Acordar, rezar, tomar café da manhã e ir trabalhar? Não, para mim o dia começa antes. Começa na noite, se esforçando para dormir cedo, para no outro dia acordar bem disposta. Vou percebendo no concreto da rotina que todo relacionamento se faz de pequenas escolhas e pequenos sacrifícios diários. E um relacionamento com Deus não seria diferente.
A cada instante do nosso dia nos deparamos com escolhas, que fortalecem ou não o nosso ser missionário. Escolher assistir mais um episódio da série, ou desligar o notebook e ir deitar. Ou ainda escolher dormir mais tarde preparando a formação do grupo. Escolher evangelizar aquela pessoa ou deixar para amanhã. Escolher fazer a comunhão de bens ou deixá-la guardada.
O que faz de alguém um missionário é a docilidade de se reconhecer dependente de Deus. Tomando posse na vida de que “Ele sabe o que é melhor para mim”. Renunciando ao sono, cansaço, orgulho, renunciando aos “dias ruins” para viver a rotina da contemplação que não me prende, mas me surpreende. Das alegrias de ser missionária e lutar por uma “rotina de oração”, com certeza a maior é a de ser surpreendida por Ele.
É no “comum” que o sobrenatural se manifesta nas nossas vidas. Quantas vezes caminhamos cansados para “mais uma Missa” e voltamos mais que revigorados, felizes porque recebemos o alimento que nos sacia? Quantas vezes vamos fadigados para a célula na sexta, mas ao reencontrar os irmãos uma imensa alegria nos preenche?
Não é o que fazemos, nem o que perdemos, é o sentido que damos que importa. Se O temos como sentido, então valerão a pena, as poucas horas de sono, a renúncia de coisas lícitas que não nos convém, os esforços para amar e se doar mais na missão, a luta pela oração diária e até mesmos os sacrifícios.
Ser missionário é viver a loucura de todos os dias e abraçar com amor a cruz que Deus nos deu.
Vocacional aberto 2022
“Se arde em seu coração o Carisma Shalom, este é o seu caminho para Deus e para a santidade. Não tenha medo de ofertar tua vida a Cristo, pela Igreja, pelos jovens e por todos os homens” Moysés Azevedo.
O Vocacional Shalom é a via para aqueles que desejam descobrir a sua vocação e aprofundar a experiência com Cristo Ressuscitado que passou pela Cruz. O caminho vocacional tem duração mínima de um ano. Através de encontros mensais em nossas casas de missão, cada vocacionado é acompanhado mensalmente por um membro da Comunidade que irá ajudá-lo, à luz da Vontade de Deus, a discernir a própria vocação.
Neste itinerário, o primeiro passo é participar do Vocacional Aberto, na Missão mais próxima de você ou caso não tenha alguma Obra que irá realizar este encontro, você pode fazer on-line, pelo Canal do Youtube comshalom e iniciar o processo vocacional no formato à distância.
Não tenha medo de fazer a vontade de Deus, no tempo do vocacional é momento de se deixar moldar pelo Espírito Santo que deseja inflamar em seu coração o desejo e o ardor missionário.
>>Veja os locais e datas do Vocacional Aberto
Socorrinha Mouta