Notícias

Álbum Banquete Eterno já está disponível nas plataformas digitais

Os álbuns litúrgicos já fazem parte da história da Comunidade Católica Shalom.

comshalom

Com o propósito de celebrar os 40 anos da Vocação Shalom, o álbum Banquete Eterno chega às plataformas digitais nesta sexta-feira, 8 de abril. A obra, que traz 13 músicas litúrgicas exclusivas, produzidas por membros da Comunidade Católica Shalom, tem sido bastante aguardada pelo público. Vale destacar que a produção é um dom ofertado pela Comunidade, neste tempo especial, à Igreja para ajudar os fiéis a rezar durante as celebrações eucarísticas. A seguir, confira os detalhes do álbum Banquete Eterno.

[ESCUTE JÁ EM SUA PLATAFORMA FAVORITA]

Você também pode conferir as músicas com letras e cifras pelo Canal oficial da Comunidade Shalom no Youtube. Ouça, compartilhe e aprenda a tocar e cantar as canções.

O projeto do álbum Banquete Eterno

Os álbuns litúrgicos já fazem parte da história da Comunidade. Ao longo do tempo, pelo menos, seis obras já foram produzidas. Inclusive, diversas canções desses álbuns são conhecidas e executadas em repertórios litúrgicos da Igreja Católica no Brasil e também em outros países.

Vale destacar que esses álbuns trazem marcas do Carisma Shalom e são, de modo particular, um dom ofertado à Igreja para melhor servi-la e amá-la em cada celebração eucarística. Com o Banquete Eterno, a proposta não é diferente. O intuito do projeto é também oferecer à Igreja canções que ajudem a assembleia a rezar.

“Esse álbum de uma forma profunda expressa ainda como nós colocamos a eucaristia no centro das nossas vidas. As canções vão falar do desejo de se ofertar inteiramente Àquele que tanto nos amou e expressar o desejo de amá-lo incondicionalmente com toda nossa imperfeição. Por isso, desejamos através desse álbum derramar sobre toda a humanidade o desejo de amar mais a Deus e de, por Ele, entregar nossas vidas”, partilha Gustavo Osterno, um dos missionários responsáveis pela direção do álbum.

Os fundadores da Comunidade também participaram do projeto. Emmir Nogueira ajudou nas correções das letras, orientando as composições para que em cada detalhe pudessem expressar o Carisma Shalom, assim como os outros álbuns. Já Moysés Azevedo acompanhou todo o processo, desde a aprovação das canções aos arranjos, demonstrando seu zelo profundo em servir melhor a Igreja e as celebrações eucarísticas.

A capa do álbum e sua inspiração

Por meio de nota, a Orne Estúdio Criativo, responsável pela concepção da capa, divulgou o caminho trilhado até o resultado. No informativo, a agência destaca que a imagem do álbum expressa o banquete da eternidade por meio do movimento da mão que oferta o alimento – no caso, a mão do próprio Cristo.

E esse gesto simples é percebido rapidamente por quem visualizar a capa do álbum. A linguagem escolhida para esse projeto foi a fotográfica, fazendo referência ainda ao projeto visual do álbum Obra Nova, primeira produção musical da Comunidade Shalom.

“Quis usar na fotografia uma mesa de altar real, para ter sentido além do estético, neste caso, o primeiro altar da Cidade do Natal, no Rio Grande do Norte, que está na Catedral. Uma pedra que lembra também o sepulcro, criando ponte com a ressureição. O altar de Cristo é a mesa do banquete. […] Na terça-feira de Carnaval, realizei a pré-produção dos elementos para a cena com grande dificuldade, pois grande parte do comércio estava fechada, por volta das 23h liguei para o Wilde Fábio [um dos responsáveis pela direção artística do projeto] e comentei que iríamos tentar produzir uma fotografia para a capa do álbum. E assim na Quarta-Feira de Cinzas, antes da missa das 16h30, estávamos na Catedral de Natal produzindo. Terminamos a sessão com a Catedral já acolhendo fiéis para a missa, eles não entenderam o porquê daquelas estruturas de estúdio fotográfico estarem no presbitério. Uma cena engraçada”, partilha Álec Luan Damascena, publicitário e diretor de arte da Orne Estúdio Criativo.

