Igreja

ACN envia pacote de ajuda para socorrer os cristãos da Terra Santa

Pacote de auxílio engloba recursos para assistência médica e medicamentos, alimentação e higiene, e ajuda existencial para aluguel, combustível e contas essenciais, como água e luz para os cristãos na Faixa de Gaza, na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental

comshalom
Divulgação ACN

A fundação pontifícia ACN – Ajuda à Igreja que Sofre – preparou um grande pacote de ajuda para socorrer os cristãos da Terra Santa durante a atual crise. Este auxílio apoiará os cristãos mais pobres na Faixa de Gaza, na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, bem como os trabalhadores migrantes cristãos e os requerentes de asilo em Israel.

Gaza

Há cerca de 1.000 cristãos na Faixa de Gaza. A maioria deles está abrigada na paróquia católica Sagrada Família e na igreja greco-ortodoxa de São Porfírio. Centenas de famílias foram aglomeradas nos complexos da igreja, com relatos de escassez terrível de alimentos, remédios e água.

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

A ACN está apoiando uma iniciativa do Patriarcado Latino de Jerusalém (LPJ) para garantir um fornecimento constante de bens de primeira necessidade, incluindo kits de higiene, medicamentos, alimentos e combustível, às comunidades cristãs isoladas na Faixa de Gaza.

Cisjordânia e Jerusalém Oriental

Embora o conflito esteja centrado na Faixa de Gaza, também afetou gravemente os cristãos na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental. A Cisjordânia abriga cerca de 37.000 cristãos palestinos e outros 10.000 cristãos vivem em Jerusalém Oriental.

Os cristãos da região dependem fortemente do setor de turismo para obter emprego. Com a parada repentina do fluxo de peregrinos e turistas, muitos cristãos locais perderam sua principal fonte de renda, enquanto outros não podem ir para o trabalho devido ao fechamento de postos de controle e outras restrições.

LEIA TAMBÉM | Missionários em Israel vivem dia de oração, jejum e penitência pela paz na Terra Santa

Junto da LPJ, a ACN presta assistência de emergência às comunidades cristãs na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental. Essa assistência é composta principalmente por assistência médica, vale-alimentação e ajuda existencial para aluguel e contas essenciais, como água e luz.

Israel

Em setembro de 2021, a LPJ criou o Vicariato para Migrantes e Requerentes de Asilo (VMAS) para cuidar dos 100.000 migrantes católicos e requerentes de asilo Israel. Esses migrantes têm uma variedade de status legais, e muitos estão empregados em serviços de mão de obra de baixo custo.

LEIA TAMBÉM | SHALOM EM ISRAEL: Brasileiro missionário em Haifa relata escolha de permanecer em Israel

Centenas de cristãos migrantes que trabalhavam nas áreas ao redor da Faixa de Gaza foram forçados a fugir e buscar refúgio em abrigos temporários em Jerusalém Oriental, principalmente em conventos, pousadas cristãs e outras instalações da Igreja. Outros se abrigaram em igrejas em diferentes partes de Israel, como Tel Aviv.

A ACN colabora com o VMAS para fornecer alojamento, cuidados de saúde e outros serviços essenciais para os migrantes cristãos deslocados que vivem em Israel.

Patriarca Latino agradece o apoio da ACN

O Patriarca Latino de Jerusalém, Cardeal Pierbattista Pizzaballa, expressou sua gratidão à ACN pela colaboração contínua da fundação com a LPJ e pelo apoio dado aos cristãos na Terra Santa durante este momento de crise: “Obrigado por sua doação e solidariedade com o Patriarcado Latino de Jerusalém. Por favor, continuem a rezar por nossa pequena comunidade cristã, enquanto dão testemunho inabalável da fé e da esperança”.

Sobre a ACN (Ajuda à Igreja que Sofre)

A ACN (Ajuda à Igreja que Sofre) é uma Fundação Pontifícia que auxilia a Igreja por meio de informações, orações e projetos de ajuda a pessoas ou grupos que sofrem perseguição e opressão religiosa e social ou que estejam em necessidade. Fundada no Natal de 1947, a ACN tornou-se uma Fundação Pontifícia da Igreja em 2011. Todos os anos, a instituição atende mais de 5.000 pedidos de ajuda de bispos e superiores religiosos em cerca de 130 países, incluindo: formação de seminaristas, impressão de Bíblias e literatura religiosa – incluindo a Bíblia da Criança da ACN com mais de 51 milhões de exemplares impressos em mais de 190 línguas; apoia padres e religiosos em missões e situações críticas; construção e restauração de igrejas e demais instalações eclesiais; programas religiosos de comunicação; e ajuda aos refugiados e vítimas de conflitos.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.