Formação

“Abri-vos com docilidade aos dons do Espírito e enchei-vos do louvor”

comshalom

Sete semanas após a Páscoa, os judeus se reuniam para celebrar a festa da Colheita ou festa das Semanas, em vista de agradecer a Deus pelas primícias da colheita e recordar a entrega da Lei no monte Sinai. Pelo fato de acontecer no quinquagésimo dia após a Páscoa, essa festa recebeu o nome grego pentēkostḗ ou, como conhecemos, Pentecostes. É no contexto dessa festa judaica que no ano da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, exatamente 50 dias após a Páscoa de Jesus, estando os apóstolos reunidos no Cenáculo, o Espírito Santo desceu sobre eles como vento impetuoso e sob a forma de línguas de fogo que se repartiam e repousavam sobre cada um deles.

Para muitos teólogos, o Pentecostes marca o início da ação evangelizadora da Igreja cristã. São João Paulo II, na vigília de oração por ocasião do Encontro dos Movimentos Eclesiais e das Novas Comunidades, em 30 de maio de 1998, disse:

“O Espírito Santo, já operante na criação do mundo e na Antiga Aliança, revela-Se na Encarnação e na Páscoa do Filho de Deus, e como que «explode» no Pentecostes para prolongar, no tempo e no espaço, a missão de Cristo Senhor. O Espírito constitui assim a Igreja como fluxo de vida nova, que circula dentro da história dos homens.”

No mesmo discurso, São João Paulo II ainda diz: “Sempre, quando intervém, o Espírito nos deixa maravilhados. Suscita eventos cuja novidade causa admiração; muda radicalmente as pessoas e a história. Esta foi a experiência inesquecível do Concílio Ecuménico Vaticano II, durante o qual, sob a guia do mesmo Espírito, a Igreja redescobriu como constitutiva de si mesma a dimensão carismática.”

Veni Creator
Foto: Acervo ComShalom

Com o Concílio Vaticano II, foi-se percebendo a ação do Espírito Santo em suscitar no coração da Igreja novas vocações e carismas específicos para contribuir com a evangelização do homem deste tempo. Nesse sentido, afirma São João Paulo II: “Cada movimento difere do outro, mas todos estão unidos na mesma comunhão e para a mesma missão. Alguns carismas suscitados pelo Espírito irrompem como vento impetuoso, que arrebata e atrai as pessoas para novos caminhos de empenho missionário ao serviço radical do Evangelho, proclamando sem temor as verdades da fé, acolhendo como dom o fluxo vivo da tradição e suscitando em cada um o ardente desejo da santidade.”

Como frutos da nova primavera inaugurada pelo Espírito Santo temos hoje inúmeros jovens, adultos e casais que, enamorados por Deus e pela Igreja, ofertam diariamente as suas vidas para viver a vida de santidade e uma fé concreta diante de um mundo culturalmente secularizado que prega a vida sem Deus, o relativismo e o individualismo.

Ao escrever o Histórico de 1984, Moysés Azevedo, fundador e moderador geral da Comunidade Católica Shalom, é enfático em dizer:

“Comunitariamente, nos sentimos chamados a invadir meios seculares e transformá-los em instrumentos de evangelização, louvor e serviço a Deus e a renovar os meios de apostolado, formando filhos de Deus maduros para que, onde estiverem, possam, concretamente, proclamar a glória de Deus com os seus lábios, atitudes, gestos, trabalhos, pensamentos e obras.”

Como vemos em Atos 2, o desejo de evangelizar e proclamar as maravilhas de Deus é próprio daquele que recebe a efusão do Espírito Santo. O Pentecostes impulsiona e encorpa o mandato missionário que Jesus deu aos apóstolos antes da ascensão: “Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). Desta forma, a nossa ação evangelizadora torna-se eficaz a partir do momento em que, cheios do Espírito Santo, nos deixamos conduzir por Ele e utilizamos os Seus dons para alcançar o coração do homem de hoje.

É notável, nos seminários de vida, como brotam com facilidade os testemunhos daqueles que vivenciam o momento de efusão e experimentam os dons do Espírito Santo. O único e mesmo Espírito que tudo realiza e se manifesta por meio de palavras de sabedoria, de palavras de ciência, da fé carismática, de curas, de milagres, de discernimento dos espíritos, de línguas e de interpretação dessas línguas. No discurso citado acima, São João Paulo II adverte:

“Abri-vos com docilidade aos dons do Espírito! Acolhei com gratidão e obediência os carismas que o Espírito não cessa de dispensar! Não esqueçais que cada carisma é dado para o bem comum, isto é, em benefício de toda a Igreja!”

Leia este discurso na íntegra em: http://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/speeches/1998/may/documents/hf_jp-ii_spe_19980530_riflessioni.html

Nos dias que antecedem a Solenidade de Pentecostes é importante preparar-se bem para receber o dom do Espírito Santo, por isso recomenda-se rezar a Novena de Pentecostes e participar da celebração da Vigília de Pentecostes.

Reze a Novena de Pentecostes

Anualmente, a Comunidade Católica Shalom promove o Tríduo de Pentecostes. Neste ano com o tema: “Encheis-vos do Louvor”São três dias de preparação com oração comunitária, louvor, pregação e oficina de dons, tudo feito em vista de estarmos abertos para acolher a Promessa do Pai e sermos revestidos pela Força do Alto que “renova toda a face da terra” (Sl 104, 30).

 

Participe conosco do Tríduo de Pentecostes na Missão Shalom Imperatriz.

Dias 14, 16 e 17 de maio, às 19:30.

Centro de Evangelização Shalom

Rua Santo Cristo, 491, Nova Imperatriz

Mais informações: instagram.com/shalomimperatriz


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.