Olá, me chamo Álvaro Lucas, tenho 27 anos e sou consagrado da Comunidade Católica Shalom como Comunidade de Aliança. Estive em missão como Aliança missionária nos anos de 2021 e 2022 e queria contar um pouco como foi esse processo de largar tudo, deixar as seguranças e seguir e me abandonar na providência Divina. Em 2019, após uma pregação sobre a Revista Escuta do ano anterior, senti muito forte um chamado ao que era pregado: Um novo envio com Maria e o Espírito Santo.
Lembro-me que enquanto ouvia aquela pregação, meu coração se aquecia por este envio e ao mesmo tempo me vinha uma série de contradições e questionamentos internos sobre como tudo seria, sobre o que eu teria que deixar, sobre planos e projetos. Depois de um retiro pessoal o Senhor confirmava o chamado dEle pra minha vida e levei para as autoridades.
O processo de discernimento foi um pouco demorado, pois em 2020 fomos surpreendidos pela pandemia e tivemos que nos manter reclusos, mas mesmo assim o Senhor insistia no chamado em ir em missão e realmente me abandonar em meio a tudo isso. No mesmo ano saiu o discernimento de que eu seria enviado para Santo André – SP. Foi tudo novo para mim, desde sair de casa pela primeira vez, até também voar de avião. Desde o princípio o Senhor vinha preparando grandes coisas nesta missão.
Os primeiros meses em missão foram bem desafiantes, não somente do novo que eu vivia, mas também por causa da situação que todos passávamos. Igrejas fechadas, reclusão, sem convívio social… Como eu iria evangelizar um povo a qual fui enviado sem poder sequer sair nas ruas? (Eu me perguntava.) Mas se mantinha sempre constante em meu coração a Voz do Senhor me pedindo o abandono, a confiança.
Ao longo destes quase dois anos pude colher grandes graças, grandes ensinamentos, pude experimentar concretamente sobre aqueles 100 vezes mais que o Senhor nos promete no Evangelho. Também tive várias experiências com os irmãos de rua nas nossas ações que fazíamos, experiências no serviço a Igreja e tantas outras.
Olhando para tudo que vivi vejo que mais do que me tirar da minha casa, da minha família, o Senhor queria me tirar de mim, me tirar do meu comodismo e me fazer fixar os olhos nEle, que é o essencial da minha vida. Shalom!
Álvaro Lucas,
Consagrado na Comunidade de Aliança Shalom
Muito feliz por ver a obra de Deus na vida do meu irmão. Que alegria, Deus fiel! ☺️