O mês de outubro é muito significativo para a Igreja Católica, especialmente para a Comunidade Shalom, pois se celebram a vida de muitos santos que são importantes para o carisma, tais como: Santa Teresa D’Avila e São Francisco de Assis que são os baluartes, Santa Teresinha do Menino Jesus, que lhe é confiada a intercessão dos jovens Shalom e também São João Paulo 2, no qual ‘aos seus pés’ nasceu a comunidade.
E o Espaço de Paz da missão de Chaves (PA) resolveu celebrar essas datas com as crianças e os adolescentes que participam da instituição.
Leia mais | Entrevista: Dilma França apresenta Espaço de Paz o Papa Francisco
Segundo a coordenadora pedagógica do Espaço de Paz, Natacha Graciano, o principal objetivo das celebrações foi proporcionar às crianças o conhecimento sobre a vida dos santos e despertar nelas o desejo pela santidade no seu cotidiano. Além de conhecer e aprofundar ainda mais no carisma Shalom.
Intercessão dos Santos
A programação contou ainda com momentos de oração onde as crianças puderam fazer pedidos de intercessão aos santos. “Ao longo das oficinas eles escreveram os seus pedidos e depositaram no momento de oração pedidos simples e significativos como um irmãozinho, um trabalho para mãe ou simplesmente saúde para a família e pelos ‘tios’ do Espaço de Paz. Estas crianças hoje aprendem a pedir a intercessão dos santos em um ato de confiança e abandono”, conta Natacha.
Durante as celebrações do mês missionário, uma cena ficou marcada na memória da pedagoga: “Ontem uma menina ao ver um ícone de Santa Teresinha do menino Jesus, pegou em sua mão e logo falou: ‘Esta é Santa Teresinha do menino Jesus!’. Neste breve instante, ela parou e ficou contemplando a imagem. Nesse dia ela estava bem agitada, dispersa e não conseguiu realizar as atividades propostas junto com o restante da turma. Em meio a sua dispersão algo lhe chamou atenção e foi justamente a ‘santa das rosas’ que tínhamos abordado no início do mês. São estes pequenos detalhes e fagulhas que vão sendo lançados e vão despertando o interesse das nossas crianças”, revela a pedagoga.
Leia mais | Adolescente do Marajó participa de Convenção no Vaticano e encontra o Papa Francisco
Além de ser incentivada a devoção aos santos, foi celebrado o Círio das Crianças de Nossa Senhora de Nazaré, em comunhão com a Paróquia de Santo Antônio, no qual, as crianças assistidas pelo Espaço de Paz fizeram uma apresentação musical e rezaram o terço mariano.
Espiritualidade do Espaço de Paz
Para a instituição a oferta de atividades nesse âmbito são essenciais, pois se acredita que a transformação dos corações se realiza a partir de uma experiência pessoal com Jesus Cristo que leva à transcendência, desenvolvimento e mudança de vida.
Segundo o Projeto Político Pedagógico – PPP do Espaço de Paz, é oferecida a espiritualidade cristã, no Carisma próprio da Comunidade Católica Shalom. Em consonância com o pensamento personalista, a espiritualidade Shalom manifesta como uma de suas missões essenciais:
“Reconciliar o coração do homem com Deus através de Jesus Cristo (…), reconciliar o coração do homem com o próprio homem (consigo e com os semelhantes), reconciliar o coração do homem com a natureza”, Moysés Azevedo
Voluntariado Prolongado 2023
Natacha é uma dos cinco voluntários que estão morando em Chaves há alguns meses para desenvolver trabalhos socioeducativos no Espaço de Paz.
A missão aguarda a chegada de novos profissionais que queiram dispor do seu tempo e talentos à serviço dos mais pobres.
E você, já pensou em se aventurar na vontade de Deus e passar um ano de missão na Ilha do Marajó?
Partilhe com seu formador comunitário ou pastor de grupo de oração e peça à Comunidade para ser um voluntário do Espaço de Paz de Chaves.
Mais informações entre em contato com:
Por Socorrinha Mouta