Shalom

All Together: Juventude Shalom de todo o mundo se encontra em Lisboa

Jovens testemunham sua experiência com o Carisma e ouvem palavras do fundador, Moysés Azevedo

comshalom
(Imagem/Comshalom)

O encontro All Together, que acontece ao final da JMJ, reuniu jovens shalom de vários países na Igreja Paroquial de São Domingos de Benfica na segunda-feira, (7), em Lisboa. Houve momentos de louvor, adoração, presença do Missionário Shalom, com destaque para o momento de testemunhos.

Bertrand Wadi, assessor jovem e consagrado da Comunidade de Vida, disse que a presença do jovem Shalom na JMJ é importante: “Para mostrar que amamos a Igreja, os jovens, o Santo Padre. O jovem Shalom faz questão de estar na Jornada porque são peregrinos, missionários e para mostrar também que o nosso carisma está a serviço da Igreja.”

Shalom para todos os povos

(Imagem/Comshalom)

Durante o momento de testemunhos, jovens de várias nacionalidades partilharam a sua
experiência com o Carisma. Poloneses falaram da voz de Deus por meio da oração; Rosa
Akane, jovem Japonesa fez uma partilha que tocou a muitos dos presentes. Confira o testemunho na íntegra aqui.

Os jovens americanos preparam a leitura de um poema, uma música e um vídeo apresentando seu país, enquanto os irmãos da Terra Santa testemunharam a vivência a experiência com Deus na terra da Virgem Maria. Foi uma forte experiência da internacionalização do carisma em que os irmãos puderam sentir a experiência de unidade por meio da fé e do carisma que une culturas, línguas e expressões diversas.

Isabele Miranda, 17, Obra na Missão de Palmas (TO – BR), diz que a experiência do All Together foi revigorante. “ Por mais que existam os “perrengues” durante a JMJ, encerrar com o All Together foi a chave, o ponto final, a cereja do bolo, porque foi juntar a Comunidade, uma oportunidade para várias pessoas conhecerem [o carisma] e de escutar as palavras do fundador, foi ótimo.”

“A JMJ é uma coisa sobrenatural “

Durante o encontro, Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom, proferiu algumas
palavras aos jovens com base nas mensagens do Papa Francisco dirigida aos jovens.

(Imagem/Comshalom)

O Fundador falou da imensa alegria que o Papa tinha em estar com os jovens, do fato da
JMJ ser uma esperança para a Comunidade e para o mundo inteiro. É preciso “gravar na inteligência e no coração as mensagens do Papa “, disse Moysés. Ele lembrou a fala de Francisco ao dizer que Deus quer atrair a todos.

“A igreja é lugar de todos,
opera em todos,
e santifica a todos.”

Francisco disse durante a Jornada que “o único momento em que é lícito olhar uma pessoa
de cima para baixo é para ajudá-la a levantar-se” e Moysés acrescentou “Essa é a nossa
missão ” e que é preciso treinar.

Moysés falou sobre a Visita que o Papa fez a Fátima para rezar pela paz e pelos enfermos
e partilhou sobre a devoção a Nossa Senhora Apressada proposta por Francisco.

Para encerrar, Moysés disse aos jovens: “Querido jovem, quando você não sabe o que fazer, quando as aflições são muitas. Quando você não vê a porta, corre para ela [Maria], aliás, ela já correu para você porque ela é apressada, e se joga no colo dela.”

O Fundador deu a mesma dica aos jovens que veem outros em aflição e angústia: a correr para essa pessoa. A ser como Nossa Senhora Apressada que saiu ao encontro de Isabel.

A Santa Missa foi presidida por Dom Américo Aguiar, cardeal nomeado que estava responsável pela JMJ Lisboa 2023, bem como foi concelebrada por alguns sacerdotes da Comunidade Shalom – como o Padre Franco Galdino, Padre João Wilkes e Padre Saulo. Na assembleia, alguns dos membros do Dicastério dos Leigos também estiveram presentes.

Dom Américo ao proferir suas palavras disse “Contamos com o Shalom para gritar e fazer a
Palavra chegar a todos.”

(Imagem/Comshalom)

Uma alegria nova, missionária

Bertrand Wadi, finalizou ao partilhar dos frutos que podem ser vistos na juventude Shalom
após o All Together, ele diz que pode ser vista “uma alegria nova, verdadeira, renovada da parte dos jovens, que é fruto de uma perseverança no caminho proposto pela igreja, pelo Papa durante essa jornada”.Elisangela Assis


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.