O encontro All Together, que acontece ao final da JMJ, reuniu jovens shalom de vários países na Igreja Paroquial de São Domingos de Benfica na segunda-feira, (7), em Lisboa. Houve momentos de louvor, adoração, presença do Missionário Shalom, com destaque para o momento de testemunhos.
Bertrand Wadi, assessor jovem e consagrado da Comunidade de Vida, disse que a presença do jovem Shalom na JMJ é importante: “Para mostrar que amamos a Igreja, os jovens, o Santo Padre. O jovem Shalom faz questão de estar na Jornada porque são peregrinos, missionários e para mostrar também que o nosso carisma está a serviço da Igreja.”
Shalom para todos os povos
Durante o momento de testemunhos, jovens de várias nacionalidades partilharam a sua
experiência com o Carisma. Poloneses falaram da voz de Deus por meio da oração; Rosa
Akane, jovem Japonesa fez uma partilha que tocou a muitos dos presentes. Confira o testemunho na íntegra aqui.
Os jovens americanos preparam a leitura de um poema, uma música e um vídeo apresentando seu país, enquanto os irmãos da Terra Santa testemunharam a vivência a experiência com Deus na terra da Virgem Maria. Foi uma forte experiência da internacionalização do carisma em que os irmãos puderam sentir a experiência de unidade por meio da fé e do carisma que une culturas, línguas e expressões diversas.
Isabele Miranda, 17, Obra na Missão de Palmas (TO – BR), diz que a experiência do All Together foi revigorante. “ Por mais que existam os “perrengues” durante a JMJ, encerrar com o All Together foi a chave, o ponto final, a cereja do bolo, porque foi juntar a Comunidade, uma oportunidade para várias pessoas conhecerem [o carisma] e de escutar as palavras do fundador, foi ótimo.”
“A JMJ é uma coisa sobrenatural “
Durante o encontro, Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom, proferiu algumas
palavras aos jovens com base nas mensagens do Papa Francisco dirigida aos jovens.
O Fundador falou da imensa alegria que o Papa tinha em estar com os jovens, do fato da
JMJ ser uma esperança para a Comunidade e para o mundo inteiro. É preciso “gravar na inteligência e no coração as mensagens do Papa “, disse Moysés. Ele lembrou a fala de Francisco ao dizer que Deus quer atrair a todos.
“A igreja é lugar de todos,
opera em todos,
e santifica a todos.”
Francisco disse durante a Jornada que “o único momento em que é lícito olhar uma pessoa
de cima para baixo é para ajudá-la a levantar-se” e Moysés acrescentou “Essa é a nossa
missão ” e que é preciso treinar.
Moysés falou sobre a Visita que o Papa fez a Fátima para rezar pela paz e pelos enfermos
e partilhou sobre a devoção a Nossa Senhora Apressada proposta por Francisco.
Para encerrar, Moysés disse aos jovens: “Querido jovem, quando você não sabe o que fazer, quando as aflições são muitas. Quando você não vê a porta, corre para ela [Maria], aliás, ela já correu para você porque ela é apressada, e se joga no colo dela.”
O Fundador deu a mesma dica aos jovens que veem outros em aflição e angústia: a correr para essa pessoa. A ser como Nossa Senhora Apressada que saiu ao encontro de Isabel.
A Santa Missa foi presidida por Dom Américo Aguiar, cardeal nomeado que estava responsável pela JMJ Lisboa 2023, bem como foi concelebrada por alguns sacerdotes da Comunidade Shalom – como o Padre Franco Galdino, Padre João Wilkes e Padre Saulo. Na assembleia, alguns dos membros do Dicastério dos Leigos também estiveram presentes.
Dom Américo ao proferir suas palavras disse “Contamos com o Shalom para gritar e fazer a
Palavra chegar a todos.”
Uma alegria nova, missionária
Bertrand Wadi, finalizou ao partilhar dos frutos que podem ser vistos na juventude Shalom
após o All Together, ele diz que pode ser vista “uma alegria nova, verdadeira, renovada da parte dos jovens, que é fruto de uma perseverança no caminho proposto pela igreja, pelo Papa durante essa jornada”.Elisangela Assis