Formação

Aprendendo a ser Missionário(a) com Santa Teresinha do Menino Jesus

Por meio do testemunho da sua vida, que é preciso, todos os dias, darmos demonstrações de amor a Deus e aos irmãos. Aprenda a ser missionário(a) com essa jovem santa.

comshalom

Jovem, santa, padroeira das missões e doutora da Igreja. Santa Teresinha do Menino Jesus é uma das santas mais populares na Igreja hoje em dia.

Conhecida como padroeira dos jovens e das missões, Teresinha nos mostra por meio do testemunho da sua vida que é preciso todos os dias darmos demonstrações de amor a Deus e aos irmãos.

Certamente, já deve ter visto ou ouvido falar do filme “Teresinha” ou até mesmo do livro “História de uma Alma”, mas, caso ainda não os conheça, fica a dica de duas obras muito interessantes.

Teresinha faleceu com apenas 24 anos, e desde os seus 15 anos viveu reclusa num Carmelo. Mas, certamente deve estar se questionando, como alguém que viveu num convento pode ser padroeira das missões? Ou até mesmo, como ela se faz tão presente nos dias de hoje e inspira aos jovens? A resposta é bem simples: pelo amor.

A jovem Teresinha nasceu no século XIX, e se faz tão presente no nosso tempo por meio da sua espiritualidade diferenciada e modelo de santidade que inspira aos jovens. Por meio da sua vida, ela mostrou-nos que Jesus está bem junto de nós e que somos cuidados por Ele a todo instante, que é somente preciso estarmos atentos aos detalhes.

Alma Esposa de Cristo

Amante do sacrifício e da dor, Teresinha revelou-nos a verdadeira alegria de se consumir e se abandonar nos braços do Pai. Desde muito nova, ela demonstrava ter um coração dócil e inflamado de amor a Jesus e a Maria. Ela sabia que desde pequena era frágil e precisava abrir o seu coração ao Senhor, pois, somente assim, conseguiria se fazer humilde e vencer as suas próprias fraquezas.

Como o seu testemunho de vida nos fala ao coração, assim como Teresinha, é preciso sermos obedientes, pobres e castos. Como diz nos seus escritos autobiográficos, “História de uma alma”, Santa Teresinha afirma: “Ó Jesus, meu amor, a minha vocação, encontrei-a afinal: a minha vocação é o amor! […]”.

Como é importante buscarmos seguir os seus passos. Ela é exemplo, pois, nos ensina todos os dias que a caminhada com Cristo começa com o nosso autoconhecimento de reconhecer-nos pobres, fracos, cansados.

>> Adquira artigos religiosos de Santa Teresinha na Livraria Shalom

É no reconhecimento da nossa pequenez e humildade que iremos conseguir ser verdadeiros missionários, pois, é por meio dos gestos concretos, da caridade, que é possível amar a Deus e ao irmão.

Ela mostra-nos que para ser missionário não é preciso atravessar fronteiras, pois, é no encontro com a nossa família, amigos, trabalho e faculdade que conseguiremos ser jovens de Deus e anunciar a sua Palavra.

Além disso, ela nos faz entender que a santidade é possível sim, afinal, Deus jamais poderia nos inspirar desejos irrealizáveis. É por isso que, com o seu infinito amor, o Pai nos abraça e nos alcança todos os dias com a sua misericórdia.

Neste tempo em que rezamos sua Novena, busquemos mais uma vez anunciar que queremos ser jovens, missionários, que desejam a santidade, mas que principalmente almejam pela salvação das almas.

Ouça agora a canção da Comunidade Católica Shalom: Eu Serei o Amor.

Gabrieli Capelozza


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.