Formação

A vocação de todos à Santidade na Igreja

comshalom

Proémio: chamamento universal à santidade

 39. A nossa fé crê que a Igreja, cujo mistério o sagradoConcílio expõe, é indefectivelmente santa. Com efeito, Cristo, Filho de Deus,que é com o Pai e o Espírito ao único Santo» (120), amou a Igreja como esposa,entregou-Se por ela, para a santificar (cfr. Ef. 5, 25-26) e uniu-a a Si comoSeu corpo, cumulando-a com o dom do Espírito Santo, para glória de. Deus. Porisso, todos na Igreja, quer pertençam à Hierarquia quer por ela sejampastoreados, são chamados à santidade, segundo a palavra do Apóstolo: «esta é avontade de Deus, a vossa santificação» (1 Tess. 4,3; cfr. Ef. 1,4). Estasantidade da Igreja incessantemente se manifesta, e deve manifestar-se, nosfrutos da graça que o Espírito Santo produz nos fiéis; exprime-se de muitasmaneiras em cada um daqueles que, no seu estado de vida, tendem à perfeição dacaridade, com edificação do próximo; aparece dum modo especial na prática dosconselhos chamados evangélicos. A prática destes conselhos, abraçada sob amoção do Espírito Santo por muitos cristãos, quer privadamente quer nascondições ou estados aprovados pela Igreja, leva e deve levar ao mundo um admiráveltestemunho e exemplo desta santidade.

 Jesus, mestre e modelo

 40. Jesus, mestre e modelo divino de toda a perfeição,pregou a santidade de vida, de que Ele é autor e consumador, a todos e a cadaum dos seus discípulos, de qualquer condição: «sede perfeitos como vosso Paiceleste é perfeito» (Mt. 5,48) (121). A todos enviou o Espírito Santo, que osmove interiormente a amarem a Deus com todo o coração, com toda a alma, comtodo o espírito e com todas as forças (cfr. Mc. 12,30) e a amarem-se uns aosoutros como Cristo os amou (cfr. Jo. 13,34; 15,12). Os seguidores de Cristo,chamados por Deus e justificados no Senhor Jesus, não por merecimento própriomas pela vontade e graça de Deus, são feitos, pelo Baptismo da fé,verdadeiramente filhos e participantes da natureza divina e, por conseguinte,realmente santos. É necessário, portanto, que, com o auxílio divino, conserveme aperfeiçoem, vivendo-a, esta santidade que receberam. O Apóstolo admoesta-osa que vivam acorro convém a santos» (Ef. 5,3), acorro eleitos e amados de Deus,se revistam de entranhas de misericórdia, benignidade, humildade, mansidão epaciência» (Col. 3,12) e alcancem os frutos do Espírito para a santificação(cfr. Gál. 5,22; Rom. 6,22). E porque todos cometemos faltas em muitas ocasiões(Tg. 3,2), precisamos constantemente. da misericórdia de Deus e todos os diasdevemos orar: «perdoai-nos as nossas ofensas» (Mt. 6,12) (122). É, pois, claroa todos, que os cristãos de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitudeda vida cristã e à perfeição da caridade (123). Na própria sociedade terrena,esta santidade promove um modo de vida mais humano. Para alcançar estaperfeição, empreguem os fiéis as forças recebidas segundo a medida em que as dáCristo, a fim de que, seguindo as Suas pisadas e conformados à Sua imagem,obedecendo em tudo à vontade de Deus, se consagrem com toda a alma à glória doSenhor e ao serviço do próximo. Assim crescerá em frutos abundantes a santidadedo Povo de Deus, como patentemente se manifesta na história da Igreja, com avida de tantos santos.

 A santidade nos diversos estados

 41. Nos vários géneros e ocupações da vida, é sempre a mesmaa santidade que é cultivada por aqueles que são conduzidos pelo Espírito deDeus e, obedientes à voz do Pai, adorando em espírito e verdade a Deus Pai,seguem a Cristo pobre, humilde, e levando a cruz, a fim de merecerem serparticipantes da Sua glória. Cada um, segundo os próprios dons e funções, deveprogredir sem desfalecimentos pelo caminho da fé viva, que estimula a esperançae que actua pela caridade.

 Em primeiro lugar, os pastores do rebanho de Cristo, àsemelhança do sumo e eterno sacerdote, pastor e bispo das nossas almas,desempenhem o próprio ministério santamente e com alegria, com humildade efortaleza; assim cumprido, também para eles será o seu ministério um sublimemeio de santificação. Escolhidos para a plenitude do sacerdócio, receberam agraça sacramental para que, orando, sacrificando e pregando, com toda a espéciede cuidados e serviços episcopais, realizem a tarefa perfeita da caridadepastoral (124), sem hesitarem em oferecer a vida pelas ovelhas e, feitosmodelos do rebanho (cfr. 1 Ped. 5,3), suscitem na Igreja, também com o seuexemplo, uma santidade cada vez maior.

