Evento beneficente do lar de crianças Casa São Francisco acontece hoje (02), às 19h. Diretora da 2ª Vara Cível da Comarca de Sobral explica os procedimentos para realizar o processo de adoção
A Comunidade Católica Shalom em Sobral (CE) realiza hoje (2) a segunda edição do jantar beneficente “Sua Mão é Abrigo”, que acontecerá no Buffet Dona Flor de Sobral, às 19h. O evento será em prol da construção de uma área de lazer externa e uma sala de reforço escolar na Casa São Francisco. Esta instituição, que acolhe crianças de zero a seis anos encaminhadas pelo Conselho Tutelar ou pais que por diversas circunstâncias entregam as crianças, é administrada pela Comunidade Shalom, que desenvolve vários projetos de Promoção Humana. A diretora de Secretaria da 2ª Vara Cível da Comarca de Sobral (privativa da infância e da juventude), Valnete Lopes Ferreira Dias, explica como é realizado o processo de adoção de uma criança.
Segundo a jurista, o primeiro passo é ir à Vara da Infância no Fórum e apresentar a documentação exigida pelo
Estatuto da Criança e do Adolescente (RG, CPF, título, comprovante de endereço, comprovante de renda, fotografia, atestado médico de sanidade física e mental, certidão de antecedentes criminais). Ela ressaltou que a diferença de idade entre os interessados (pessoas casadas ou solteiras) e as crianças têm que ser, no mínimo, de 16 anos.
Os casados devem acrescentar uma cópia da certidão de casamento, os que vivem em união estável devem levar uma declaração, com firma reconhecida em cartório. Em seguida, assinam um requerimento expressando o desejo de adoção, submetem-se a uma entrevista e a um estudo social de caso feito por assistentes sociais e psicólogos e participam de um seminário, em que pessoas que já adotaram, funcionários da área jurídica e a coordenadora da Casa São Francisco, explanarão o processo de adoção. Tendo concluído a primeira etapa do processo, a promotora dará um parecer encaminhando-o para o juiz, para que a pessoa interessada seja considerada apta ou não a adotar. Caso ela tenha sido julgada apta, será inscrita no Cadastro Nacional de Adoção. Geralmente, o processo de adoção demora de três a seis meses, depende de cada juiz e da situação de cada vara.
“A Casa São Francisco é um espaço singular em Sobral, eu conheço a casa desde que fui transferida para trabalhar no Fórum, em 1995, e tenho percebido que ela trouxe grandes benefícios para a cidade, não só para as pessoas que adotaram, mas para todos que por lá passaram; acredito que toca o coração de todo sobralense. O slogan ‘Sua Mão é Abrigo’ diz tudo, percebemos o grande zelo que a Casa São Francisco tem por cada criança e está sempre disposta a acolher mais. Para mim, a adoção é outra via de maternidade. Não só por que os casais não possam engravidar, mais é uma maneira de ver o papel de ser pai e mãe com outro olhar”, afirmou Valnete.
Continuando seu depoimento, a diretora da 2ª Vara Cível afirma, com sorriso no rosto: “Fiz as duas experiências, quando me perguntam se há diferença entre o filho biológico e o adotado, eu costumo dizer que nem me lembro de que alguns deles não saíram do meu ventre, não vejo diferença alguma. Indico para qualquer pessoa que queira adotar; é preciso divulgar e difundir esse sentimento da maternidade por adoção. Na minha vida foi uma das maiores felicidades; antes de os adotarmos, eles nos adotam primeiro, realmente é uma maneira de amar e transmitir esse amor”.
A Casa São Francisco está localizada na rua Radialista Francisco Aristeu Barbosa, nº 577, no bairro Domingos Olímpio. O jantar “Sua Mão é Abrigo” terá como atração a cantora e missionária da Comunidade Shalom, Suely Façanha, que fará um show acústico cantando clássicos que marcaram sua história e músicas do novo CD “Vou viver pela fé”. A artista cantou para o Papa Francisco e peregrinos no palco principal da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.
Jucielly Morais