Ao falar da mãe de Jesus Cristo, o padre Osvaldo Vieira começou a última pregação geral do Renascer, nesse terceiro dia do evento de carnaval. Ele fez menção às palavras do anjo Gabriel na anunciação a Maria: “Alegra-te porque o Senhor está contigo!”.
Conforme padre Osvaldo, a alegria tem a função primeira de preencher os vazios. “A tristeza nos fecha numa espécie de autopreservação, e a alegria nos abre”. Ele explica que o Senhor nos diz “alegra-te”: Ele se encanta por nós, mesmo com as nossas falhas e defeitos.
“Tu conceberá e darás luz a um filho”. Antes de conceber Jesus no útero, Maria o concebe no coração. “Nosso coração é o lugar onde o Senhor é gerado. O Senhor deseja viver em nós. Deus é apaixonado, encantado por sua criação, a ponto de dar a nós a sua imagem”, afirmou o padre Osvaldo.
Comentando sobre a saudação de Maria a Isabel, à qual responde que “quando a saudação chegou aos meus ouvidos, a criança se agitou em meu ventre”, o sacerdote demonstra o que a presença do Senhor causa em nós. “A presença do Senhor vai organizando cada espaço, colocando tudo em seu lugar”.
A partir dessa reflexão, padre Osvaldo lançou mais um questionamento: ao encontro de que Isabel você precisa ir e anunciar a paz que é o Senhor? Mais uma vez o palestrante nos orienta a evangelizar.
Pela perspectiva do nascimento de Jesus, Pe Osvaldo Vieira declarou: “hoje você é Belém, hoje você é a manjedoura onde o Senhor cada vez mais nasce e cresce, e quanto mais você dá o Senhor ao outro, mais íntimo do Senhor você vai se tornando”.
Dando testemunho de quando foi ordenado no sacerdócio, o padre Osvaldo falou também sobre a confiança naquele que pode tudo em nós. “Cuide das minhas coisas que das tuas cuidarei eu”.
“Sei que não existe outro espaço além do amor de Deus, é nesse espaço que devemos estar e levar todas as pessoas que amamos. Nossa evangelização deve conduzir as pessoas ao amor de Deus, porque o nosso amor é limitado”, enfatizou o sacerdote.
Adoração
Motivados pelo desejo de permitir que o Senhor habite todos os espaços, os participantes do Renascer viveram, na adoração ao Santíssimo Sacramento, o ponto alto da última manhã do evento.
Em meio a um intenso clamor, muitas graças foram proclamadas. Jovens, famílias e idosos foram manifestando seu desejo de aderir à vontade do Senhor. Por meio do Espírito Santo, o Senhor concedeu ao ministério de música exprimir, com um canto, o clamor de todos aos pés de Jesus que passeava em nosso meio. “Deixo minha vida, minhas seguranças, vou seguir-Te!”. Nesse brado entoado a uma só voz, o Senhor reinou nos espaços do colégio Upaon Açu e nos espaços de cada coração.