A imagem de um jovem cadeirante erguido por um grupo de peregrinos, durante a passagem do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, foi um dos registros mais compartilhados nas redes sociais. Essa foto expressa algo muito belo que diz respeito à união da comunidade que favorece o encontro com Deus e com os outros. Contudo, vale destacar que essa não foi a primeira vez que algo assim aconteceu. Na JMJ do Panamá houve também um registro que ganhou bastante destaques por se tratar de algo semelhante.
A foto mais recente, da JMJ Lisboa 2023, foi compartilhada nas redes sociais pelo padre Omar Sánchez Portillo, conhecido devido ao trabalho solidário que realiza no Peru. Ele considera que a imagem é capaz de “refletir o que é a Igreja”. Na foto, é possível ver um brasileiro em cadeira de rodas, levantado por outros rapazes na vigília que o Papa Francisco celebrou no Campo da Graça, no Parque Tejo. O encontro contou com a presença de 1,5 milhões de peregrinos.
Já na foto da JMJ do Panamá em 2019, está o jovem cadeirante Lucas Olmedo, que na época tinha 17 anos. Ele participa da Paróquia Imaculada Conceição “de La Chorrera”, na cidade do Panamá. No momento em que o Santo Padre se aproximou dele, seus amigos o ergueram para que pudesse ver o Papa. Na foto, é possível ver o Papa sorrindo para Lucas e dando-lhe a bênção. Esse momento com certeza ficou eternizado no coração dos peregrinos. Diante da multidão que via o Papa passar no papamóvel, um jovem em uma cadeira de rodas foi erguido por seus amigos e para receber a bênção do Pontífice.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Leia também | JMJ Lisboa 2023 ganha revista digital com fotos de momentos marcantes