Agosto é um mês repleto de significado para muitas pessoas ao redor do mundo, se destaca por ser considerado o período dedicado às vocações. Durante essa época, é comum vermos a promoção e celebração de diversas atividades relacionadas à descoberta e ao desenvolvimento pessoal.
A tradição de celebrar e refletir sobre vocações durante o mês de agosto tem raízes históricas. A Igreja Católica estabeleceu esse período para promover e incentivar os fiéis a pensarem sobre seus caminhos na vida, especialmente no que tange às escolhas profissionais e ministeriais.
É um momento propício para dedicar um tempo à reflexão sobre nossos talentos, paixões e habilidades. Muitas pessoas aproveitam essa época para questionar se estão felizes em suas carreiras atuais, se estão aproveitando seu pleno potencial ou se desejam explorar novas oportunidades. É um período valioso para avaliar os sonhos e desejos pessoais, buscando um alinhamento entre trabalho e propósito de vida.
Por isso, o mês de Agosto é tão importante, é um tempo de esperança e dedicado a oração, onde Cristo nos faz entender o que ele quer para cada um de nós. De domingo a domingo, em forma de oração, a intenção é pedir a Deus que prepare boas pessoas para cumprir e aceitar o chamado, tornando o discernimento como algo essencial em nossa vida.
Dividida por domingos, a celebração do Mês Vocacional acontece da seguinte forma:
1- Primeiro domingo de agosto, celebra-se a vocação sacerdotal
2- No segundo domingo comemora-se a vocação matrimonial
3- Terceiro domingo é dedicado a vocação à vida consagrada
4- No quarto domingo, as vocações leigas
5- Quando há, no quinto domingo, celebra-se o dia do catequista
Por isso, neste mês nos dediquemos em oração pelas vocações, pois a vocação se figura no chamado que Deus faz a cada homem e a cada mulher e este chamado exige uma resposta livre e um coração generoso, capaz de assumir os compromissos de ser sal da terra e luz do mundo.
Por Maria Taís