Somos filhos da Igreja e nesta quinta, 29, memória do martírio de São João Batista, fomos mais uma vez acolhidos por ela. Dom Gregório Paixão, OSB, arcebispo de Fortaleza-CE, arquidiocese onde nasceu a Vocação Shalom, presidiu a Santa Missa durante os trabalhos da Assembleia Geral Ordinária 2024, que se encerrará amanhã, 30 de agosto.
Após dias intensos de oração, partilha e discernimento, os quase 300 delegados de 28 países em que a Comunidade está presente se dedicam à aprovação do documento final, definindo diretrizes para a vida e missão do Shalom para os próximos 5 anos.
Durante a AG 2024, também foi eleito o novo Conselho Geral da Comunidade para o quinquênio 2024-2029. Saiba mais no nosso Boletim da Família Shalom:
> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
Fidelidade à Verdade
O Evangelho de hoje, Marcos 6,17-29, narra os últimos momentos da vida de João Batista, último dos profetas e precursor do Senhor. Durante a homilia, Dom Gregório destacou que o martírio de São João foi consequência da sua fidelidade à verdade. O prelado aprofundou os aspectos centrais do texto bíblico, em especial, como a sede de poder foi marcando alguns dos acontecimentos ao longo da história da salvação. “Quando dois poderes se chocam, alguém morre“, comentou o dom Gregório, “porém o que foi morte tornou-se a Glória de Deus“, acrescentou.
Na celebração, também destacou a necessidade de líderes comprometidos com a verdade, fiéis à vontade de Deus e que não buscam os próprios interesses. “Vocês, líderes do Shalom, nunca se esqueçam de, em tudo, desejarem servir ao Senhor“, finalizou.
A Igreja nos acolhe como filhos
Moysés Azevedo, fundador e Moderador Geral da Comunidade Católica Shalom, durante o seu agradecimento a Dom Gregório, destacou a nossa pertença à Igreja local de Fortaleza-CE, onde nasceu a Comunidade. “Somos filhos desta Igreja e felizes por realizar nossa Assembleia Geral nesta arquidiocese“, completou. Dom Gregório animou a cada missionário da Comunidade a permanecer fiel ao espírito missionário da vocação e finalizou agradecendo à comunidade pelo “serviço evangelizador prestado à toda Igreja. Nossa arquidiocese se alegra em tê-los e pela ajuda no nosso trabalho de formação do povo de Deus”.
Um dos marcos desta AG foi a presença expressiva de irmãos de outros países onde estamos presentes, expressão do crescimento vocacional da Comunidade no exterior. Autoridades eclesiais, como arcebispos no Brasil e outras dioceses pelo mundo, também manifestaram sua oração pela celebração da Assembleia Geral, assim como Dom Giambattista Diquattro, Núncio Apostólico no Brasil. O representante do Papa Francisco no país enviou uma mensagem a toda a Comunidade por ocasião da celebração da AG2024.
Leia mais: Núncio Apostólico no Brasil envia mensagem à Comunidade Shalom pela AG2024
O que acontece agora?
Com a conclusão da AG2024, iniciamos um novo capítulo neste novo ciclo missionário. Após o encerramento dos trabalhos, previstos para amanhã, 30, o documento será finalizado para estar disponível aos governos locais, regionais e geral, a fim de que, com a graça de Deus, a Comunidade caminhe para as resoluções propostas. Permaneçamos em espírito de intercessão por todos os frutos desta Assembleia Geral na vida da Comunidade.
Quer saber mais sobre a Assembleia da Comunidade Shalom? Acesse comshalom.org/assembleiageral.
Leia mais:
AG 2024: Comunidade Shalom elege novo Conselho Geral