Capa do álbum Banquete Eterno

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Edições Shalom (@edicoesshalom)

Alma de Cristo, primeira música lançada

A primeira música a ser lançada do álbum Banquete Eterno foi Alma de Cristo. A letra da canção é baseada na oração que tem o mesmo nome. Geralmente, a oração Alma de Cristo é feita após receber o Corpo Santo de Cristo na Comunhão. Já o novo arranjo contou com a participação de Guilherme Pontes, Keciane Lima, Wilde Fábio, Eduardo Cardoso, Leozany Oliveira, Yuri Costa, Justine Lafferrière, Amanda Pinheiro, Ana Gabriela, Davidson Silva  e Augusto César.

Confira a ficha técnica do álbum

Álbum Banquete Eterno (13 faixas)

Edições Shalom

Produção Fonográfica: Comunidade Católica Shalom

 Coordenação Geral: Wilde Fábio e Gustavo Osterno

Gerência Geral: Caio Rodrigues

 Direção Executiva: Wilde Fábio e Sibelle Veiga

 Direção Artística: Wilde Fábio, Gustavo Osterno e Nicodemos Costa

Direitos autorais: Guilherme Pontes e Bia Albano

Produção Musical: Pedro Veiga e Eduardo Cardoso

Mixagem e Masterização: Gustavo Essinger 

 Arranjo instrumental: Pedro Veiga, Eduardo Cardoso

Arranjos vocais: Guilherme Pontes e Evandro Jorge

Arranjo de Cordas: Ronaldo de Oliveira

Programação: Wagner Derek e Rafael Pereira

 Cordas: St Petersburg Studio Orchestra; 

Regência: Maestro Kleber Augusto;

Composição: Gustavo Osterno, Nicodemos Costa, Susi Castro, Laura Salvador, Guilherme Pontes, Keciane Lima, Wilde Fábio, Mylene Otou, Eduardo Cardoso, Pedro Veiga, Fabio Lima, Leozany Oliveira, Leonardo Biondo, Evacy Assunção, Yuri Costa, Pe. Cristiano Pinheiro, Pe. Vicente Tomás, Justine Lafferrière, Amanda Pinheiro, Sibelle Veiga, Ana Gabriela, Davidson Silva, Rafael Morel e Augusto César.

Data da gravação: 2021.2

Direção Vocal: Gustavo Osterno, Eduardo Cardoso, Pedro Veiga

Coro – Base Masculina: Gustavo Osterno, Guilherme Pontes, Pedro Veiga, Max Lucena, João Carlos e Maurício Jorge 

Coro – Base Feminina: Jéssica Layana, Susi Castro, Tatiane Rodrigues, Bia Albano, Chris Sousa

Vocal e Abertura: Augusto César, Guilherme Pontes, Rafael Morel, Thaís Oliveira, Chris Sousa, Max Lucena e Lindenês Marinho.

Guitarra e violão: Eduardo Cardoso / Bateria: Renan Martins / Baixo: Gustavo Essinger / Teclado: Pedro Veiga

CANTO DE ENTRADA – Festa do Cordeiro

KYRIE ELEISON – Renova o mundo

GLÓRIA – Rei dos céus

ACLAMAÇÃO – Eterna vida

OFERTÓRIO – Corações abrasados

SANTO – Hosana nas alturas

ORAÇÃO EUCARÍSTICA – Oração eucarística I

ANTÍFONAS DE ADORAÇÃO

CORDEIRO DE DEUS – Dai-nos a paz

COMUNHÃO 01 – Banquete eterno

COMUNHÃO 02 – Alma de Cristo

AÇÃO DE GRAÇAS – Sopra em meu jardim

CANTO FINAL – Rainha dos céus

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.