A ideia do Acamps On surgiu da inquietação diante da hipótese de não haver o Acampamento Jovens Shalom presencial por mais um ano. Mas, como conquistar o jovem que está saturado de lives? Fazer um reality show? Será que isto atrai? Um acampamento on-line? Tem como isso dar certo?
“Por que não tentar? Se pegarmos o que acontece em um acampamento presencial, colocar uma câmera e transmitir, seria uma espécie de reality show…” Assim começou o projeto. A partir deste princípio, foram convidadas oito pessoas para representar toda a juventude brasileira, e esses representantes usariam uma identidade com nome, que seria cada família representante dos demais jovens divididos por cada região do Brasil. Assim seria possível haver as gincanas, os momentos de oração, de louvor, de expectativas pela pontuação, mas também de provas de maneira híbrida, pelas redes sociais.
Somente um Jovem Jhow poderia topar uma ideia dessa… mas acabou que deu certo, cerca de 5 mil jovens participaram de forma ativa deste acampamento, que parou os Projetos Juventudes de todo Brasil. A cada prova, curso, adoração, oração, subiam novos pequenos testemunhos no Twitter e no Instagram. Já não importava mais saber qual a família tinho sido campeã, mas sim saber que todos somos vencedores em Cristo, e a comemoração maior foi ver tantos jovens experimentando pela primeira vez este Amor.
A evangelização não pode ser paralisada neste tempo, a prova disso foi que a hashtag #ACAMPSTAON chegou aos assuntos mais comentados nas redes sociais durante o final de semana. O que motivou e impulsionou ainda mais quem esteve, de alguma forma, a servir neste evento. E muitas foram pessoas que dedicaram, mais uma vez a vida, dando o melhor no desenvolvimento de toda estrutura do Acampamento, seja na divulgação, apadrinhando um jovem, ligando e rezando por ele durante o evento. Além, claro, dos representantes que precisaram “abandonar sua terra” para personificar alguma família. Eram jovens que evangelizavam outros jovens!
Para Bertrand Wadi, Assessor Jovem da Comunidade Shalom, foi uma grande alegria toda esta experiência. Quem acompanhou viu como eram nítidos os sentimentos dele. Toda a adrenalina desta grande aventura deixou o Assessor no 22ow.
Wadi relata ainda que tinha consciência sobre fazer um evento como este numa modalidade on-line, com certeza, traria muitos desafios, “mas o On da palavra não era apenas para dizer que seria on-line, mas para mostrar que o Acamps está vivo, está on e que nos conecta sempre a uma realidade maior, que é Deus. Os jovens estão na internet, com esta proposta inovadora, diferente e dinâmica, trazendo o Evangelho numa linguagem da internet, Deus iria fazer com que muitos jovens se sentissem atraídos por Ele. Por isso, tantos outros jovens se esforçaram na divulgação. Tivemos vários influencers jhows (influencers que pertencem a Obra Shalom) nas redes sociais, que de uma maneira criativa evangelizavam e já convidavam os jovens a estarem conosco… deu muito certo”.
Outra pessoa que movimentou as redes sociais e se lançou nesta proposta, estando super on, foi o Assistente de Comunicação da Comunidade, Padre Franco Galdino. Para ele, o Acamps On foi uma expressão de que Deus não mede esforços para comunicar Seu amor aos jovens. Mesmo com os mais diversos desafios, por exemplo, técnicos, organizacionais, financeiros, a maior “dor” era não poder estar com todos os jovens presencialmente, sentindo a alegria deles. Entretanto, segundo o sacerdote, “em tudo isso, Deus é tão poderoso que nos fez experimentar da graça que foi derramada sobre eles, em cada partilha que fomos escutando nos comentários, chat e também em nossas contas privadas. Ou seja, Deus é suficientemente poderoso para fazer Sua obra, mesmo em uma realidade virtual.”
Um “padre nas redes”, como é conhecido pelo Twitter, ainda conta que encerraram o evento muito felizes, pois puderam tocar na obra de Deus na vida desses jovens. Além disso, os representantes foram apenas uma pequena expressão do que Deus realizou em quase 5 mil jovens inscritos.
“Os dias de gravação foram bem empolgantes, o mais interessante foi perceber que a Obra que Deus queria realizar no coração dos inscritos no Acampamento, Ele realizou na vida dos oitos jovens que estavam lá sendo gravados e participando das pregações e competições. É bonito que a obra sempre começa em nós (servos, estrutura, assessores, etc) para depois transbordar para os outros. Por isso saímos muito felizes e confiantes sabendo que Deus realizaria grandes coisas no Acamps, porque já tinha realizado no coração dos jovens durante as gravações”.
Bertrand finaliza agradecendo: “Quero agradecer primeiramente a Deus que surpreendeu imensamente. Atraiu de diversos lugares do Brasil. Agradeço também aos jovens que foram protagonistas da evangelização nas redes sociais com muita criatividade. Por fim, agradeço a todos os irmãos da Comunidade que saíram de si para estar com os jovens unindo-se a eles nos momentos de oração e acompanhamento. O Acamps On foi uma grande surpresa de Deus para nós!”
Ressalta Padre Franco: “Deus não mede esforços para expressar a grandeza do Seu amor aos jovens, e por isso mesmo Ele foi capaz de realizar uma obra maravilhosa aos jovens, mesmo em um evento virtual”.
E você ? Foi impactado por esta obra nova que Deus fez durante o Acamps, ou viu seus filhos, amigos contemplarem do amor do Pai? Pois aguarde, que neste sábado (24), teremos o Reencontro do Acamps On, não fique de fora.
Serviço
O Acampamento não acabou! Você agora é convidado a participar do Reencontro e a partir disso será engajado em um Grupo de Oração da Comunidade Shalom.
Reencontro – Acamps On
Quando: 24 de julho
Onde: No Centro de Evangelização mais perto de você, ou no Canal do Youtube da Comunidade
Instagram oficial: @juventudesh_