Notícias

Arcebispo de Fortaleza celebra Missa pela primeira vez na Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz

Celebração Eucarística faz parte das comemorações do Jubileu de 40 anos do Shalom e também da programação do Retiro anual do Conselho Geral e acompanhadores regionais da Comunidade.

comshalom
Dom José Antonio em Celebração Eucarística na Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz / Foto: Comunicação Comshalom

Neste sábado (29), Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo metropolitano de Fortaleza, visitou a Diaconia Geral, sede do Governo Geral da Comunidade Católica Shalom. Na ocasião, presidiu a sua primeira Missa na Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz, que está nas últimas fases de construção. Dom José Antonio não pôde participar das comemorações dos 40 anos do Shalom em Roma no mês passado, e por isso, desejou celebrar de forma mais familiar com a Comunidade nesta data.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

A Santa Missa foi votiva a Nossa Senhora, mãe da Igreja, e contou com a participação de Moysés Azevedo e Emmir Nogueira, fundadores da Comunidade Shalom; os membros do Conselho Geral da Comunidade; os responsáveis regionais por acompanhar a ação evangelizadora das missões espalhadas pelo mundo; sacerdotes, celibatários e famílias da Comunidade de Vida, Comunidade de Aliança e Obra Shalom de Fortaleza.

Seguir o exemplo de Maria

Dom José em sua homilia destacou que em Maria, o Senhor revelou todo o seu desíginio de reunir a humanidade numa só família em Deus: “ela foi, juntamente com São José, o primeiro lugar onde a vida divina de relação eterna de amor pôde se encarnar na terra, a primeira comunidade, arquétipo de toda Comunidade cristã humana da Igreja e no mundo. A Sagrada Família foi a primeira igreja doméstica, primeira manifestação da trindade na realidade humana da terra”.

O arcebispo ainda animou a Comunidade a seguir o exemplo de Nossa Senhora e também ser Igreja, conforme o projeto de Deus: “é um grandíssimo dom quando o Carisma cresce como família de Deus e realiza a sua missão, que eu acredito que é transformar as pessoas em filhos de Deus, e depois pela missão, viver a maternidade que pode chegar aos confins da terra. É isso que celebramos quando vivemos a ação de graças. A Comunidade participa dessa filiação e dessa maternidade“. 

24 anos sob o pastoreio de Dom José Antonio

Durante os agradecimentos, Moysés Azevedo ressaltou que a Eucaristia é a melhor ocasião para para celebrar com Dom José Antonio e recordou que dos 40 anos de história da Comunidade, 24 anos foram vividos sob o seu pastoreio e auxílio. Para expressar a sua gratidão, o fundador ainda relembrou o conselho do Papa Francisco ao Shalom durante a audiência privada na Convenção 40 anos: 

“Conservai sempre este espírito de obediência filial, de afeto e proximidade com os vossos pastores. Isto é muito importante. Não vos afasteis dos pastores.”

E dirigindo as palavras ao arcebispo, completou: “Tenho certeza que Deus nos deu um pastor segundo o coração de Deus. Agradecemos a você, que acreditou nesse carisma nascente e soube acreditar em nós em meio às nossas falhas. Obrigado por acreditar em nós, por cuidar de nós com delicadeza e sabedoria, obrigado por cuidar desse carisma que se desenvolvia. Obrigado por se fazer próximo e com presença encorajadora nos momentos difíceis e dolorosos, obrigado por ser não apenas um pastor segundo o coração de Deus, mas por ser um pastor segundo o coração de Deus, em Maria”.

Leia mais | Convenção Shalom 40 anos: confira trechos da fala do Papa Francisco à Comunidade Shalom

Acompanhe a seguir, alguns momentos da Missa

Leia mais | Um presente para o Papa: A Virgem toda pequena feita pelos pequenos

40 anos de história

Neste ano, a Comunidade celebra um marco da sua história, completa 40 anos de fundação. Uma história marcada pelos feitos de Deus, que enchem seus membros de gratidão e Amor Esponsal a Jesus Cristo. Com os jovens e os pobres, forma uma grande procissão com Jesus Eucarístico, tendo à frente a Virgem Maria, a toda pequena, cujo manto cobre toda a Família Shalom. Jovens, crianças e adultos, homens e mulheres, sacerdotes, celibatários e famílias, de várias partes do mundo que se reúnem para dar o Testemunho da Ressurreição.

Nascida em meio dos jovens, a Obra Shalom teve início a partir de uma ousada inspiração: criar uma interface que falasse a linguagem dos jovens, para criar uma ponte entre eles e uma experiência pessoal com Jesus Cristo e a Sua Igreja. Assim, nasceu a primeira “Lanchonete do Senhor”, no dia 9 de julho de 1982, em Fortaleza (CE). Um lugar atraente onde os jovens tinham a oportunidade de experimentar momentos de oração, fraternidade e missão, crescendo assim em seu caminho de fé.

Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz

É a primeira Igreja erguida pela Comunidade Católica Shalom. Vista como um espaço sagrado para a atual e as futuras gerações experimentarem da Misericórdia de Deus, da força da ressurreição de Cristo, que traz o dom da paz. A obra possui 26 metros de altura e está sendo construída na Diaconia Geral, coração da Obra Shalom, na cidade de Aquiraz, a aproximadamente 30 km de Fortaleza.

Leia mais | Jantar beneficente retorna à Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz

Iniciada em fevereiro de 2013, com a bênção da Pedra Fundamental, as obras seguem a passos largos, estando já finalizadas partes, como, vitrais, portas e forro. A atual fase é da implementação dos bancos e em breve o trabalho da acústica e acabamentos internos e externos. 

Se você deseja ajudar na construção da Igreja do Ressuscitado que passou pela cruz, [CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS].

Leia mais

Entenda o ícone Jesus Cristo, o esposo que vem, escrito para a celebração dos 40 anos da Comunidade Shalom 

Adolescente do Marajó participa de Convenção no Vaticano e se encontra com Papa Francisco


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.