Shalom

Ao longo do Caminho da Paz, Deus gera frutos de santidade

Congresso comemora 15 anos do itinerário formativo da Obra Shalom. Gabriella Dias, Assistente Apostólica da Comunidade Shalom, explica como se desenvolveu essa sabedoria de Deus para o povo que Ele nos confiou.

comshalom

Nos dias 16 e 17 de março a Igreja do Ressuscitado que Passou pela Cruz recebeu mais de 750 pessoas diretamente comprometidas com o Ministério do Pastoreio em quase 40 missões e obras de difusão e irradiação espalhadas pelo Brasil. O Congresso do Caminho da Paz 2024 é um marco nos 15 anos de aplicação do itinerário formativo da Obra Shalom.

Gabriella Dias é Assistente Apostólica da Comunidade Shalom e trabalhou diretamente no desenvolvimento e acompanhamento da aplicação do Caminho da Paz ao longo desses anos. Ela comemora: “as pessoas aprenderam a rezar mais rápido, se comprometeram com os ministérios mais rápido… Amadureceram mais rápido!” Esses são os frutos que fazem do Caminho da Paz uma trilha segura de santidade para a Obra Shalom.

Na verdade, o Caminho da Paz existe desde 1982!

Como assim?! Em 2024 nós comemoramos 15 anos desse tal Caminho, mas é preciso voltar um pouco mais no tempo… “O Caminho da Paz é o caminho do Carisma Shalom. Então, a gente entende que ele surgiu com o Carisma”, esclarece Gabriella Dias. Desde as primeiras evangelizações na Lanchonete e os primeiros grupos de oração, nascia, espontaneamente, um modo de ser “Shalom”. “As pessoas aprendiam a rezar (contemplação), cresciam como família (unidade) e passavam a evangelizar outras pessoas (evangelização)”, descreve Gabriella Dias. Estava aí o tripé da Vocação Shalom!

Somente quando o Carisma se espalhou para outros lugares e culturas que surgiu a necessidade de estruturar o que já se vivia desde 1982. “Como é essa oração? Como viver a unidade? Como é a evangelização Shalom?” Para responder essas perguntas, em 2009, nasceu o que hoje se conhece como o Caminho da Paz. “Nós não planejamos como a partir de agora os grupos de oração iam viver. Não! Nós olhamos para trás e reconhecemos como o Espírito Santo conduziu os grupos de oração a viver”, pondera Gabriella Dias.

As orações, os estudos e as observações fizeram nascer as fases, uma trilha progressiva. “Nós compreendemos que a ação do Espírito Santo é uma ação gradativa. Em todo o Caminho existe vida de oração, vida fraterna e evangelização. Mas em intensidades e com assentos diferentes. Então, nós lançamos uma série de estudos bíblicos, livros espirituais e retiros que acompanhariam cada fase”, esclarece a missionária da Comunidade Shalom.

As fases do Caminho da Paz

Atualização, um presente para a Obra Shalom

Em 15 anos, muitos frutos vieram e muita coisa mudou. Por isso, estão sendo lançados novos estudos bíblicos, livros e grades formativas. Gabriella Dias explica essa atualização: “Reconhecendo que os casais têm experiências diferentes dos jovens, os jovens têm experiências diferentes dos adultos, reconhecendo que o Brasil vive de um jeito, a Europa de outro, essa diversidade, essa atualização para cada cultura e para cada faixa etária vai dar com certeza muito mais fundo para a obra, porque as pessoas vão compreender melhor como viver esse caminho de paz na realidade delas.”

Seja há 42 anos ou há 15 anos, é o Espírito Santo de Deus que opera a eterna novidade. “Deus é sempre novo, Deus é dinâmico. Então, nós estamos atualizando agora e vamos atualizar muitas outras vezes”, reconhece Gabriella. Esse é um grande presente para a Obra Shalom. “A gente vê o entusiasmo dos pastores e dos membros da Obra, porque vão ter novos apoios para a caminhada”, comemora.

O Congresso do Caminho da Paz

Com o tema “Um novo derramamento do Espírito Santo” o encontro celebra os 15 anos do itinerário formativo e oracional da Comunidade Shalom. De 15 a 17 de março estão reunidos na Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz, em Fortaleza, membros dos Ministérios de Pastoreio e Ensino e acompanhadores de diferentes missões da Comunidade Católica Shalom espalhadas pelo Brasil.

Leia mais:

“Dar de graça o que de graça recebemos” exige testemunho pessoal

Grupo de Oração é lugar de ser família Shalom

Vida de oração, alimento no Caminho da Paz

“Evangelizar é formar filhos maduros para Deus”, afirma Pe. Antônio na abertura do Congresso do Caminho da Paz

Congresso do Caminho da Paz divulga lista de pregadores e programação oficial

Caminho da Paz: movimento de escolha entre o Eterno e o transitório

Comunidade Shalom prepara celebração especial para os 15 anos do Caminho da Paz

Conheça os livros base do Caminho da Paz Kids

15 anos de Caminho da Paz: Confira alguns testemunhos


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.