Shalom

“Aproximai-vos da minha glória” é o convite de Deus para Comunidade Shalom

Um nova transformação a partir da experiência com o Ressuscitado marca o Retiro de Transbordamento da Escuta de 2024 que está sendo pregado por Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom. Saiba detalhes

comshalom
FOTO: COMSHALOM

Na manhã deste sábado, 25 de maio, começou o Retiro de Transbordamento da Escuta 2024, de forma presencial em Fortaleza/CE e transmitido para todas as missões da Comunidade Shalom.

Na ocasião, o fundador e moderador geral, Moysés Azevedo, falou para a Comunidade Shalom a escuta do Retiro do Conselho Geral, que anualmente, se reúne durante cinco dias de oração parA ouvir de Deus seus desígnios para a vocação. A partir das orações, durante esse retiro, acontece um discernimento comunitário que fundamenta as pregações dadas durante o Retiro de Transbordamento. 

 “Não fazemos outra coisa a não ser estarmos diante do Senhor em oração e uns dos outros em discernimento para colher do coração de Deus as inspirações que Ele tem para a Comunidade, para este novo ano que nós viveremos”, assegura.

Antes de adentrar no tema da pregação, ele recordou aos missionários as fontes da inspiração da Escuta do Retiro de Conselho Geral, que são: a palavra de Deus, o magistério da Igreja, o carisma Shalom e a as moções do Espírito Santo. 

O convite a se aproximar da glória de Deus

O primeiro tema abordado nesta manhã foi a visualização do Ressuscitado que passou pela Cruz e que está sendo escrito na Igreja do Ressuscitado. 

A luz do rosto do ícone e da palavra, fonte do carisma Shalom, João 20, 19, o Senhor nos fez um convite – lembrando que o ícone é a imagem da palavra que nos é comunicada – ao nos mostrar o Ressuscitado que passou pela Cruz, esse ressuscitado manifesta a glória, Ele nos convida a entrarmos na glória de Deus“, declara. 

Ele reforça que não apenas é um convite divino a uma experiência com sua glória, mas a “entrar “nela. A seguir, confira uma das moções do Espírito: 

Minha alma tem sede, aproximai-vos do esplendor da minha glória, do esplendor da minha presença. Quero inseri-los na minha beleza, quero inseri-los na minha glória. Aproximai-vos com tudo o que tendes, com tudo o que sois. Aproximais-vos com vossos pecados e não tenhais medo. .. como sois e como estais. Não tenhais medo do esplendor da minha glória, Quero vos acolher como estais E acolhendo-vos em mim, vos transformar

Assim, Jesus se apresenta como alguém que não espera iniciativa humana, mas que vai ao encontro do homem. É o que afirma também São João Crisóstomo: 

Cristo se apaixonou por uma prostituta! E o que ele faz? Não sendo ela capaz de se elevar, ele desceu. Ele entra em sua casa e a vê bêbada. (…) Ele a encontra coberta de feridas, enlouquecida, à mercê de demônios. E o que ele faz? Ele a lev. 213,r.
ele a leva como esposa. E o que ele lhe dá? Um anel! O anel do Espírito Santo (…) O amante que ama loucamente não se detém na forma, porque o amor louco não se centra nas deformidades. É por isso que é um amor louco, porque muitas vezes ama até mesmo o que é deformado. Isto é o que Cristo faz: ele vê a sua deformidade, ama-a loucamente e faz dela uma nova criatura”

LEIA TAMBÉM | Conheça o protótipo do ícone central da igreja do Ressuscitado

A atração

Com esse exemplo, Moysés revela outro ponto sobre a moção: a atração ao Ressuscitado que age como se fosse um imã, atraindo até o que é mais deformado na humanidade:

“Quanto mais resistente, mais oposto, mais ele atrai, porque Ele quer transformar, unir a ele, para que entrando nele, sejamos transformados. Neste dia, deixe-se atrair por Ele. Não tenha medo da glória dele, da santidade dele. Deixe que suas resistências se tornem fonte de atração. Ele quer glorificar o que não está glorificado. Ele quer atrair o que esta longe, para ele, por isso essa obra é de atração e rendição a tudo aquilo que é oposto a Ele, em nós”, afirma. 

