Formação

A Verdadeira Paz

comshalom

Glória a Deus nas alturas e paz na Terra aos homens de boa vontade (Lc 2,14).

Eu quero desejar que a graça e paz de Deus, nosso Pai estejam com você neste ano novo. (cf. Cl 1, 2)

Ter paz para ser feliz é um desejo universal plantado por Deus no coração do homem. Quem não deseja viver em paz?

Jesus, o Príncipe da Paz, nasceu na manjedoura para nos trazer a verdadeira paz. Não a paz que o mundo nos oferece, de uma estabilidade financeira, de poder… Esta paz é tão passageira quanto são perecíveis os bens.

Com a encarnação Jesus nos trouxe a Salvação, ou seja, nós fomos reconciliados com Deus. A primeira e grande paz de que o homem necessita é justamente esta: boas relações com Deus, relações filiais de amor, de amizade. Da paz com Deus, do fato de se sentirem todos filhos seus, objetos de seu amor, vem a paz entre os homens. E não a paz supersticiosa desejada por quem veste branco na passagem de ano, o que chega a ofender a Deus. Diz Frei Gabriel de Sta M. Madalena, OCD.

Como estão suas relações com Deus? Você tem rezado? Tem procurado fazer a vontade de Deus em sua vida?
Como está seu relacionamento com os seus familiares e com todas as pessoas que te cercam?

Sem amar a Jesus, fica muito difícil ter e ser instrumento de paz para os irmãos. Por isso, um grande homem de Deus disse:

A paz entre os homens nasce da glória que estes dão a Deus; a glória de Deus é a única verdadeira paz dos homens. Pondo-nos de joelhos ante o Deus feito homem entre os homens, praticamos o ato mais direto, construtivo e criativo da fraternidade humana (Suenens).

Quando damos glória a Deus reconhecemos que Ele é a nossa paz e nos colocamos em atitude de escuta para sabermos construir a paz neste mundo. Se paz ainda não foi estabelecida plenamente aqui é porque não temos dado ouvidos a vontade de Deus para nós. Ouça o que te diz o Senhor:

Ah! Se tivesses atentado as minhas ordens, tua paz seria como um rio, e tua justiça como as ondas do mar, tua descendência seria como areia, jamais o seu nome seria, de diante de mim, nem cortado, nem extirpado (Is 48, 18-19).

A paz é conseqüência dos nossos atos. A paz no mundo depende da paz que há no coração de cada pessoa individualmente.

Santa Teresa DÁvila dizia: A paz santa consiste em conformar-nos em tudo com a vontade de Deus, de maneira que, entre Deus e a alma, não haja divisão e só reine entre eles uma única vontade, não em palavras e desejos, mas em obras.

Isto é ser homem e mulher de boa vontade. Se você quer viver feliz e em paz neste próximo ano, determine-se em fazer a vontade de Deus. Não imponha seus planos para Senhor, mas deixe que os planos de Deus a seu respeito se cumpram com e assim você será muito feliz.

Rezemos com as palavras de Santa Catarina de Sena:

Ó Eterna Divindade! Confesso e não nego que sois um mar pacífico, onde se delicia e se alimenta a alma que descansa em vós afetuosamente, por amor e em união de amor, conformando minha vontade com vossa altíssima e eterna vontade, que só deseja a nossa santificação. Por isso a alma que nesta verdade medita despoja-se de sua vontade e se reveste da vossa?.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.