O mês de outubro é marcado por duas grandes festas populares em honra à Virgem Maria no Brasil. O Círio de Nazaré reúne milhões de fiéis em romarias nas ruas e rios de Belém do Pará e a Festa da Padroeira do Brasil congrega peregrinos de todas as regiões do País que se voltam para Aparecida (SP) com o objetivo de honrar a Mãe de Jesus. Em comum, pode-se ver nas duas grandes festas celebradas uma multidão de fiéis, pessoas em sua maioria humilde e simples, que mostram o amor do povo brasileiro a Nossa Senhora.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Festa da Padroeira do Brasil
Aparecida fica no interior de São Paulo. Ao longo do ano todo, o santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida reúne milhões de fiéis. Mas em especial no mês da Festa da Padroeira do Brasil, a cidade é tomada por romeiros de todo Brasil. São pessoas que chegam em romarias e peregrinações a pé para honrar à Virgem de Aparecida.
A programação da Festa é extensa e conta com alvoradas, Missas, shows, carreatas, passeios ciclísticos ao longo dos dias da novena que antecedem o dia da Padroeira. Neste ano, a Festa contará com shows de artistas populares, apresentação de orquestra, toque dos sinos, procissão e, o principal, as Missas Solenes ao longo de todo o dia na Basílica.
Círio de Nazaré
A capital do Pará, Belém é tomada por devotos da Mãe de Jesus no mês de outubro. Neste ano, o Círio de Nazaré conta com 14 romarias celebradas pelas ruas e rios de Belém do Pará. A programação, que começou no dia 3 de outubro com a Missa no Santuário de Nazaré, terminará apenas no dia 23 com a trasladação da imagem de Nossa Senhora.
São romarias rodoviárias, fluviais, motorromarias que reúnem milhões de fiéis homenageando a Mãe de Jesus. Em todas elas, símbolos da fé dos paraenses (casinhas, objetos de cera, livros…), que expressam as graças alcançadas por intercessão da Virgem de Nazaré.