 Os presbíteros, à semelhança da ordem dos Bispos, de que sãoa coroa espiritual (125), já que participam das suas funções por graça deCristo, eterno e único mediador, cresçam no amor de Deus e do próximo com oexercício do seu dever quotidiano; guardem o vínculo da unidade sacerdotal,abundem em toda a espécie de bens espirituais e dêem a todos vivo testemunho deDeus (126), tornando-se émulos daqueles sacerdotes que no decorrer dos séculos,em serviço muitas vezes humilde e escondido, nos deixaram magnífico exemplo desantidade. O seu louvor persevera na Igreja. Orando e oferecendo o sacrifíciopelo próprio rebanho e por todo o Povo de Deus, conforme é seu ofício,conscientes do que fazem e imitando as realidades com que lidam (127), longe deserem impedidos pelos cuidados, perigos e tribulações do apostolado, devemantes por eles elevar-se a uma santidade mais alta, alimentando e afervorando asua acção com a abundância da contemplação, para alegria de toda a Igreja deDeus. Todos os presbíteros, e especialmente aqueles que por título particularda sua ordenação são chamados sacerdotes diocesanos, lembrem-se de quantoajudam para a sua santificação a união fiel e a cooperação generosa com opróprio Bispo.

 Na missão de graça do sumo sacerdote, participam também demodo peculiar os ministros de ordem inferior, e sobretudo os diáconos; servindonos mistérios de Cristo e da Igreja (128), devem conservar-se puros de todo ovício, agradar a Deus, atender a toda a espécie de boas obras diante dos homens(cfr. 1 Tim. 3, 8-10. 12-13). Os clérigos que, chamados pelo Senhor e separadosa fim de ter parte com Ele, se preparam sob a vigilância dos pastores paradesempenhar os ofícios de ministros, procurem conformar o coração e o espíritocom tão magnífica eleição, sendo assíduos na oração e fervorosos no amor,ocupando o pensamento com tudo o que é verdadeiro, justo e de boa reputação,fazendo tudo para glória é honra de Deus. Destes se aproximam aqueles leigos,que, escolhidos por Deus, são chamados pelos Bispos para se consagraremtotalmente às actividades apostólicas e com muito fruto trabalham no campo doSenhor (129).

 Os esposos e pais cristãos devem, seguindo o seu caminhopeculiar, amparar-se mutuamente na graça, com amor fiel, durante a vidainteira, e imbuir com a doutrina cristã e as virtudes evangélicas a prole queamorosamente receberam de Deus. Dão assim a todos exemplo de amor incansável egeneroso, edificam a comunidade fraterna e são testemunhas e cooperadores dafecundidade da Igreja, nossa mãe, em sinal e participação daquele amor, com queCristo amou a Sua esposa e por ela Se entregou (130). Exemplo semelhante édado, mas de outro modo, pelas pessoas viúvas ou celibatárias, que muito podemconcorrer para a santidade e acção da Igreja. Aqueles que se ocupam emtrabalhos muitas vezes duros, devem, através das tarefas humanas,aperfeiçoar-se a si mesmos, ajudar os seus concidadãos, fazer progredir asociedade e toda a criação; e, ainda, imitando com operosa caridade a Cristo,cujas mãos se exercitaram em trabalhos de operário e, em união com o Pai,continuamente actua para a salvação de todos; alegres na esperança, levando osfardos uns dos outros, subam com o próprio trabalho quotidiano a uma santidademais alta, também ela apostólica.

 Todos quantos se vêem oprimidos pela pobreza, pela fraqueza,pela doença ou tribulações várias, e os que sofrem perseguição por amor dajustiça, saibam que estão unidos, de modo especial, a Cristo nos seussofrimentos pela salvação do mundo; o Senhor, no Evangelho, proclamou-osbem-aventurados e «o Deus… de toda a graça, que nos chamou à Sua eternaglória em Cristo Jesus, depois de sofrerem um pouco, os há-de restabelecer,confirmar e consolidar» (1 Ped. 5,10).

 Todos os fiéis se santificarão cada dia mais nas condições,tarefas e circunstâncias da própria vida e através de todas elas, se receberemtudo com fé da mão do Pai celeste e cooperarem com a divina vontade,manifestando a todos, na própria actividade temporal, a caridade com que Deusamou o mundo.

 A caridade. O martírio.

Os conselhos evangélicos.

