Nascida no meio dos jovens e chamada a evangeliza-los, a Comunidade Católica Shalom sempre nutriu um zelo especial com os pobres. “Os pobres para nós são um dom, como dizem os nossos Estatutos. Acolher esse dom para nós realmente é tocar no próprio Cristo e isso nos dá a experiência de compaixão verdadeira que nos faz realmente ser discípulos e ministros da paz”, explica a Assessora de Promoção Humana, Jeovana Freitas.
Leia também| Ministério de Promoção Humana: protagonistas da cultura do encontro
Novo impulso nos 40 anos de fundação
Os 40 anos de fundação marcam um novo impulso do Carisma Shalom na vivência da caridade divina em meio aos pobres. De acordo com Jeovana, a vivência plena do Carisma exige que os missionários cultivem estas três amizades: com Deus, com os jovens e com os pobres. “Bendito seja Deus que nestes 40 anos o Senhor tem nos dado muitas graças para vivermos essa amizade com os mais pobres através do Projeto Shalom Amigo dos Pobres e dos Espaços de Paz”.
Jeovana recorda ainda que a graça dos 40 anos tem levado a Comunidade Shalom a se aproximar dos pobres de diversas nacionalidades, como os refugiados ucranianos na Europa.
“O Senhor que tem nos dado esses amigos mais pobres que não tem somente um rosto aqui do Brasil, mas eles apresentam rostos de pessoas espalhadas no mundo inteiro: os refugiados ucranianos, amigos que estão em missões como Nova Iorque, missões da Europa, na África. É muito belo ver que Deus vai nos dando, nos fazendo viver essa experiência de amizade”, Jeovana.
Protagonismo da Caridade Divina
O missionário da Comunidade Vida, Thacio Romano, explica que o amor e serviço aos pobres no Carisma Shalom é um transbordamento da Caridade Divina. “O protagonismo desse cuidado com os pobres é da caridade divina. A caridade que nós recebemos diretamente do coração de Jesus nós queremos dar, nós queremos dispensar. E os pobres são estes que recebem esta caridade”.
Ainda de acordo com o missionário, Deus se utilizou da pandemia para gerar um novo transbordamento da Sua Caridade por meio do Carisma Shalom. “A gente vê o agir de Deus em meio a essa pandemia, que não era vontade de Deus, mas que Deus acaba se utilizando. Nós percebemos um grande agir de Deus para nós enquanto Carisma Shalom, Deus nos presenteando com uma forma nova de olhar o pobre, uma forma nova de trabalhar com o pobre”, Thacio Romano.