Logo após o voluntariado na JMJ 2019, nós, primeiros missionários da Comunidade Shalom na América Central, nos sentimos muito abençoados e animados para começar uma nova missão no Panamá: o istmo que liga as Américas tem um lugar para a vocação Shalom.
A vocação Shalom é algo incomum para os jovens daqui: eles nunca viram jovens missionários que consagram suas vidas à Igreja. Isso chama a atenção deles, e muitos deles se sentem muito atraídos por seguir esse caminho.
A fé tem um rosto muito alegre e acolhedor no Panamá, a maioria de sua população é católica, e aqueles que não o são, são muito abertos para ouvir e falar.
Desde o início, sentimo-nos amados e acolhidos nesta terra. A simplicidade e a generosidade dos pobres e dos ricos sempre nos tocou e também foi para nós apelo e impulso para evangelizar e servir.
Shalom é uma profecia e uma resposta para a vida de muitos no Panamá. Nós não sabemos como e quando daremos início aos grupos de oração, ou quando o centro de evangelização abrirá: esperamos que seja muito em breve. No entanto, continuamos a trabalhar para comunicar a plenitude de paz e alegria em nossa vida diária para aqueles que encontramos, os jovens e as pessoas com as quais já estamos em contato. Inspirados por Santa Teresa de Lisieux, esperamos na providência de Deus, sabendo que “eu tenho apenas hoje para te amar, Jesus”.
Para saber mais sobre a Comunidade Shalom no Panamá, você pode nos seguir no Instagram: shalompanama
Bárbara Melo