanho. Dessa forma, esse padre francês conseguiu converter o coração de muitos.

Ele viveu até os 73 anos e foi beatificado em 1905 pelo Papa Pio X. Sua canonização aconteceu em 1925, pelo Papa Pio XI, que o proclamou, em 1929, “Padroeiro dos párocos do mundo”. No centenário de sua morte, em 1959, o Papa São João XXIII dedicou-lhe a Encíclica “Sacerdotii nostri primordia”, fazendo-o modelo de santidade para os sacerdotes do mundo inteiro.

 “O padre, antes de tudo, deve ser homem de oração”. Essa mensagem se tornou bastante conhecida e é um dos principais ensinamentos sobre a vida sacerdotal.

A mesma verdade pode ser aplicada de forma direta na vida e na missão de um pároco. É por meio da oração que esse sacerdote ensina, santifica e governa o povo que lhe é confiado.

Leia também

Oração de São João Maria Vianney

Irmãos se tornam padres no mesmo dia


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.