Notícias

Ações de solidariedade se multiplicam em favor das vítimas do temporal em Petrópolis

A Missão da Comunidade Shalom em Petrópolis também está trabalhando na Paróquia de Santo Antônio, que já acolhe mais de 300 desabrigados.

comshalom

Desde que o temporal devastou a cidade de Petrópolis (RJ) na terça-feira, 15 de fevereiro, diversos grupos se mobilizaram para reunir doações e ajudar as vítimas. A solidariedade tem amenizado o sofrimento das famílias desabrigadas e enlutadas. O número de mortes já ultrapassou 170 pessoas segundo os dados da Defesa Civil.

Leia também| Shalom Petrópolis se mobiliza para ajudar vítimas da tempestade

Uma das voluntárias é Fernanda Miyahira (@miyahirafernanda), da Obra Shalom do Rio de Janeiro. Através das redes sociais, ela mobilizou diversos contatos e conseguiu arrecadar doações para as vítimas. “Eu conheço padres e seminaristas em Petrópolis. Entrei em contato e eles me disseram o que mais precisavam. Eles estão recebendo muitas coisas não perecíveis e eles precisavam de perecíveis”.

Carne, água, ovos, leite, legumes, roupas de cama, tolhas. Fernanda conseguiu enviar quatro carros repletos de doações. De acordo com ela, a intenção é levar mais doações ao longo da semana e reunir um grupo de voluntários para dar assistência aos desabrigados. “Nós vamos fazer uma ação no domingo depois do Carnaval. Vamos subir um grupo de pessoas voluntárias: cabeleireiros, psicólogos, musicoterapeutas, recreador. Cada um na sua função. Vamos subir a Serra e passar o domingo com eles para dar atenção individual as pessoas”.

Missão Shalom Petrópolis auxilia Igreja local no atendimento às vítimas

A missão da Comunidade Shalom em Petrópolis também está trabalhando na Paróquia de Santo Antônio, que já acolhe mais de 300 desabrigados. Lúcia Helena Salles conta que o principal trabalho dos missionários está sendo organizar as doações que chegam.

“Nós também nos colocamos a disposição para dar uma ajuda espiritual. Mas, por enquanto, eles estão precisando mais de ajuda material. Eu só consegui conversar com um rapaz de 20 anos, o Jeferson. Durante o tempo que estive na paróquia fiquei intercedendo. Em um momento, eu estava na Igreja rezando por aquelas pessoas e esse jovem entrou e se ajoelhou com tanta piedade. Dava pra ver a súplica dele. Aí me aproximei dele depois que ele terminou a oração e comecei a conversar com ele”, conta.

Pequenos gestos que fazem a diferença

Letícia Guerini, de 39 anos, também não se contentou em assistir aos noticiários em casa. No último domingo, ela e seu esposo saíram do Rio de Janeiro e foram até Petrópolis com algumas doações. “Gostaria de poder ter ajudado mais, porém os insumos que levamos para preparar as quentinhas só deu para atender 130 pessoas. Mas fico feliz por ter conseguido atender uma parcela pequena da população”, conta.

Seja também solidário

SOS Petrópolis
Conta Emergencial da Caritas Arquidiocesana
Banco Bradesco,
Agência 0814-1,
Conta Corrente 48500-4.

Paróquia Santo Antônio – Petrópolis
Pix (CNPJ)  28805190/0007-29


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.