O Senhor nosso Deus nos ama desde toda a eternidade, desde que sonhou com a nossa existência. Ele tem um plano de amor para nossas vidas, Ele nos elegeu como consagrados; consagrados para amá-lo, defende-lo e lutar bravamente por Ele, por seu Santo nome, para sua honra e glória.
Em seu infinito amor, Deus nos deu um caminho de salvação, que passa pela obediência a Sua Voz que se manifesta em nossas vidas através de nossas autoridades, este caminho nos leva a santidade de vida.
Quando Deus elegeu Saul através do Profeta Samuel, Ele o deu uma missão, talvez fosse licito poupar tantas riquezas, gados gordos, belas ovelhas e o rei daquele povo, mas Deus foi específico “Portanto põe-te em marcha e massacra Amelec! Vota ao extermínio tudo o que lhe pertence, sem poupa-lo” I Sm 15,3. Deus foi específico e claro, Saul tinha Samuel como Profeta de Deus, aquele que o havia ungido e eleito, assim como nós somos eleitos por Deus dentro da nossa Vocação e temos as nossas autoridades.
Saul era o Eleito de Deus, consagrado, o ungido do Senhor , Deus o escolheu para ser rei e ele rejeitou sua ordem, porque preferiu atender sua própria vontade e a de seus homens, ele escolheu o que acreditava ser o melhor. Para Saul era um sacrifico deixar que aquele gado, aquelas ovelhas, até mesmo a vida do rei de Amalec, se perdesse, parece justo, no tentando, maravilharam-se com a riqueza , o valor das coisas, pensaram na própria vantagem, não houve compaixão por eles, mas por terem algum valor, por isso os poupara. Pode suceder em nossas vidas de Deus nos dar ordens que humanamente falando sejam um tanto estranhas, ou que seja licito mudá-las, mas devemos nos perguntar devo fazer o que o Senhor deseja e me pede ou devo fazer aquilo que aparentemente será melhor pra mim?
Pode parecer que o Senhor nos pede através de nossas autoridades sacrifícios, mas não irmãos, o Senhor não está pedindo sacrifício, mas Obediência integral a sua vontade.
O nosso querer pode nos afastar de Deus, o nosso querer pode significar rejeição da vontade de Deus em nossas vidas, se rejeitamos a sua vontade então nós o rejeitamos. Devemos viver a obediência por amor a Deus, a nossa consagração não é em vão, devemos reconhecer e confiar na autoridade dos nossos irmãos, que são os profetas de Deus assim como Samuel o era pra Saul, acolhamos a vontade de Deus em nossas vidas “A obediência vale mais que o sacrifício, e ser dócil é melhor que a gordura dos bodes!”.
Peçamos ao Senhor a graça de confiar nas nossas autoridades e nos submeter aos apelos do coração de Deus em busca de levar o seu amor a todos que precisarem de nós.