Você já parou para pensar que todas as vezes que uma nova etapa ou algo novo está para acontecer na vida de alguém isso exige uma preparação? Imaginemos um estudante que espera pelo dia do vestibular sem estudar ou um médico que vai realizar uma cirurgia inovadora em um paciente e que não se preparou para isso. Seriam, no mínimo, situações desastrosas!
E com a nossa vida espiritual não é diferente, aliás, é algo infinitamente mais importante do que tudo o mais que possamos imaginar. Desse modo, a vida cristã é uma constante preparação: os Sacramentos, a Palavra de Deus, a oração, o rosário e até as atividades mais comezinhas vividas de forma coerente com a vocação própria de cada um preparam-nos para a vida eterna.
Leia também| Comunidade Shalom lança Retiro do Advento 2022
A Igreja e sua liturgia, assim, refletem essa realidade e são canais dessa constante preparação da vida cristã, sobretudo nos tempos do Advento e da Quaresma, que precedem os dois maiores mistérios da nossa fé, que são o Natal e a Páscoa.
Tempo litúrgico
O Advento e a Quaresma, portanto, são tempos especiais de preparação, nos quais o Senhor nos convida, respectivamente, à espera feliz pelo Cristo que vem ao mundo em Seu Natal e à espera penitente pelo mistério central da nossa fé, que consiste na Paixão, morte e Ressurreição de Jesus.
De modo particular, o mês de Novembro marca o encerramento de cada ano litúrgico, com a Festa de Cristo Rei do Universo, e inicia um novo ano com o primeiro domingo do Advento. Por isso, o Advento é um tempo propício para cultivar a esperança da conversão em nossos corações, por se tratar de um convite divino ao recomeço, a um novo ponto de partida. É Jesus, o Príncipe da Paz, que vai chegar pobre e humilde, como uma pequena criança, talvez tão pequena quanto a nossa fé, e que vai crescendo em estatura, sabedoria e graça, como nós também somos chamados a crescer em fé, esperança e caridade.
Portanto, embora tantas coisas exteriores queiram ofuscar esse tempo tão importante de espera, abaixamento, conversão e esperança, que é o Advento, precisamos aproveitar as inúmeras graças que Deus deseja realizar em nossas vidas em prol da nossa conversão, no desejo de começar um novo ano litúrgico cheio de esperança e fé nas promessas de eternidade do Senhor para nós.
Dicas
E como dica especial para essa preparação, oferecemos o Retiro de Advento da Comunidade Shalom. Trata-se de um itinerário de 29 dias de oração, com reflexões sobre as Sagradas Escrituras, inspirado nas palavras dos reis magos em Mt 2,2: “Onde está o Rei? Viemos adorá-lo”. Para saber mais sobre esse retiro, acesse nossa página especial de Advento Shalom 2022 [CLIQUE AQUI].