Shalom

AGO 2024: Moysés Azevedo aponta elementos essenciais para um bom discernimento

A Comunidade Shalom está em um caminho de preparação para a Assembleia Geral Ordinária, que será realizada em agosto deste ano.

comshalom

O fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, apontou dez elementos essenciais para um bom processo de discernimento. A pregação foi realizada na noite da última segunda-feira, 26 de fevereiro, e faz parte do caminho de preparação para a Assembleia Geral Ordinária (AGO), que será realizada em agosto deste ano.

A AGO é o órgão máximo de discernimento da Comunidade e é realizada a cada cinco anos. Além de avaliar as ações realizadas nos últimos anos, a Assembleia determina as diretrizes para os próximos cinco anos e elege o novo governo geral da Comunidade Shalom.

Confira os elementos essenciais para um bom discernimento comunitário.

Leia também | Moysés Azevedo explica como funcionará a Assembleia Geral Ordinária 2024

Pedir o dom do discernimento

Moysés Azevedo lembrou que o discernimento é um dom a ser pedido e uma virtude que deve ser humildemente exercitada.  

“Vamos nos reunir para discernir algo que é a vontade de Deus, para nos unir a Jesus: ‘eis que venho fazer com prazer a vontade de Deus’. A gente não discerne para ver o que é melhor, o que é mais perfeito. A gente está discernindo a vontade de Deus para faze-la com alegria. Por isso uma das coisas indispensáveis num processo de discernimento é pedir para que a gente se apaixone pela vontade de Deus”, explicou.

Distinguir a Voz de Deus em meio a outras vozes

De acordo com Moysés, para se fazer um bom discernimento é necessário identificar a voz de Deus em meio a outras vozes que falam no nosso interior: a carne, o mundo e o tentador.  

“Existem pensamentos e sentimentos em nós e ao redor de nós nos quais não estará a voz de Deus. Por isso, precisamos pedir o dom do discernimento”.

Confirmar a voz de Deus a partir de referências

Moysés apontou três referências para ajudar a reconhecer a voz de Deus. “O Espírito de Deus se move dentro de nós e o discernimento é para reconhecer isso. Quais são as referências do nosso caminho de discernimento? A ​​Palavra de Deus, a Igreja nos seus Santos e no Magistério e o Carisma (ECCSh Artigo 154)”.

Humildade

De acordo com Moysés, a humildade é a virtude essencial para um bom caminho de discernimento.  

“Ela é fruto do amor. É indispensável nós entrarmos num processo de discernimento com grande humildade. Com amor a Deus, a Sua Santa Vontade, amor a Igreja, amor aos irmãos, amor à humanidade. Amor maior que nós mesmos, aos nossos pensamentos e aos nossos projetos. Quando pedimos isso a Deus estamos abrindo as portas para Deus entrar. Por isso o discernimento é um processo de amorosa e humilde escuta”.

Oração

Para escutar a voz de Deus, é necessário escutá-la através da oração com a Palavra de Deus, na oração pessoal, na adoração silenciosa e na oração comum.

“Na Assembleia Geral o protagonismo deve ser do Espirito que age através dos seus membros. A oração educa e afina os sentidos espirituais para ver, ouvir e sentir o que Deus vê, ouve e sente”, disse.

Moysés Azevedo destaca a importância da oração na vida dos membros da Comunidade para os discernimentos da AGO 2024. Foto: comshalom

Olhar teologal

 “O processo de discernimento vai nos dar um olhar pascal da realidade. Não basta ver a realidade com nossos olhos naturais, mas é preciso ver a realidade como Deus a vê. Precisamos examinar a realidade da Comunidade, mas não com nossos olhos naturais, mas como Deus a vê. O olhar de Deus é muito mais agudo do que os nossos. Porque não vermos a realidade como Deus a vê nós não poderemos dar as respostas que só Deus pode dar”.

Diálogo espiritual

“Consiste em partilharmos as moções interiores que nós temos e escutar o irmão, perceber Deus que fala através do meu irmão. Isso é muito importante em um processo de discernimento comunitário. Para juntos acolhermos o dom da comunhão que vai se formando, é indispensável escutar o outro para acolher o que Deus fala através do meu irmão, para discernirmos a verdade e o bem. Eu partilho com sinceridade, com parresia, com transparência e acolho do outro e dali vai emergindo uma comunhão espiritual, que é alimentada pelo amor mútuo”.

A cruz

“Não existe processo de discernimento sem a cruz. A cruz me mostra que eu não sou o epicentro do discernimento. O processo de discernimento não é uma técnica ou uma discussão de opiniões onde prevalece o mais convincente, não se opera em busca de uma maioria. Mas é uma oração, onde existe uma ascese da nossa vontade e onde prevalece a cruz de Cristo. O maior inimigo de um processo de discernimento é o apego ao nosso próprio pensamento e vontade, a teimosia. Por isso é preciso purificar, é preciso abraçar a cruz, é preciso fazer a mística e a ascese do processo de discernimento. A cruz purifica as motivações de um processo de discernimento. Dentro de um processo de discernimento é preciso que a gente busque a gloria de Deus até o sacrifício de nós mesmos”.

Sincera comunhão

“Tensões e conflitos podem surgir, mas a questão é não quebrarmos a sincera comunhão. O recurso da oração comum é sempre indispensável para a solução de conflitos”.

Decisão

“O discernimento comum leva a um agir comum. A escuta não é um fim em si mesma, mas ela gera uma proposta concreta. O discernimento é algo encarnado que diz respeito a nós mesmos. Eu sou comunidade. As propostas concretas vão exigir a conversão do meu coração, do meu agir”.

Etapas da Assembleia Geral 2024

A Assembleia é um grande começo, é uma linha de largada para acolher a vontade de Deus“, declarou Padre Saulo Dantas, sacerdote da Comunidade Vida responsável pela Comissão que organiza o encontro.

Entenda as etapas da AGO 2024: 

19 de fevereiro a 10 de março: Preparação inicial com aprofundamento da escuta de Deus e dos irmãos por meio de videoconferência com o fundador da Comunidade e momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento. A votação para os membros eleitos está prevista para dia 10 de março. 

11 de março a 15 de agosto: Elaboração do documento de trabalho e divulgação da lista dos membros da Assembleia Geral 2024.

16 a 30 de agosto: Realização da Assembleia Geral 2024.

Clique aqui e inscreva-se no Boletim da Família Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.