A revelação de Deus, presente nas escrituras sagradas, nos apresentam umas figuras, muito significativas. São os Arcanjos, esses são os servos do Criador, que segundo a revelação bíblica exercem uma espécie de liderança entre os demais Anjos.
Deus confia a essas criaturas celestiais, as missões mais extraordinárias e as revelações compreensíveis apenas por aqueles que tem fé. Deus enviou o Arcanjo Gabriel para dar a Maria a mais gloriosa e bendita notícia que a humanidade já viu. (Cf. Lucas: 1,2-38) Notícia de que ela seria mãe de Jesus Cristo, o Senhor e Salvador do mundo, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade. As pessoas que são agraciadas com a proteção e orientação dos Arcanjos gozam de um abrigo seguro, nos momentos de dúvidas e confusão.
No mês de setembro, a Santa Igreja dedica então, uma atenção especial aos três famosos arcanjos revelados nas escrituras: “São Gabriel, São Rafael e São Miguel.” Já me perguntaram se existem outros arcanjos. A resposta que dou é: “Com certeza existem. ” Porem, as escrituras sagradas dão nomes apenas a três.
O céu é uma realidade perfeita e ao mesmo tempo misteriosa para nos simples e mortais fieis. O apoio que temos é aquilo que está expresso nas escrituras sagradas, na tradição e no magistério da Igreja. Nesse texto vamos de forma breve, mas com um esforço de profundidade, fazermos uma reflexão sobre a identidade e missão de cada um desses três servos de Deus, reveladas nas Sagradas Escrituras.
SÃO GABRIEL: Esse arcanjo aparece nas escrituras, como aquele cuja a missão é o de anunciador, revelador dos planos e projetos de Deus. Seu nome significa “Emissário do Senhor” ou “Deus é meu protetor” ou ainda “Servo de Deus”. No Antigo Testamento vemos passagens onde ele sempre se mostra como aquele que traz ao povo, grandes e boas notícias da parte do Criador. Ele ajudou o profeta Daniel, no entendimento das revelações e visões espirituais. (cf. Daniel: 8, 16); depois, esse bendito Servo, se apresenta como aquele que traz uma boa notícia sobre a libertação de Israel, quando este povo estava escravizado e exilado. (cf. Daniel: 9, 21).
Pensa que acabou? Coube ainda a ele, a maior e mais grandiosa das missões, proclamar, anunciar para a Virgem Maria que ela foi a escolhida de Deus para ser a mãe de Jesus, nosso Senhor e Salvador. (cf. Lc:1, 26…) Tanto que a proclamação do que hoje chamamos de, oração da Ave Maria, saiu pela primeira vez dos lábios Santos e puros desse arcanjo. “O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” (Lucas:1,28)
Se tem alguém que conhece a dignidade e o valor da Santa Mãe de Jesus, esse é sem dúvida o Arcanjo Gabriel. Ele anuncia a vontade de Deus aos escolhidos. Sempre que precisarmos fazer um discernimento e desejarmos saber qual é a vontade de Deus, devemos pedir o auxílio desse bendito conselheiro e anunciador. Se você é um vocacionado Shalom ou de qualquer outra instituição na Igreja e deseja discernir bem seu chamado, tenho certeza que esse atencioso servo, pode te ajudar. Não hesite em pedir seu auxilio.
SÃO RAFAEL: O nome Rafael tem um sentido sugestivo, significa: “Deus curou, ou Deus que cura.” Esse arcanjo teve uma discreta, mas decisiva aparição nas escrituras. É considerado o promotor da saúde, da cura física, psicológica e espiritual. Ele é ainda visto como o intercessor e protetor dos cegos, médicos, sacerdotes, viajantes, soldados e escoteiros, missionários, etc… Segundo o relato bíblico do livro de (Tobias: 5, 12), ele foi o único Arcanjo que assumiu uma forma humana, viveu entre os seres humanos durante um tempo ajudando e orientando o povo de Deus em sua caminhada de fé. A missão desse Santo servo de Deus assim, aparece sempre associada a cura, crescimento, orientação e discernimentos, nos caminhos da santidade. Se você está confuso, precisa discernir com segurança e firmeza os planos e a vontade de Deus na sua vida, peça ajuda a esse amigo e santo conselheiro. Diga: “São Rafael, eu não quero outra coisa, se não a santa e amorosa vontade de Deus, por favor me oriente, me forme, me eduque.” Eu não tenho dúvida, em pouco tempo você verá luz, onde antes aparentemente só haviam trevas, estradas onde só haviam muros.
SÃO MIGUEL: Batalhas espirituais, se você é um (a) cristão (ã) serio (a), em algum momento de sua vida, você viverá fortes e decisivas batalhas. Primeiro, por que Deus é um Pai Amoroso e perfeito. Seu amor é comprometido com o crescimento e amadurecimento de cada um de seus filhos. Depois, por que a oficina e a academia de Deus é nossa vida. Para nos formar, educar, fortalecer Ele faz uso de muitas coisas: “Alegrias, tristezas, perdas e ganhos, humilhações, etc…” Nesses momentos de treinos, onde Deus deseja ser cada vez mais o centro de nossas vidas, há coisas que lutam dentro e fora de nós, querendo roubar o lugar que é Dele. O articulador dessas coisas, é aquele que tem ódio do Criador e de tudo o que Ele ama, o Diabo. Esse ser maligno mente, engana, confunde e ilude. O Arcanjo Miguel ao contrário do diabo, auxilia, protege, orienta e conduz. Assim, se você vive algum combate, se há algo que deseja tirar Deus do centro de sua vida, esse Servo Bendito é depois de Jesus e Maria, um grande nome, um recurso da graça Divina que devemos fazer uso. Nesses momentos de prova, feche seus olhos e repita no silencio do coração: São Miguel arcanjo, defendei-me no combate, sede meu refúgio contra as ciladas e dos dardos inflamados do Maligno. Amém.
Sejamos espertos e cultivemos uma solida e sadia amizade, com esses servos de Deus, os arcanjos. Eles jamais, apresentarão outras propostas que não sejam aquelas, que irão fazer de nós, sermos mais fiéis e apaixonados por Deus. Se ajunte a mim e termine a sua leitura fazendo comigo essa suplica:
São Rafael, São Gabriel e são Miguel, servos do Deus Criador e Senhor, sejam meus protetores e instrutores. Sempre que eu me sentir tentado, confuso, desorientado, venham em meu socorro. Quero me abrigar, me refugiar às sombras das azas de Deus. Confio-me a vocês o cuidado e a proteção de minha vida e daqueles que me são preciosos. Assim seja, para sempre. Amém.
Rodrigo Gomes