Shalom

A Obediência Filial

“Refletir no mistério da Cruz é tocar diretamente na obediência filial de Cristo, que é a fonte imediata da história da justificação.” – Dom Roberto Lopes, OSB

comshalom

Nesta Sexta-feira Santa, a pregação de Dom Roberto Lopes, OSB, abriu o Retiro de Semana Santa na missão Rio de Janeiro. O tema de sua pregação foi “A Obediência Filial” e o Bispo refletiu sobre a obediência radical do Senhor Jesus que, por amor, assumiu todos os pecados da humanidade na Cruz.

A Cruz é o sacrifício por excelência e ela, de uma única vez, reparou o que infinitas vítimas tentaram reparar nos holocaustos da antiguidade. Ela é o trono do Deus que, por Sua morte, faz novas todas as coisas. Por isso, neste dia Santo em que Cristo se derramou sem medidas pela nossa salvação, Dom Roberto alertou a todos sobre a urgência de meditar sobre a Cruz, de vivê-la e acolhê-la para, então, ressurgir na Ressurreição e tocar no novo que ela traz.

“Refletir no mistério da Cruz é tocar diretamente na obediência filial de Cristo, que é a fonte imediata da história da justificação. As duas coisas estão estritamente unidas.” – Dom Roberto Lopes, OSB.

Ainda sobre a relação entre a Cruz e a obediência, o Bispo traz, a figura do jardim, que é princípio, desenvolvimento e fim de toda a história de salvação. É no Éden que o homem é criado, e é também lá que ele desobedece e rompe com o Senhor, originando o pecado em nós. Posteriormente, é em outro jardim, no Horto das Oliveiras, que Jesus é traído com o beijo e entregue aos soldados para ser levado a morte. E, enfim, é também num jardim que seu corpo é depositado após a Cruz, para ressuscitar ao terceiro dia. Tudo se realiza dentro de um jardim. Foi nele que a obediência, negada por Adão, foi restaurada e assumida até a última consequência por Cristo.

“O verdadeiro fundamento de obediência cristã não é a ideia de obediência, mas é o ato de obediência. Não é um princípio como: ‘o inferior deve estar sujeito ao superior’. Não! Não se encontra na razão. É tão fundamento, que Cristo se fez obediente até a morte, e morte de Cruz.” – Dom Roberto Lopes, OSB.

Na história da Salvação, Jesus é o Filho obediente, que nos mostra o caminho da obediência. “Pela obediência de um só, todos virão a ser justos, santos. É a obediência conduz a santidade”, afirmou o bispo. Jesus tinha plena consciência da sua missão e não fugiu dela. Nós como cristãos e como consagrados, também não podemos fugir. O Senhor não se deixa levar pelo pavor, tanto que afirma em Jo 18, 11: “Será que não vou beber o cálice que o Pai me deu?”.

Jesus nos ensina que não podemos ter medo da Cruz. Ele passa pelas angústias, como nós passamos, e nos mostra que, junto ao cálice, há também as alegrias, há sempre a Ressurreição. Portanto, a mensagem central de Dom Roberto neste dia está no Evangelho: “Contudo, não seja feita a minha vontade, mas a Sua.”

Por Mariana Figueiredo


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.