A santidade no próprio estado

 42. «Deus é caridade e quem permanece na caridade, permaneceem Deus e Deus nele» (1 Jo. 4,16). Ora, Deus difundiu a sua caridade nos nossoscorações, por meio do Espírito Santo, que nos foi dado (cfr. Rom. 5,5). Sendoassim, o primeiro e mais necessário dom é a caridade, com que amamos a Deussobre todas as coisas e ao próximo por amor d’Ele. Para que esta caridade, comoboa semente, cresça e frutifique na alma, cada fiel deve ouvir de bom grado apalavra de Deus, e cumprir, com a ajuda da graça, a Sua vontade, participarfrequentemente nos sacramentos, sobretudo na Eucaristia, e nas funçõessagrarias, dando-se continuamente à oração, à abnegação de si mesmo, ao serviçoefectivo de seus irmãos e a toda a espécie de virtude; pois a caridade, vínculoda perfeição e plenitude da lei (cfr. Col. 3,14; Rom. 13,10), é que dirigetodos os meios de santificação, os informa e leva a seu fim (131). E, pois,pela caridade para com Deus e o próximo que se caracteriza o verdadeirodiscípulo de Cristo.

 Como Jesus, Filho de Deus, manifestou o Seu amor dando avida por nós, assim ninguém dá maior prova de amor do que aquele que oferece aprópria vida por Ele e por seus irmãos (cfr. 1 Jo. 3,16; Jo. 15,13). Desde osprimeiros tempos, e sempre assim continuará a suceder, alguns cristãos foramchamados a dar este máximo testemunho de amor diante de todos, e especialmenteperante os perseguidores. Por esta razão, o martírio, pelo qual o discípulo setorna semelhante ao mestre, que livremente aceitou a morte para salvação domundo, e a Ele se conforma no derramamento do sangue, é considerado pela Igrejacomo um dom insigne e prova suprema de amor. E embora seja concedido a poucos,todos, porém, devem estar dispostos a confessar a Cristo diante dos homens e asegui-l’O no caminho da cruz em meio das perseguições que nunca faltarão àIgreja.

 A santidade da Igreja é também especialmente favorecidapelos múltiplos conselhos que o Senhor propõe no Evangelho aos Seus discípulos(132). Entre eles sobressai o de, com o coração mais facilmente indiviso (cfr.1 Cor. 7, 32-34), se consagrarem só a Deus, na virgindade ou no celibato, domda graça divina que o Pai concede a alguns (cfr. Mt. 19,11; 1 Cor. 7,7) (133).Esta continência perfeita, abraçada pelo reino dos céus, foi sempre tida emgrande estima pela Igreja, como sinal e incentivo do amor e ainda como fonteprivilegiada de fecundidade espiritual no mundo.

 A Igreja recorda-se também da recomendação com que oApóstolo, incitando os fiéis à caridade, os exorta a ter sentimentossemelhantes aos de Jesus Cristo, o qual «Se despojou a Si próprio, tomando acondição de escravo… feito obediente até à morte (Fil. 2, 7-8) e, «sendorico, por nós Se fez pobre» (2 Cor. 8,9). Sendo necessário que sempre e em todoo tempo os discípulos imitem esta caridade e humildade de Cristo, e delas dêemtestemunho, a mãe Igreja alegra-se de encontrar no seu seio muitos homens emulheres que seguem mais de perto o abatimento do Salvador e mais claramente omanifestam, abraçando a pobreza na liberdade dos filhos de Deus e renunciandoàs próprias vontades: em matéria de perfeição, sujeitam-se, por amor de Deus,ao homem, para além do que é de obrigação, a fim de mais plenamente seconformarem a Cristo obediente (134).

 Todos os cristãos são, pois, chamados e obrigados a tender àsantidade e perfeição do próprio estado. Procurem, por isso, ordenar rectamenteos próprios afectos, para não serem impedidos de avançar na perfeição dacaridade pelo uso das coisas terrenas e pelo apego às riquezas, em oposição aoespírito da pobreza evangélica, segundo o conselho do Apóstolo: os que usam nomundo, façam-no como se dele não usassem, pois é transitório o cenário destemundo (1 Cor. 7,31 gr.) (135).

Capitulo I – O Mistério da Igreja »
CapituloII – O Povo de Deus »
Capitulo III – A Constituição Hierárquica da Igreja »
Capitulo III – O tríplice ministério dos Bispos »
Capitulo IV – Os Leigos »
Capitullo V – A Vocação de Todos à santidade da Igreja »
Capitulo VI – Os Religiosos »
Capitulo VII – A ìndole escatológica da Igreja Peregrina »
Capitulo VIII – A Bem Aventurada Virgem Maria Mãe de Deus »


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.