É fácil definir o que é ALEGRIA? Na minha opinião, não! Tá, você pode até estar certo em me dizer que é fácil identificar uma pessoa alegre, mas para mim, a verdadeira alegria deve partir do coração, e não apenas de um sorriso. Digo isso porque há muitas pessoas que demonstram estar muito bem, e conseguem até mesmo estampar um longo e largo sorriso no rosto, mas por dentro estão passando por tantas situações difíceis que nem mesmo um sorriso consegue esconder.
Podemos até dizer que poucos possuem essa grande capacidade de resiliência, onde através do sorriso buscam superar obstáculos e barreiras psicológicas ou emocionais. Por isso, nem todo aquele que sorri está alegre…
Leia também| Há diferença entre alegria e felicidade
Mas aqui quero fazer uma diferença entre “estar” e “ser”, e isso é fundamentalmente importante. Estar alegre é ter momentos felizes. É dar aquela gargalhada quando reunido com vários amigos! É lançar um “Bom dia!” ao passar pelo padeiro ou pela vizinha! É viajar para aquele lugar dos sonhos, e ainda registrar muitos momentos, porque afinal, visitar esses lugares sem tirar aquela foto não faz muito sentido, não é? Isso é estar alegre! É estar feliz!
Agora, o que é afinal SER alegre? Ser alegre é assumir uma postura de confiança absoluta em Deus, é fixar o olhar em Jesus, segurar a Sua mão e nunca mais soltar, apesar de tudo que venha a acontecer. Esse final é muito importante: apesar de tudo!
Mesmo que momentos trágicos apareçam, mesmo que sinta muita dor, mesmo que o sofrimento passe vagarosamente pela vida, a pessoa realmente alegre se determina a não permitir que nada disso lhe roube a paz que só o próprio Deus pode lhe dar! É ter aquela certeza de que, de fato, tudo nessa vida passa –como nos afirma Santa Teresa de Jesus – e SÓ DEUS BASTA! Pronto, isso é ser feliz! Isso é ter uma alegria que não passa!
Claro que passar por isso tudo não é nada fácil! Mas quando nós temos uma verdadeira intimidade com Deus, é exatamente isso que nós acreditamos. E não só acreditamos, mas vivenciamos. Quando confiamos Nele, reconhecemos que todas as coisas dessa vida são passageiras. Elas podem até nos trazer momentos de intensa e profunda alegria, mas sem sombra de dúvida, elas passam… Sim, eu tive muitos momentos assim! Quando ingressei na Comunidade Shalom, por exemplo! Ah, quando passei na faculdade… E claro, como esquecer daquele instante em que recebi o chamado de Deus ao Celibato? Nossa, é impossível descrever todos esses momentos! E eu poderia citar muitos outros aqui, mas me detenho nesses que foram, de certa forma, mais marcantes.
É possível viver a alegria aqui, mas ela é apenas uma “amostra grátis” daquilo que todos nós poderemos viver um dia no Céu! Por isso, podemos até aproveitar bem todos esses momentos, mas jamais devemos nos esquecer de que existe reservado para cada um de nós uma alegria que não passa! Todos podemos conquistá-la! É preciso determinação! Então, quer um conselho meu? Viva intensamente todos os momentos bons que a vida te proporcionar, e busque ser resiliente quando as coisas não forem como você imaginar. Mas em tudo isso, jamais se esqueça de Deus, pois somente Nele encontramos o verdadeiro Caminho, a Vida eterna, a Felicidade plena e a perfeita Alegria!
Anderson Pereira dos Santos
Renascer 2023
Participe do retiro de carnaval promovido pela Comunidade Católica Shalom e viva a alegria que não acaba na Quarta-Feira de Cinzas! Procure a Missão Shalom mais perto de você ou participe on-line, caso não consiga participar o evento presencialmente.
Data: 19 a 21 de fevereiro
Onde: Canal da Comunidade Católica Shalom no YouTube
Confira a lista dos locais que irão promover o Renascer presencialmente