Entretanto, ele esclarece que, para que haja uma união total com o Senhor, é preciso a escolha humana, pois não existe esponsalidade sem o uso da liberdade. 

“Se o seu desejo estiver fraco, o amor pode fazer crescer e ele na sua glória vem aumentar esse desejo em nós”, garante.

Reconhecimento da nossa pequenez

Mas como saber se está na presença de Deus? Moysés explica que é o reconhecimento da pequenez, pois só os pequenos podem contemplar e reconhecer a glória de Deus.

“Venham com a vossa pobreza e vossos pecados, mas aproximai-vos de mim” trecho da Escuta 2024.

Ele aponta um sinal para quem quer saber se estamos próximos da glória de Deus: “Quanto mais próximos, mais pequenos nos reconhecemos e somos, mas é uma pequenez autêntica, que faz brotar a sã humildade. Quanto mais distantes, maiores nos sentimos, mais “inchados” nos tornamos, mais orgulhosos. Se estamos nela, as coisas tomam sua devida proporção na nossa vida“.

Para Moysés, a pequenez é uma oportunidade, pois “pequenos, podemos entrar nas chagas abertas do seu coração e é indispensável para éramos na glória de Deus”.

“Olhai para mim, sereis radiantes e o vosso rosto não precisará se cobrir de vergonha”

Este é um convite divino aos missionários retornarem à vida de contemplação, que faz parte do tripé do carisma.

Na verdade, o Senhor está nos dizendo que nós seremos libertados das nossas vergonhas pelo amor e a contemplação, a experiência pascal de contemplação e esponsalidade que gera alegria e fecundidade em nossas vidas.” 

Quem é você? 

Recordando a passagem que Jesus Ressuscitado chama Madalena por Maria, ele disse que o Senhor pronunciou a identidade mais profunda dela. “Ao pronunciar o nosso nome, ele se revela a nós e nos revela a nós mesmos. Ao dizer o nosso nome, ele nos livra do pecado da despersonalização. O pecado nos faz viver fora Deus, do carisma e de nós mesmos.”

“A predileção de Deus é medida pelo o que Ele nos pede não pelo ele dá. E a intensidade do nosso amor consiste em se deixar ser transformados nessa glória. Que não retenhamos nada, mas possamos dar tudo a Ele. Você já permitiu a Deus te amar intensamente pedindo tudo de ti?”, questiona Moysés. 

Jogar-se no coração de Jesus

Mais uma vez estou no meio de vós, mais uma vez apresento meu coração aberto a vós, não tenhais medo, eu vos atraio. Jogai-vos dentro de mim, jogai no meu coração os vossos fardos, as vossas preocupações, as vossas dores, porque tudo isso mergulhado na minha glória é transfigurado. Não só jogais as coisas, mas jogai-vos vocês mesmos, dentro de mim e eu vos glorificarei”(Trecho da Escuta 2024). 

Sobre essa moção, Moysés diz: “Ao jogar-se com tudo, Deus ordenará tudo. O que impede a ti Shalom? Volta ao amor da tua juventude se deixando unir e transformar por Ele. Não fazendo uma coisa separado dele”.

Para ele, a glória divina pode transformar tudo, inclusive as realidades mais concretas. 

“Somos um povo, não somos indivíduos que resolvem sua vida sozinhos. Nós precisamos uns dos outros para nos jogarmos, por isso quem se isola perde, se afasta do corpo glorioso do Senhor. Somos um povo e como povo precisamos nos jogar. Não tenhamos medo do processo amoroso de glorificação e santificação que ele deseja realziar em nós“, adverte. 

Após a pregação, os fiéis se reuniram para Adoração ao Santíssimo Sacramento. 

Leia também | Comunidade Shalom se reúne em retiro neste fim de semana, saiba mais

Ano de intercessão e de graças especiais

Em 2024 o Transbordamento da Escuta tem um caráter ainda mais especial. Estamos em preparação para celebrarmos a Assembleia Geral Ordinária 2024Orgão máximo de discernimento na Comunidade Shalom, a AG2024 será realizada de 16 a 30 de agosto, em Fortaleza-CE, Casa Mãe da Comunidade Shalom. Para saber mais sobre a AG, veja o vídeo abaixo:


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.