O pároco é um sacerdote cuja missão é pastorear uma paróquia, igreja local, confiada a ele por um bispo diocesano. O sacerdote tem sua rotina baseada no pastoreio da comunidade que lhe foi entregue. A seguir, conheça a missão do pároco e os ensinamentos de São João Vianney.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Vale ressaltar que o pároco participa do ministério do bispo, unindo-se a Cristo como Bom Pastor. Suas principais tarefas são ensinar o povo a caminhar na fé de Cristo e da Igreja, santificando seu dia a dia. Além disso, na paróquia, ele é responsável por administrar os sacramentos. Entretanto, ele conta com o auxílio de diáconos, de outros presbíteros (padres) e também da comunidade de fiéis leigos.
São João Vianney e sua missão como pároco
São João Vianney, o pároco Cura d’Ars, sempre teve um amor excepcional pelo ministério pastoral. Ele gastava horas no confessionário e rezava sem descanso pela salvação do seu rebanho. Dessa forma, esse padre francês conseguiu converter o coração de muitos.
Ele viveu até os 73 anos e foi beatificado em 1905 pelo Papa Pio X. Sua canonização aconteceu em 1925, pelo Papa Pio XI, que o proclamou, em 1929, “Padroeiro dos párocos do mundo”. No centenário de sua morte, em 1959, o Papa São João XXIII dedicou-lhe a Encíclica “Sacerdotii nostri primordia”, fazendo-o modelo de santidade para os sacerdotes do mundo inteiro.
“O padre, antes de tudo, deve ser homem de oração”. Essa mensagem se tornou bastante conhecida e é um dos principais ensinamentos sobre a vida sacerdotal.
A mesma verdade pode ser aplicada de forma direta na vida e na missão de um pároco. É por meio da oração que esse sacerdote ensina, santifica e governa o povo que lhe é confiado.
Leia também