Formação

A paz esteja convosco!

comshalom

<!– /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";}h1 {mso-style-next:Normal; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; text-align:justify; text-indent:35.45pt; mso-pagination:widow-orphan; page-break-after:avoid; mso-outline-level:1; font-size:12.0pt; mso-bidi-font-size:10.0pt; font-family:Arial; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-font-kerning:0pt; mso-bidi-font-weight:normal;}@page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;}div.Section1 {page:Section1;}–>

<!– /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";}p.MsoBodyText, li.MsoBodyText, div.MsoBodyText {margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; text-align:justify; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";}@page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;}div.Section1 {page:Section1;}–>

<!– /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";}@page Section1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;}div.Section1 {page:Section1;}–>

José Ricardo F. Bezerra.

 

Antes de iniciar, vamos orar pedindo o auxílio do EspíritoSanto, ele que inspirou os autores sagrados, possa infundir nos nossos coraçõesa Verdade plena para que a Palavra produza frutos no nosso dia a dia: “Ó vindeEspírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, acendei neles o fogo dovosso amor, enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado e renovareis aface da terra”. Oremos: “Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéiscom a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisassegundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhornosso. Amém”.

Os leitores desta seção sabem que o método da “LectioDivina” consiste em quatro passos para uma leitura orante da Bíblia: leitura,meditação, oração e contemplação. O Catecismo da Igreja cita o monge Guigo, oCartuxo, que resume: “Procurai pela leitura, e encontrareis meditando; bateiorando, e vos será aberto pela contemplação”. (cf. Cat 2654). 

Tomemos neste mês o Evangelho da ressurreição de Jesus, queestá em Jo 20,19-29. Leia-o à meia voz, para melhor fixá-lo.

Se você não tomou e leu na sua Bíblia provavelmente você nãoaproveitará todas as graças que o Senhor tem para sua vida. Então, vamos lá,coragem, pare sua leitura da revista e tome a Palavra de Deus.

As primeiras palavras de Jesus ressuscitado aos discípulosreunidos são: “A paz esteja convosco!”, “Shalom!” São palavras de grandeconsolo para os apóstolos que estavam trancados com medo dos judeus, comoressalta o texto. A paz, o shalom na língua de Jesus, era mais que umasaudação. Significava todos os bens trazidos pelo Messias: a saúde corporal, afelicidade perfeita e a salvação. Esta paz, Jesus já havia dado ao dizer: “Euvos deixo a paz, Eu vos dou a minha paz. Não vo-la dou como o mundo dá. Não seperturbe nem se intimide o vosso coração” (Jo 14,27). A paz que ele dá não écomo a do mundo. É uma paz que ninguémpode tirar e por isso não há por que se perturbar. Confirmando a paz dada, suaaparição consola e reanima os discípulos. Ao morrer na cruz Jesus consumara suaobra (cf. Jo 19,30). Portanto, ao ressuscitar, não precisava ensinar mais nada.Também para nós, discípulos do século XXI, Jesus continua dando sua paz. Paratermos coragem para anunciá-lo, precisamos da sua paz. É para isso que ele nosdá a paz. Para dizer aos homens e mulheres do nosso tempo que Ele está vivo e éa nossa Paz! (cf. Ef 2,14). Jesus é o Shalom, a Paz que Deus dá ao mundo.

Oremos sobre isto. Escute o Senhor lhe dando a paz. Louve-o e agradeça-o portodo o bem que é a paz de Jesus. Diante das dificuldades e tribulações da vida,sinta a diferença que é receber a paz de Jesus.

Retome a leitura do texto. Na primeira vez, Tomé não estavacom os dez e não acreditou. Oito dias depois, Jesus aparece novamente e chamaTomé. “Põe teu dedo aqui e vê minhas mãos! Estende tua mão e põe-na no meu ladoe não sejas incrédulo, mas crê!” (v. 27). Que espanto o de Tomé! Será que eleainda teve coragem de tocar o Senhor? O texto não afirma e fica a seu critério.Ele consegue apenas dizer: “Meu Senhor e meu Deus!”. E Jesus conclui com umaconfortadora bem-aventurança que se estende até os dias de hoje: “Porque meviste, creste. Felizes os que não viram e creram” (v. 28).

Mais uma vez, façamos uma oração de louvor e agradecimento aoSenhor porque ele é bom e sua misericórdia se estende de geração em geração. Tome oSalmo 118(117) ou o Magnificat e ore com eles. Alegre-se com Maria e toda aIgreja pela ressurreição de Jesus, a vitória definitiva sobre a morte! Deixe-seconduzir pelo Espírito Santo contemplando a obra maravilhosa de Deus. Fique emoração o tempo que puder, em diálogo amoroso com o teu Senhor.

Por fim sugerimos anotar em seu caderno de oração, as graçasrecebidas através desta Lectio para que nada se perca.

 

Até o próximo mês! Shalom!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.