A partir de sábado, 21 de junho, a Basílica Papal de Santa Maria Maior abrirá também à noite, com um ciclo extraordinário de visitas para o período de verão, organizado pela Direção do Museu do Tesouro da Basílica Liberiana.
É uma ocasião para admirar – nas cinco datas programadas, até 27 de setembro – os mosaicos na Sala das Bênçãos (Século XIII) com as estátuas dos anjos de Bracci, a Sala dos Papas (início do Séc. XVII) e a escada barroca de Bernini, assim como as escavações arqueológicas sob a Basílica.
A área das escavações acolhe – além de resquícios de uma domus romana (I-IV século) e afrescos com cenas agrícolas – o Quadrado mágico de Sator, um jogo de palíndromos sobre a frase “Rotas opera tenet arepo sator”, cujo significado atravessou os séculos e foi objeto de múltiplas interpretações. Entre estas, fazendo o anagrama de todas as letras do quadrado se obtém a palavra Pater noster incluindo o ‘A’ e o ‘O’, que em grego representam o Alfa e o Ômega, referência ao princípio e ao fim do Apocalipse.
Completa a visita, o Museu do Tesouro Liberiano, com “A Natividade”, de Arnolfo da Cambio, primeiro presépio inanimado da história, encomendado ao escultor pelo Papa Nicolau IV para celebrar o Oresépio de Greccio.
As visitas poderão ser realizadas nos dias 21 de junho, 12, 26, 20 e 27 de julho e 20 e 27 de setembro. É obrigatória a reserva antecipada pelo e-mail museo.smm@basilica.va. O ingresso custa 18 euros e inclui um guia e um guia de áudio.