Formação

Santos Arcanjos

comshalom

Celebramos neste dia 29 de setembro a festa dos três Arcanjos que na Sagrada Escritura são mencionados pelo nome: Miguel, Gabriel e Rafael. São João Paulo II nos exorta “a refletir sobre a figura e a função destes singulares príncipes da milícia celeste e a honrá-los com a oração. Cada um de nós deve procurar sentir os três Arcanjos como amigos e protetores junto de Deus e invocá-los freqüentemente e confiadamente”.

Qual é a tarefa dos três Arcanjos? Eles estão na presença de Deus, são “cheios” da sua luz e do fogo do seu amor e, por isso, são também “espíritos ao serviço de Deus, que lhes confia missões para o bem daqueles que devem herdar a salvação” (Hb 1,14). Os seus nomes que terminam com a palavra “El”, que significa “Deus”, revelam a sua missão.

São Miguel:
O seu nome significa: “Quem como Deus”. Deus quis que os Anjos servissem livremente o seu desígnio de salvação. Ele lhes revelou o seu plano de amor de se fazer homem na plenitude dos tempos (cf. Ap 12) e de unir em Cristo tudo o que há no céu e na terra (cf. Ef 1,10). Cada anjo teve que decidir-se se queria servir a Cristo, o Verbo encarnado, e aos seus irmãos “menores”, os seres humanos, para conduzi-los no caminho da salvação. No livro do Apocalipse lemos: “Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu” (Ap 12,7-8).

Uma vez que Lúcifer e seus anjos se revoltaram contra Deus, o arcanjo Miguel lançou o grito de batalha: “Quem como Deus” como que dizendo: Ninguém é como Deus. Mesmo se Deus se fizer homem, queremos servir a Deus. Assim São Miguel é o humilde servo de Deus, que declarou guerra contra Satanás. Ele é o Anjo da humildade que nos ajuda na luta contra a soberba e como Anjo da fé nos fortalece em meio às provações. Deus o fez príncipe da milícia celeste e protetor da Igreja. Invoquemo-lo muitas vezes no combate contra os poderes infernais rezando a oração: “São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate,…..”.

São Gabriel:
Este arcanjo cujo nome significa “Força de Deus” é o mensageiro de Deus por excelência que foi enviado para transmitir a boa nova da encarnação e pedir o “sim” de Maria: “Alegra-te, cheia de graça, ….” (Lc 1,28). Também a nós Deus envia o seu Anjo para nos transmitir a sua palavra: “Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei. Está de sobreaviso em sua presença, e ouve o que ele te diz… porque meu nome está nele” (Ex 23,20-21).

São Rafael:
Este arcanjo de nome “Medicina de Deus” acompanhou Tobias na sua viagem: “Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus” (Tb 5,4). Do Arcanjo Rafael é referida a tarefa de cura. Ele curou a comunhão entre Tobias e Sarah, afastando o demônio que quis destruir o seu amor conjugal. Em segundo lugar, ele curou o pai de Tobias de sua cegueira. Todos nós temos grande necessidade de cura não somente das doenças físicas, mas também espirituais. Invoquemos São Rafael com confiança para nos transmitir o amor de Deus que cura e salva.

 

São Gabriel, São Rafael, São Miguel, Rogai por Nós!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.