‘Vocação à Santidade’, novo livro da Série Philippos, será lançado na próxima quarta-feira (21), a partir das 19h30, em uma live exclusiva no canal da Comunidade Católica Shalom no YouTube. Andreia Gripp, consagrada da Comunidade de Aliança e autora da obra, falará sobre o conteúdo do livro, disponível na Livraria Shalom. Em entrevista ao portal comshalom, Andreia comentou o processo de escrita.
Portal comshalom (SH): Como iniciou o processo de produção do livro? E quanto tempo durou?
Andreia Gripp (AG): O processo foi iniciado a partir de um convite feito no início do ano. Eu estava terminando minha tese de doutorado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Aceitei o convite “com temor e tremor” (Fil 2, 12-16). Logo assim que recebi o convite, antes de aceitar, eu rezei com o texto de Filipenses. Eu nunca tinha pensado em escrever um livro sobre esse tema e, confesso, fui tentada a não aceitar por não me sentir capaz. Mas, rezando com a carta de São Paulo, me tocou fortemente a afirmação do apóstolo: “Porque é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar. Fazei todas as coisas sem murmurações nem críticas…” Sim, é Deus quem realiza tudo. Convencido o meu coração, dei o meu sim ao projeto e iniciei o caminho que durou 8 meses. Entreguei o texto para avaliação no dia 14 de agosto.
SH: Quais as dificuldades durante a produção?
AG: A grandiosidade do tema foi a maior dificuldade. Pensava: “Como abordar de forma simples, mas com fundamento teológico, o chamado universal à santidade?” Nos meses que se seguiram, em minha oração pessoal e vigílias sempre rezei na intenção do livro e de todas as pessoas a quem ele irá alcançar. E foi de oração em oração, de vigília em vigília, que foi surgindo a estrutura dos capítulos.
SH: Qual a importância do livro no caminho vocacional?
AG: Acredito que o livro ajudará a compreender o que significa dizer que todas as pessoas são chamadas à santidade. Porque quando a doutrina da Igreja diz todos os batizados, significa exatamente isso: TODOS, sem excluir ninguém. A santidade é um chamado que Deus faz a todos e a cada um, de forma individual, e a resposta é também individual. O texto apresenta um itinerário que levará o leitor e a leitora a encontrar o seu caminho vocacional, na sua história pessoal, estando ele e ela inseridos num contexto social e cultural próprio.
SH: Como você explica vocação e santidade?
AG: Vocação é um chamado, eu diria irresistível. Encontramos na vocação a resposta ao nosso anseio por felicidade. Sendo um chamado, ela exige uma resposta pessoal, que só o indivíduo pode dar. Ninguém pode dar por ele. Para dar essa resposta, é necessário oração, discernimento e conhecimento. No caso de uma vocação vivida num carisma específico, é preciso conhecimento da Palavra de Deus e do carisma. A santidade é igualmente um chamado, porque é uma vocação, e um dom dado por Deus aos seus filhos e filhas. É parte dEle mesmo que nos é oferecida. E por isso mesmo acredito que a santidade é também uma resposta do ser humano a Deus e à humanidade, que brota de uma decisão pessoal. A santidade não é uma lista de coisas a fazer ou a dizer.
SH: Qual o público alvo do livro?
AG: Todas as pessoas que desejam crescer na fé e responder com amor ao chamado que Deus faz a cada um de nós. Por isso, foi escrito em linguagem simples e aborda os temas de forma prática.
Sobre Andreia Gripp
Andréia Gripp é consagrada com promessas definitivas na Comunidade de Aliança Shalom, teóloga e jornalista. Esposa, mãe e avó, é doutora em Teologia Sistemática-Pastoral pela PUC-Rio, é professora do Departamento de Teologia da mesma universidade, no Setor de Cultura Religiosa. Membro do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB / GRECOM). Mora atualmente na cidade do Rio de Janeiro.
O que é a Série Philippos
A Série Philippos é uma linha de cursos de formação doutrinária católica que tem como base o Catecismo da Igreja Católica e a forma própria do Carisma Shalom. O seu objetivo é formar a pessoa no conhecimento da fé, proporcionando-lhe uma base para que possa crescer na sua experiência pessoal com a Verdade do Evangelho e amadurecer na fé.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Philippos (Φίλιππος) é o nome no original grego do diácono Filipe, que, no caminho que leva de Jerusalém a Gaza, encontra um eunuco etíope que lê as Sagradas Escrituras sem conseguir compreendê-las (cf. At 8,26-34), a quem explica o texto Sagrado, anuncia a Boa Nova de Jesus (cf. At 8,35) e batiza (cf. At 8,36-38).
Esta série de cursos recebe, pois, este título por sua missão assemelhar-se àquela desta figura bíblica: introduzir, ensinar e explicar o mistério de Deus àqueles que já estão no caminho. O termo foi mantido em grego por se encontrar atrelado ao itinerário espiritual da Obra Shalom, o Caminho da Paz. A Série Philippos nos acompanhará ao longo das fases Kerygma, Filotéia, Metanoia, Koinonia e Martiria.
Lançamento do livro Vocação à Santidade
Data: quarta-feira (21/12) | Horário: 19h30
Live disponível no link a seguir: clique aqui