A imprensa local do Ceará acompanhou nos últimos dias o desdobrar-se da luta do pequeno Mateus pela vida que tomou repercussão nacional. Seus pais foram os grandes protagonistas desta batalha pela vida.
Conseguiram mobilizar amigos, profissionais da saúde e mídia. Deram uma alavancada na campanha de doação de medula óssea e num curto espaço de tempo conseguiram em torno de 8000 doadores.
A atitude heroína de Francisco e Clarisse Nogueira, os jovens pais de Mateus, remontam ao bravio empenho de tantos pais que não se poupam quando está em questão a vida de seus filhos.
Recordo-me por este episódio de meus pais que frente a uma enfermidade grave enfrentada por minha irmã foram capazes de dar uma guinada na vida da família. Com extrema coragem deixaram tudo que haviam construído no campo e superando medos, desafios e outras adversidades inauguraram um tempo novo na família cujos frutos foram colhidos posteriormente.
Bob e Mary Schindler, pais de Terri Schiavo, Norte-americanos lutaram até o fim para que sua filha não tivesse a vida tolhida pela eutanásia, o que não veio a acontecer. Já os progenitores de Lorenzo foram peças fundamentais na idealização e aplicação de um óleo para o filho que até então possuía seu efeito desconhecido em seres humanos. Tornou-se inclusive um filme.
Ainda poderia citar à luz do drama do pequeno Mateus o caso de Jorge e Maria Cecília, Fortalezenses, membros da Comunidade de Aliança Shalom, pais de Maria Teresa, que acolheram com amor no seio familiar à filhinha anencéfala que no veredito de muitos médicos deveria ter sua vida abortada no ventre materno.
Os pais de Mateus declararam que pretendem continuar com a campanha de doação de medula óssea, iniciada em vista do filho, e que já beneficiou vitalmente cinco pessoas. Com esta ação adentram na via dos felizes descobridores que fizeram à experiência do amor que vai além e plenifica-se quando torna-se doação total.
Caso fosse um parlamentar estadual ou vereador não exitaria em requerer condecoração a Francisco e Clarissa, como não o sou, deixo aqui registrado minha homenagem, acredito associada a milhares de outras pessoas que desejariam fazer o mesmo a estes representantes de um número incontável de pais que através de sua generosidade reluzem o verdadeiro brilho da Caridade em atos concretos.
Além de tudo este jovem casal são na sociedade, sem pretensões arquitetadas, artífices de uma verdadeira revolução que como uma chama vivaz alimenta-se do óleo mais puro, o destilado na dor do amor que é capaz de gerar vida e vida em abundância.
Francisco Vanderlúcio Souza
Membro da Comunidade Católica Shalom
Vanderluciosz@yahoo.com.br