Mundo

Após 43 anos, Nasa divulga foto épica da Terra

comshalom

Planeta não era retratado desde missão da Apollo 17

terra-divulgacao-600-nasa
Foto: Divulgação/Nasa

Uma imensa bola azul envolta pela escuridão profunda: é assim que o planeta Terra, iluminado pelo Sol, aparece no último retrato tirado pela Nasa divulgado nesta segunda-feira (20). Essa é a primeira foto que a agência tira desde a famosa “Blue Marble”, de 7 de dezembro de 1972, que foi enviada do espaço pela missão Apollo 17.

A imagem colorida, capturada no último dia 6, foi obtida combinando três fotos diferentes para obter um retrato de qualidade. No primeiro plano, ela mostra a América do Norte e Central, enquanto a cor turquesa aparente refere-se ao cristalino mar caribenho. A “tinta” azul que surge do planeta ocorre pela difusão da luz solar sobre as moléculas da atmosfera. A foto foi tirada a uma distância de mais de 1,5 milhões de quilômetros pela câmera Epic (Earth Polychromatic Imaging Camera) que está a bordo do satélite Deep Space Climate Observatory (Dscovr). O equipamento é o mesmo que retratou as tempestades solares, divulgadas no último mês de fevereiro, em parceria com a Aeronáutica dos EUA e a Agência Norte-Americana para a Atmosfera e os Oceanos (Noaa).

Segundo a Nasa, em breve, a Epic enviará imagens diárias da Terra para os engenheiros que poderão monitorar o vento solar e a “meteorologia” do espaço em tempo real. A beleza do planeta na foto é tanta que até o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escreveu sobre o fato. “Acabei de receber essa nova foto da Terra da Nasa. Uma linda lembrança de que nós precisamos proteger o único planeta que temos”, postou o mandatário em sua conta pessoal no Twitter.

 

Fonte: Ansa


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.