Formação

A rica personalidade de Paulo Apóstolo

comshalom

<!– /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";}@page Section1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;}div.Section1 {page:Section1;}–>

 Dom Orlando Brandes

Uma personalidade rica:Cresceu na cidade. Conhecia as línguas mais importantes: grego,hebraico, aramaico. Freqüentou a escola de Tarso e depois estudou aBíblia em Jerusalém. Tinha o privilégio de ser “cidadão romano”. Sabiaa Bíblia (Antigo Testamento) de cor. Era um judeu praticante e rígido.Foi influenciado pela espiritualidade judaica, mais precisamente omisticismo dos essênios (espiritualistas, moralizantes, rigorosos) etambém pela esperança apocalíptica. Por outro lado Paulo conheceu bem afilosofia grega, especialmente, os estóicos que eram rigoristas.

Depois da conversão, Paulo aprofunda seu lado místico e teológico,tem o dom de escrever bem e se revela um grande missionário e formadorde comunidades. Ele evangeliza nas grandes cidades: Antioquia, Atenas,Corinto, Filipos, Tessalônica, Galácia, Damasco, Jerusalém, Tarso,Éfeso, Cesáreia Marítima, Roma. É um evangelizador urbano, enfrentagrandes cidades e mais do que isso, enfrenta o judaísmo e o paganismopara implantar o cristianismo.

Paulo é diferente dos outros apóstolosporque ele não pertenceu ao grupo dos Doze. Por isso, ele diz que é omenor, o último dos apóstolos, como um abortivo. Ele atesta: “Eu vi oSenhor” (I Cor 9,1). Paulo amado e escolhido por Deus para evangelizar,é agraciado com aparições, revelações e a iluminação do Espírito Santo.É “instrumento escolhido” por Deus (At. 9, 15). Tantos são os prodígiosda graça na vida de Paulo que ele diz: “Sou o que sou pela graça deDeus” (I Cor 15, 10). Muitas coisas mudaram na vida de Paulo: do campopara a cidade; do mundo judaico para o mundo grego; da vida tranqüilapara a de perseguidor; de judeu rigorista e zeloso para discípuloapaixonado por Jesus e sua Igreja; de teólogo místico para apóstolo emissionário itinerante.

Paulo foi em sua vida:estudante, perseguidor dos cristãos, convertido, místico, teólogo,escritor, missionário, formador de comunidades, pastor, operário, homemurbano e cosmopolita, itinerante, pregador de grandes centros,prisioneiro, homem das lágrimas e da cruz, catequista, estrategista,apóstolo dos gentios, celibatário, homem de oração, mártir, santo.

Homem polivalente,que sabia equilibrar vontade e ação, exigência e ternura, oração etrabalho, inteligência e afeto, energia e calor humano, cruz e alegria,estudo e prática pastoral, correção e consolação, mão firme e coraçãode mãe, profecia e paternidade, defesa de si e confissão das fraquezas,sabedoria e consciência das limitações.

Doutor da graça,homem do mistério, herói, gigante na fé; atleta que corre, ataca,defende; na prisão canta os salmos, escreve cartas e evangeliza. Nuncaestá sozinho. Têm secretários, colaboradores e anda em equipe (Barnabé,Silas, Timóteo, Lucas, Tito, Tíquico, Silvano). Várias mulheres sãomencionadas nas comunidades paulinas: Febe (diaconisa) Prisca, Maria,Junias, Trifena e Trifosa, Pérside, Cloé. Em síntese, temos um PauloMístico, Paulo Missionário, Paulo Pregador, Paulo Mártir, Paulo pai emãe da comunidade.

Paulo judeu:circuncidado ao 8º dia da raça de Israel, da tribo de Benjamim; hebreu,filho de hebreus, fariseu, irrepreensível segundo a lei (Fl. 3, 5).Extremamente zeloso, em excesso perseguia a Igreja, avantaja-se nojudaísmo (Gl. 1, 13-14). Blasfemo, perseguidor,injuriador, (I Tim. 1, 13). Perseguia até a morte a Igreja, prendia oscristãos, encarcerava-os (At. 22, 4). Acreditava que devia fazer amaior oposição ao nome de Jesus de Nazaré, encerrando muitos cristãosnos cárceres e aprovando sua condenação (At. 26, 9-11). Perseguia,maltratava a Igreja, obrigava os cristãos a blasfemar, enfurecido, osperseguia até no estrangeiro (At. 26, 11).

Paulo grego:estudado, cosmopolita, urbano, filósofo, cidadão romano, influenciadopelo estoicismo, conhecedor do grego, hebraico, aramaico, rigorista,austero, de cultura urbana (fala sobre estádios, jogos, coroa, alvo,premio, combate, direção certa).

Paulo cristão: convertido, discípulo, apaixonado por Jesus,


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.