Notícias

Aos 97 anos, morre Dom Terra, fundador do Instituto Divino Mestre e bispo auxiliar emérito de Brasília

Dom Terra, além de bispo e fundador de um instituto religioso, foi autor de uma extensa bibliografia referente à Bíblia.

comshalom

Dom João Evagelista Martins Terra, fundador do Instituto Divino Mestre e bispo auxiliar emérito de Brasília, faleceu aos 97 anos no fim da manhã desta sexta-feira, 11, depois de algumas semanas internado. Era querido por todos, sempre trazendo no discorrer de sua homilias e conversas a primazia das Sagradas Escrituras, sendo testemunho do seu próprio lema episcopal: “Cum Christo Et In Ecclesia” – “Com cristo e na Igreja”.

Paulista de Jardinópolis, nasceu em 7 de março de 1925 e foi ordenado padre em 1956 no Rio de Janeiro, aos 31 anos de idade. Já em 1964, ingressou na Companhia de Jesus e em 1988, recebeu a Ordenação Episcopal na cidade de São Paulo. Na arquidiocese de Brasília, foi bispo auxiliar entre os anos de 1994 e 2004.

Doutor nas áreas de Teologia, Filosofia, Sagrada Escritura, Arqueologia e em línguas semíticas, foi considerado um biblista de grande renome, tendo escrito mais de 220 obras publicadas por vários países do mundo. Morou 10 anos em Roma, onde trabalhou no jornal L’Osservatore Romano e pôde servir aos Papas da época: primeiro, o então, João Paulo II e Bento XVI.

No Brasil, teve um importante papel junto aos Novos Movimentos Eclesiais nascidos após o Concílio Vaticano II, participando de congressos e conferências, chegando a publicar um livro sob o título de “Novos Movimentos Eclesiais” onde descreve o desenvolvimento e importância desses Novos Movimentos na história da Igreja e afirma que “o carisma das primeiras comunidades apostólicas , revive hoje, com exuberância, nesses Novos Movimentos Eclesiais de nossos dias”.

Entre os legados que deixa, está o Instituto Divino Mestre, em Brasília, fundado por ele para formar formadores a serviço da Igreja e da humanidade. Foi na sede deste Instituto que fundou, que Dom Terra, passou seus últimos dias antes de ser internado e mesmo debilitado ainda fazia questão de celebrar todos os dias a Santa Missa com a comunidade religiosa.

Amanhã, às 7 horas, será a abertura da Catedral de Brasília e o início do velório. Em seguida, às 11 horas acontecerá a Santa Missa de corpo presente e logo após será o sepultamento na Cripta da Catedral de Brasília. 

Horlando Costa,
discípulo do Instituto Divino Mestre


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.