Com mais de 26 mil seguidores, o perfil @bemshalom no Instagram reúne “memes” (fotos e vídeos de humor) que abordam a rotina dos missionários da Comunidade Católica Shalom, assuntos vocacionais e também situações divertidas do dia a dia. O comshalom conversou com o administrador da conta para conhecer como a produção de conteúdo acontece e também para saber como é a interação com os seguidores nas redes sociais.
Comshalom (SH): Como surgiu a ideia de fazer um perfil com “memes” do Shalom?
Bem Shalom (Bem): O perfil nasceu com o objetivo de postar coisas positivas sobre o Carisma. No princípio não eram postados memes, mas testemunhos que os seguidores me enviavam, foram centenas de testemunhos e a adesão foi ótima. Na minha cabeça, o perfil seria algo temporário, mas depois de um tempo comecei a postar mais coisas sobre o Shalom, principalmente utilizando os memes e vi que estava dando muito certo, a partir daí mudei o nome do perfil para Bem Shalom, os seguidores mandavam feedbacks positivos e não consegui mais parar.
SH: Como foi a receptividade no início? O que você sentiu quando alcançou os 10k?
Bem: Foi incrível a forma com que as pessoas aderiram a ideia do perfil, principalmente quando começamos a postar memes que retratavam o dia a dia da vivência da vocação, existia uma profunda identificação e acredito que os memes se espalham rápidos demais, por isso o perfil cresceu de forma surpreendente, batendo 10 mil seguidores em alguns meses. Até hoje, me assusto com a proporção que tudo isso tomou, mas fico feliz porque não são apenas números, mas verdadeiros fãs que admiram o conteúdo da página.
SH: Você considera o perfil um trabalho de evangelização?
Bem: Sem dúvida alguma, mas é um trabalho diferente, evangelizamos os de fora e principalmente os de dentro da Comunidade. O perfil tem um trabalho kerigmático, catequético, mas o principal objetivo é não deixar morrer a tradição, os valores e os detalhes do Carisma.
SH: Qual post do feed e qual post do story foi mais visto até hoje? Você tem essa informação?
Bem: Segundo os insights da página, o post do feed que teve maior alcance foi um vídeo de uma criança que vai para fila da comunhão e estende a mão para a ministra pedindo a Eucaristia, esse vídeo teve mais de 100 mil reproduções. O story mais visto foi a sequência falando sobre as roupas para cada ocasião na Comunidade de Vida, que teve quase 7 mil visualizações.
Ver essa foto no Instagram
SH: Já receberam algum testemunho de alguém que foi alcançado pelas postagens do perfil?
Bem: Todos os dias recebo testemunhos, dos mais simples até os mais profundos e surpreendentes. Um bem significativo foi de uma pessoa que tinha saído da Comunidade e ao ver o conteúdo do perfil se sentia atraída novamente por tudo aquilo, ela partilhou que queria trilhar um caminho de retorno para a Comunidade.
SH: Como surgem as sacadas dos memes? Vocês recebem dicas?
Bem: Os próprios seguidores me mandam algumas sugestões de memes, outros eu mesmo encontro pela internet e faço a adaptação para nossa realidade. É algo bem espontâneo, por eu gostar do assunto, isso facilita na hora de ter as ideias.
SH: A primeira live feita pelo perfil foi um acontecimento. Inclusive, você lançou uma tendência de “anonimato”. Como você lida com isso?
Bem: Essa foi uma ideia que nasceu naturalmente e que deu muito certo. A princípio eu não queria aparecer por vergonha e também para o perfil não ficar vinculado a uma pessoa. Com o passar do tempo, vi que esse era o caminho certo e tem sido assim até hoje.
SH: Quantas pessoas produzem conteúdo para o perfil? Quantas administram?
Bem: Administrando, apenas eu. Às vezes, as pessoas não acreditam e acham que existe uma super equipe por trás do perfil, mas não. Existem mais dois amigos que me dão um suporte em algumas coisas que não consigo fazer sozinho.
SH: Poderia fazer uma lista de memes “indicados” pelo Bem Shalom?
Bem: Existem os memes que são para rir e existem aqueles que servem também como formação, estes são os que eu indico, como, por exemplo, o do homem no avião que não consegue guardar a mala e então é preciso que a aeromoça o ajude. Nesse meme falo sobre a importância da formação pessoal.
Ver essa foto no Instagram
SH: Gostaria de partilhar algo mais?
Bem: O lema do perfil é ‘que Ele cresça e eu diminua’. A evangelização na Internet precisa disso, menos de nós e mais de Deus. Não alcançamos as pessoas muitas vezes porque nos preocupamos demasiadamente com a nossa imagem, se estamos bonitos, se estamos agradando, com que vão pensar do nosso conteúdo etc. É por isso que preservo o anonimato, para que Deus apareça mais do que eu.
Aprendi a rezar como um shalomita quando vi um story do bem shalom falando sobre oração pessoal
Isso é Bem Shalooom!!!! Obrigada por sua oferta ❤️ Realmente é um caminho de e para a felicidade e você todos os dias nos faz lembrar disso 🥰
Eu amo o Instagram do Bem Shalom
Me sustenta muito na firme decisão pelo carisma da comunidade