Formação

A virgindade perpétua de Nossa Senhora, mãe de Jesus Cristo

O Catecismo da Igreja Católica dedica significativas exposições buscando esclarecer e orientar os fiéis sobre as questões de fé acerca de Nossa Senhora. Dentre elas, a sua virgindade perpétua:

comshalom
Nele, o artista representa a cena bíblica em que a Virgem Maria segura em seus braços Cristo – seu filho – já sem vida. Esse tema cristão é chamado de Pietà, que em italiano significa “piedade”.

“Desde as primeiras formulações da fé, a Igreja confessou que Jesus foi concebido unicamente pelo poder do Espírito Santo no seio da Virgem Maria, afirmando igualmente o aspecto corporal deste acontecimento: Jesus foi concebido do Espírito Santo, sem sémen [de homem]. Os Santos Padres vêem, na conceição virginal, o sinal de que foi verdadeiramente o Filho de Deus que veio ao mundo numa humanidade como a nossa” (CIC 496).

Entre os grandes defensores dessa doutrina, que é um dogma da Igreja desde o ano 649, estão Santo Inácio de Antioquia e Santo Agostinho de Hipona. Segundo esses mestres da fé, a perfeita e perpétua virgindade de Nossa Senhora é um privilégio em honra à Mãe e à dignidade do Filho. 

Inácio, em seus escritos, muito se empenhou afirmando que: “Maria concebeu Cristo, virgem; deu-O à luz virgem; e virgem permaneceu”. A resposta para essa questão, no entanto, torna-se um grande desafio se temos a consciência de que a virgindade dela não é simplesmente um estado ou privilégio, mas um mistério que abrange o mistério do próprio Jesus Cristo. Não significa apenas o estado virginal da Mãe do Senhor, mas também, e principalmente, a concepção de Jesus em seu seio. Por isso, a pureza de Maria pertence ao mistério de Cristo. 

A esse respeito, Santo Inácio de Antioquia nos ensina: “A virgindade foi o modo pelo qual Maria pertenceu a Cristo”. Ademais, o evangelista Mateus fez questão de fazer uma declaração sobre a índole e o caráter de São José: ele era justo (cf. Mt 1,19). Sendo um judeu tão temente a Deus, seria o primeiro a não tocar em Maria conjugalmente, após saber que seu ventre foi instrumento de algo tão sobrenatural: a encarnação e gestação do Filho de Deus. O parto virginal e a virgindade perpétua de Maria são sinais da sua consagração total a Deus, de seu serviço sincero a Ele e de um abandono total à Sua vontade. 

Então, como podemos ver, apoiados nas Escrituras e na Tradição, é bem mais razoável crer na virgindade perpétua da Mãe do salvador, do que o contrário. Ademais, sendo um dogma da fé, jamais poderíamos duvidar de que a Mãe de Deus permaneceu virgem antes, durante e depois do parto, como assim nos ensina santamente a doutrina católica.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.