Todos nós que acompanhamos a visita do Papa Bento XVI ao Brasil ficamos maravilhados e felizes com a acolhida e o amor com os quais ele dedicou aos jovens. Na verdade foi um sinal concreto de que a Igreja nunca perde esse olhar de misericórdia, de mãe que ama e cuida da juventude, exatamente porque Cristo ama cada jovem de maneira única.
O discurso que o Papa fez aos jovens no estádio do Pacaembu, São Paulo, mais uma vez ressaltou a importância e a urgência da evangelização dos jovens. De uma maneira particular motivou e convocou todos os jovens cristãos a serem os primeiros a levarem a Boa Notícia do Evangelho aos outros jovens. Somos a esperança e o futuro da Igreja, mas também o presente da igreja, disse o Papa. Quando um jovem conhece a pessoa de Jesus Cristo e faz a experiência de ser amado por Deus, começa então a ter uma vida nova e encontra a incomensurável alegria dos verdadeiros filhos de Deus. Portanto, é urgente que cada jovem cristão se torne apóstolo da juventude.
Já não podemos dizer como Jeremias, o Profeta: “Ah! Senhor Javé, não sei falar bem porque sou ainda muito jovem!” (Jr 1,6). É preciso confiança e fé de que não estamos sozinhos e que a evangelização não é obra de nossas mãos, mas é a ação poderosa do Espírito Santo que se utiliza de nós. Cabe-nos a docilidade e a coragem para nos deixarmos guiar. O Espírito Santo pode e quer nos dar a sabedoria e a criatividade para evangelizarmos os jovens, estejam eles onde estiverem: no ônibus, na faculdade, no shopping, na praça, no lazer, na praia, no cinema, não importa, Deus quer alcançá-los por meio de nós.
Ser um apóstolo da juventude é uma urgência, um desafio e uma real necessidade. Lembremos sempre que o bem maior que fazemos a uma pessoa é dar a ela a oportunidade de conhecer a Jesus Cristo. Talvez o medo, a vergonha, a timidez ou o sentimento de incapacidade possam paralisar você, mas não se deixe vencer. Um dia fomos evangelizados porque alguém venceu esses desafios. Experimente falar do amor de Deus para os jovens e desenvolva o hábito de evangelizar. O amor é o principio fundamental da evangelização. Se muito somos amados por Cristo, muito devemos amar (cf. Lc 7,47).
Muitos jovens nos esperam porque cada homem traz no seu íntimo o desejo de Deus. Sejamos apóstolos da juventude e antes de tudo, sejamos discípulos do Senhor, alegres, felizes por termos a Deus como primazia e centro da nossa juventude, amem muito a igreja, a Maria e tenhamos a coragem determinante de sermos testemunhas vivas do inesgotável amor que Cristo tem por cada jovem.
Antônio Marcos Ferreira de Aquino
Consagrado da Comunidade Vida Shalom