Nos dias 16 e 17 de março a Igreja do Ressuscitado que Passou pela Cruz recebeu mais de 750 pessoas diretamente comprometidas com o Ministério do Pastoreio em quase 40 missões e obras de difusão e irradiação espalhadas pelo Brasil. O Congresso do Caminho da Paz 2024 é um marco nos 15 anos de aplicação do itinerário formativo da Obra Shalom.
Gabriella Dias é Assistente Apostólica da Comunidade Shalom e trabalhou diretamente no desenvolvimento e acompanhamento da aplicação do Caminho da Paz ao longo desses anos. Ela comemora: “as pessoas aprenderam a rezar mais rápido, se comprometeram com os ministérios mais rápido… Amadureceram mais rápido!” Esses são os frutos que fazem do Caminho da Paz uma trilha segura de santidade para a Obra Shalom.
Na verdade, o Caminho da Paz existe desde 1982!
Como assim?! Em 2024 nós comemoramos 15 anos desse tal Caminho, mas é preciso voltar um pouco mais no tempo… “O Caminho da Paz é o caminho do Carisma Shalom. Então, a gente entende que ele surgiu com o Carisma”, esclarece Gabriella Dias. Desde as primeiras evangelizações na Lanchonete e os primeiros grupos de oração, nascia, espontaneamente, um modo de ser “Shalom”. “As pessoas aprendiam a rezar (contemplação), cresciam como família (unidade) e passavam a evangelizar outras pessoas (evangelização)”, descreve Gabriella Dias. Estava aí o tripé da Vocação Shalom!
Somente quando o Carisma se espalhou para outros lugares e culturas que surgiu a necessidade de estruturar o que já se vivia desde 1982. “Como é essa oração? Como viver a unidade? Como é a evangelização Shalom?” Para responder essas perguntas, em 2009, nasceu o que hoje se conhece como o Caminho da Paz. “Nós não planejamos como a partir de agora os grupos de oração iam viver. Não! Nós olhamos para trás e reconhecemos como o Espírito Santo conduziu os grupos de oração a viver”, pondera Gabriella Dias.
As orações, os estudos e as observações fizeram nascer as fases, uma trilha progressiva. “Nós compreendemos que a ação do Espírito Santo é uma ação gradativa. Em todo o Caminho existe vida de oração, vida fraterna e evangelização. Mas em intensidades e com assentos diferentes. Então, nós lançamos uma série de estudos bíblicos, livros espirituais e retiros que acompanhariam cada fase”, esclarece a missionária da Comunidade Shalom.
Atualização, um presente para a Obra Shalom
Em 15 anos, muitos frutos vieram e muita coisa mudou. Por isso, estão sendo lançados novos estudos bíblicos, livros e grades formativas. Gabriella Dias explica essa atualização: “Reconhecendo que os casais têm experiências diferentes dos jovens, os jovens têm experiências diferentes dos adultos, reconhecendo que o Brasil vive de um jeito, a Europa de outro, essa diversidade, essa atualização para cada cultura e para cada faixa etária vai dar com certeza muito mais fundo para a obra, porque as pessoas vão compreender melhor como viver esse caminho de paz na realidade delas.”
Seja há 42 anos ou há 15 anos, é o Espírito Santo de Deus que opera a eterna novidade. “Deus é sempre novo, Deus é dinâmico. Então, nós estamos atualizando agora e vamos atualizar muitas outras vezes”, reconhece Gabriella. Esse é um grande presente para a Obra Shalom. “A gente vê o entusiasmo dos pastores e dos membros da Obra, porque vão ter novos apoios para a caminhada”, comemora.
O Congresso do Caminho da Paz
Com o tema “Um novo derramamento do Espírito Santo” o encontro celebra os 15 anos do itinerário formativo e oracional da Comunidade Shalom. De 15 a 17 de março estão reunidos na Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz, em Fortaleza, membros dos Ministérios de Pastoreio e Ensino e acompanhadores de diferentes missões da Comunidade Católica Shalom espalhadas pelo Brasil.
Leia mais:
“Dar de graça o que de graça recebemos” exige testemunho pessoal
Grupo de Oração é lugar de ser família Shalom
Vida de oração, alimento no Caminho da Paz
Congresso do Caminho da Paz divulga lista de pregadores e programação oficial
Caminho da Paz: movimento de escolha entre o Eterno e o transitório
Comunidade Shalom prepara celebração especial para os 15 anos do Caminho da Paz