Confesso a você que resisti bastante para escrever esse texto. Superei a resistência pensando nos homens e mulheres, jovens e adultos que precisam lê-lo.
Um dia um amigo me perguntou qual era o meu sonho e eu disse: “formar uma família como o exemplo dos meus avós. E o seu?”. Ele respondeu, “fazer a Vontade de Deus”.
>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
Aquilo me questionou, eu já tinha vivido minha experiência de Deus e quando me falavam que eu seria freira, silenciava, mas falava baixinho com Deus, o Senhor sabe que eu quero ficar Contigo, quero te servir como família.
Quando meu amigo respondeu, pensei: opa, será que ser família é a Vontade de Deus para mim?
Eu tinha 22 anos, e estava em busca do meu lugar na Igreja e comecei a estudar e formar minha consciência sobre a forma de vida que Deus queria para mim.
Eu dizia que Jesus seria meu primeiro Esposo (ainda não conhecia o Escrito Amor Esponsal…rs) e que se eu tivesse algum relacionamento a pessoa precisaria aceitar ser o “segundo” e vice-versa.
Também nesse período, fazia parte do movimento da juventude das Congregações Marianas aqui no Rio de Janeiro. E em uma das pregações que fiz eu disse: “prefiro ser solteira para sempre do que viver um casamento sem a totalidade de ser uma Igreja Doméstica”. Até eu mesma me assustei com o que disse! Kkkk
Vim para casa pensando, “Jesus, o que foi isso?! Quase atestei minha solteirice”…kkkk
Mas, na verdade, eu só tinha exposto aquilo que era desejo do meu coração, porque o exemplo do meu avô e minha avó que eu queria seguir era esse.
Com 26 anos, conheci o Shalom e veio o tempo do silêncio e da espera. Primeiro eu escolhi (ninguém me obrigou, tá?), eu quis viver esse tempo. Até que minha humanidade começou a dar sinais que eu precisava discernir a Vontade de Deus para mim. Eu rezava, Deus falava, eu resistia, Deus silenciava, eu me agitava, ficava ansiosa, Deus me exortava.
Até que criei coragem e contando com a Graça, resolvi perguntar a Ele: qual é o meu Estado de Vida? E Ele respondeu de forma tão concreta que não tenho mais como duvidar.
Eu já estava com 33 anos (se você tiver coragem, talvez não precise demorar tanto! Kkkk). No meu caso, foi uma dose de medo com uma pitada da espera pelo tempo próprio de Deus.
Quando Deus me disse que eu era chamada ao matrimônio, eu sentia dentro de mim uma liberdade, a liberdade para dizer mais uma vez que “mesmo que seja solteira para sempre, eu serei feliz. Porque meu primeiro Esposo estará comigo”.
Humanamente pode até parecer uma forma de me consolar e camuflar o medo de não ter santo nesse mundo que me ature! kkkkk Mas, depois desses anos amadurecendo e crescendo na vida consagrada, eu digo para você com toda sinceridade do meu coração, que não.
Eu vivo o ser solteira como uma oferta a Deus, uma oferta que nem o celibatário e nem as famílias podem dar. A oferta de ser chamada a ser santa mãe e esposa, porém canalizando esse chamado e recebendo uma Presença.
Posso não ter concretizado (ainda? Só Deus sabe! Não cabe a mim prever o futuro…rs), mas eu vivo meu chamado tanto oferecendo essa ausência pelas mulheres casadas que não tem filhos, quanto pelas crianças que não tem mãe. Pelos nascituros.
Vivo essa ausência, na Presença de Deus e da Missão. Aprendendo a ser materna. Não como quem quer suprir uma carência humana, mas como quem tem Jesus como seu Esposo e quer estar onde Ele está. Como quem quer amar Seus filhos como Ele mesmo ama, mesmo que eu os ame imperfeitamente.
Há uma oferta na vida de solteira (o) que somente nós solteiros e solteiras podemos dar a Deus. E porque fiz questão de expô-la a você? Porque também somos Profecia e resposta aos homens e mulheres deste tempo.
Não permita que as mentalidades do mundo te roubem de o ser. Não permita que a ausência que você vive seja estéril.
Acolha e tenha coragem de viver essa oferta sendo um Homem e uma Mulher segundo o coração de Deus.
Você é inteiro e inteira na medida em que totalmente se entrega a Deus.
Um P.S: E se você ainda não teve coragem para discernir sobre o celibato ou sacerdócio te convido a fazê-lo. Se for a Vontade de Deus para sua vida, você só estará perdendo tempo de viver uma Bela História de Amor. E se não o for Bendito seja Deus, porque você se sentirá livre para viver o que Deus te chama a viver.
Deus nos abençoe e nos sustente até o fim!!
Que lindo, me esclareceu algumas dúvidas , pois Deus me deu a maternidade, mas mostrou que não teria o matrimônio, passei pelo julgamento humano mas sobrevivi. Deus me deu o dinheiro de amar filhos dos outros, e de ser luz para os homens, mesmo sem ser esposa de nenhum deles. Obrigada, 🌷
Esse testemunho de vida e muito lindo deixa tudo e seguir a Deus e fazer a vontade de Deus na sua vida.
Obrigada por seu testemunho 🙌 Que Maria Sant ilumine seus passos
Um testemunho incrível