Shalom

Andreia Gripp apresenta ‘Vocação à Santidade’, novo livro da Série Philippos

Em entrevista ao portal comshalom, a autora comentou o processo de escrita. O e-book já está disponível!

comshalom

‘Vocação à Santidade’, novo livro da Série Philippos, será lançado na próxima quarta-feira (21), a partir das 19h30, em uma live exclusiva no canal da Comunidade Católica Shalom no YouTube. Andreia Gripp, consagrada da Comunidade de Aliança e autora da obra, falará sobre o conteúdo do livro, disponível na Livraria Shalom. Em entrevista ao portal comshalom, Andreia comentou o processo de escrita.

[ADQUIRA SEU E-BOOK]

Portal comshalom (SH): Como iniciou o processo de produção do livro? E quanto tempo durou?

Andreia Gripp (AG): O processo foi iniciado a partir de um convite feito no início do ano. Eu estava terminando minha tese de doutorado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Aceitei o convite “com temor e tremor” (Fil 2, 12-16). Logo assim que recebi o convite, antes de aceitar, eu rezei com o texto de Filipenses. Eu nunca tinha pensado em escrever um livro sobre esse tema e, confesso, fui tentada a não aceitar por não me sentir capaz. Mas, rezando com a carta de São Paulo, me tocou fortemente a afirmação do apóstolo: “Porque é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar. Fazei todas as coisas sem murmurações nem críticas…” Sim, é Deus quem realiza tudo. Convencido o meu coração, dei o meu sim ao projeto e iniciei o caminho que durou 8 meses. Entreguei o texto para avaliação no dia 14 de agosto.

SH: Quais as dificuldades durante a produção?

AG: A grandiosidade do tema foi a maior dificuldade. Pensava: “Como abordar de forma simples, mas com fundamento teológico, o chamado universal à santidade?” Nos meses que se seguiram, em minha oração pessoal e vigílias sempre rezei na intenção do livro e de todas as pessoas a quem ele irá alcançar. E foi de oração em oração, de vigília em vigília, que foi surgindo a estrutura dos capítulos.

SH: Qual a importância do livro no caminho vocacional?

AG: Acredito que o livro ajudará a compreender o que significa dizer que todas as pessoas são chamadas à santidade. Porque quando a doutrina da Igreja diz todos os batizados, significa exatamente isso: TODOS, sem excluir ninguém. A santidade é um chamado que Deus faz a todos e a cada um, de forma individual, e a resposta é também individual. O texto apresenta um itinerário que levará o leitor e a leitora a encontrar o seu caminho vocacional, na sua história pessoal, estando ele e ela inseridos num contexto social e cultural próprio.

SH: Como você explica vocação e santidade?

AG: Vocação é um chamado, eu diria irresistível. Encontramos na vocação a resposta ao nosso anseio por felicidade. Sendo um chamado, ela exige uma resposta pessoal, que só o indivíduo pode dar. Ninguém pode dar por ele. Para dar essa resposta, é necessário oração, discernimento e conhecimento. No caso de uma vocação vivida num carisma específico, é preciso conhecimento da Palavra de Deus e do carisma. A santidade é igualmente um chamado, porque é uma vocação, e um dom dado por Deus aos seus filhos e filhas. É parte dEle mesmo que nos é oferecida. E por isso mesmo acredito que a santidade é também uma resposta do ser humano a Deus e à humanidade, que brota de uma decisão pessoal. A santidade não é uma lista de coisas a fazer ou a dizer.

SH: Qual o público alvo do livro?

AG: Todas as pessoas que desejam crescer na fé e responder com amor ao chamado que Deus faz a cada um de nós. Por isso, foi escrito em linguagem simples e aborda os temas de forma prática.

Sobre Andreia Gripp

Andréia Gripp é consagrada com promessas definitivas na Comunidade de Aliança Shalom, teóloga e jornalista. Esposa, mãe e avó, é doutora em Teologia Sistemática-Pastoral pela PUC-Rio, é professora do Departamento de Teologia da mesma universidade, no Setor de Cultura Religiosa. Membro do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB / GRECOM). Mora atualmente na cidade do Rio de Janeiro.

O que é a Série Philippos

A Série Philippos é uma linha de cursos de formação doutrinária católica que tem como base o Catecismo da Igreja Católica e a forma própria do Carisma Shalom. O seu objetivo é formar a pessoa no conhecimento da fé, proporcionando-lhe uma base para que possa crescer na sua experiência pessoal com a Verdade do Evangelho e amadurecer na fé.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Philippos (Φίλιππος) é o nome no original grego do diácono Filipe, que, no caminho que leva de Jerusalém a Gaza, encontra um eunuco etíope que lê as Sagradas Escrituras sem conseguir compreendê-las (cf. At 8,26-34), a quem explica o texto Sagrado, anuncia a Boa Nova de Jesus (cf. At 8,35) e batiza (cf. At 8,36-38).

Esta série de cursos recebe, pois, este título por sua missão assemelhar-se àquela desta figura bíblica: introduzir, ensinar e explicar o mistério de Deus àqueles que já estão no caminho. O termo foi mantido em grego por se encontrar atrelado ao itinerário espiritual da Obra Shalom, o Caminho da Paz. A Série Philippos nos acompanhará ao longo das fases Kerygma, Filotéia, Metanoia, Koinonia e Martiria.

Lançamento do livro Vocação à Santidade

Data: quarta-feira (21/12) | Horário: 19h30

Live disponível no link a seguir: clique aqui


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.