Shalom

Acabou o Renascer! E agora, como permanecer em Deus?

comshalom

O Espírito Santo é capaz de transformar a vida de qualquer pessoa! Nesses dias de Renascer, Deus nos propôs uma vida nova, e para assumi-la é preciso dar uma volta de 180 graus em nossa vida, mas isso não é fácil de fazer. Falando sobre crescer na graça, Padre Vitor Aragão, contou sua experiência quando fez o seminário de vida no Espírito Santo e decidiu mudar. Porém, essa decisão permaneceu apenas por algumas horas, testemunhou o sacerdote, pois ao encontrar com os amigos que não entendiam esse novo modo de viver ele não conseguiu permanecer, não teve perseverança.

“Ninguém consegue ser de Deus sozinho”, afirmou o sacerdote. Ele ressaltou ainda que tem gente que vai vivendo do sabor de Deus de vez em quando e não permanece com Deus no cotidiano, no ordinário:

“Você não é chamado pra ter um experiência forte e depois acabou. Deus não é como o consumismo. Deus deseja tua vida por inteiro. Deseja tudo de ti para sempre, de forma fiel. Deus nos ama com um amor perfeito, diferente de todos os amores que você já experimentou na vida”. 

Como crescer na graça?

Devemos crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, e isso significa não deixar que a nova vida se perca. “Durante as adorações Deus nos falou que nos tirava da escuridão. Ele pediu para cantarmos ‘não tenho medo, podes me iluminar’. Precisamos nos decidir a seguir Jesus Cristo. A segunda carta de São Pedro no capítulo 3, faz um alerta para termos cuidado para não voltarmos a vida que tínhamos antes, portanto ‘esforçai-vos em ser achados por ele, sem mácula e irrepreensíveis na paz'”.

Padre Vitor citou o exemplo de alguns personagens da Bíblia como Zaqueu e Mateus que quando ouviram o chamado de Jesus Cristo, tomaram uma atitude. “Essas pessoas, mesmo pecadoras, tomaram uma decisão de seguimento, e essa é a história de todos os santos. Jesus propôs a eles uma vida nova, e eles agiram, tomaram uma atitude, se deixaram iluminar pela luz de Cristo. Assim vemos um caminho para crescer na graça”.

Mas essa graça não é uma decisão individual. Não se cresce na graça sozinho. A coragem não é feita somente de uma escolha pessoal, precisamos da presença de alguém que pode nos ajudar nesse caminho. Jesus disse: “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto em si mesmo se não permanecer na videira. Assim sois vós. Não podeis dar frutos se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira e você os ramos”.

“Porque tantas vezes vezes queremos ser a videira? Porque tantas vezes queremos lutar sozinhos? Quem permanecer em Jesus é que dará frutos. Precisamos permanecer em Deus, ligados a videira, permanecer na família de Deus. Ele te trouxe aqui para descobrir a sua melhor versão, que é a ligada a Deus. O amor da nossa vida é o Senhor, Ele dá sentido a todos os nossos amores. Ele ordena tudo. Esse amor não quer te largar. E se não conseguimos ser santos sozinhos, Ele nos dá os irmãos”.

O sacerdote enfatizou ainda que é importante dar passos na caminhada sempre em oração,  em comunhão com os irmãos, e se engajando em um grupo de oração. Também ajuda no nosso processo de perseverança, ter amigos que busquem a Deus. Além disso, é indispensável explorar tudo aquilo que é oferecido para bem viver a vida católica, como os sacramentos da confissão e da eucaristia. Vitor Aragão afirmou ainda que outro benefício de estar em um grupo de oração é que além de ter irmãos, o participante vai ter uma pessoa para rezar por ele, para acompanhar sua vida espiritual. Ele também apontou a amizade com a Virgem Maria como auxílio muito eficaz no caminho da perseverança.

“E quem conseguiria crescer na graça sem os sacerdotes, sacramentos, Missa, sem o serviço? Servir a Deus também faz parte desta nova vida. Quem seria santo sem o grupo de oração, sem o encontro semanal com Deus e os irmãos? É no grupo de oração que você vai se aprofundar na fé e vai ter um acompanhador para rezar por você”.

O sacerdote finalizou afirmando que ninguém é feliz sozinho. Ninguém é santo sozinho. Deus quer o melhor para nós. E o melhor é amar e seguir a Jesus Cristo junto dos irmãos, ajudando uns aos outros, para que no futuro, todos possam dar o abraço eterno no pai.

Reencontro

A experiência do Renascer não para por aqui! A Comunidade Shalom prepara seus centros de evangelização para receber as pessoas que viveram esse retiro e desejam prosseguir no caminho da Paz. O Reencontro acontecerá no próximo sábado, dia 17 de fevereiro, a partir das 14h, dando aos participantes que ainda não tem um grupo de oração uma oportunidade de cultivar a graça recebida nos momentos de oração e pregação do Renascer. Todos são bem vindos e encontrarão os membros da Comunidade e Obra Shalom de braços abertos afirmando: “que bom que você chegou em casa”. Para conhecer o lugar do Reencontro mais próximo da sua casa, basta clicar no link abaixo:

Reencontro do Renascer 2024 em Fortaleza

 

Leia também: 

Renascer acontece em quinze locais na Arquidiocese de Fortaleza

Renascer 2024 em Fortaleza traz novidades!

Início do Renascer 2024: o Sagrado e a grande Festa

Um amor para ser vivido hoje!

Renascer também é solidariedade

Gabriella Dias destaca a importância da fé para acertar o alvo


 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.