Institucional

Arcebispo de Fortaleza é homenageado pelos 25 anos de ordenação episcopal

comshalom

phoca_thumb_l_10-10-2016-solene-aos-25-de-ordenacao-de-dom-jose-tosi-foto-divulgacao-alce-4

Em comemoração aos 25 anos de ordenação episcopal de dom José Antônio Aparecido Tosi, arcebispo de Fortaleza, foram celebrados nesta segunda-feira (10), em sessão solene o Plenário 13 de Maio. A iniciativa atendeu a requerimento do deputado Carlos Matos (PSDB), com subscrição dos deputados Walter Cavalcante (PP) e Evandro Leitão (PDT).

Dentre autoridades e representantes da igreja em Fortaleza o fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Louro de Azevedo Filho, o arcebispo dom José Antônio dedicou-se a conhecer os mais variados espaços de Fortaleza, sempre levando o amor aos mais necessitados. Moysés também afirmou que é missão da Assembleia Legislativa reproduzir esse princípio social cristão.

E no clima de homenagens e emoção, o deputados Carlos Matos falou da satisfação de estar homenageando dom José Antônio e destacou o trabalho do arcebispo como uma resposta às misérias materiais, espirituais e morais do Estado.  “Seja através da estrutura da Igreja, que confere presença marcante na vida das famílias, dos jovens, dos homens, das mulheres ou pelo trabalho realizado pelas paróquias, das pastorais sociais, da participação e formação do clero e dos fiéis leigos”.

Já o deputado Walter Cavalcante destacou a Caminhada com Maria, liderada pelo arcebispo, como o segundo maior evento religioso do País, perdendo apenas para o Círio de Nazaré, em Belém do Pará. O parlamentar também ressaltou a criação de mais de 55 novas paróquias e 11 áreas pastorais por dom José Antônio.phoca_thumb_l_10-10-2016-solene-aos-25-de-ordenacao-de-dom-jose-tosi-foto-divulgacao-alce-3

O deputado Evandro Leitão enumerou algumas das funções dos bispos, como a de ministrar o Sacramento do Batismo. “Os bispos precisam aconselhar, alertar e guiar seu rebanho rumo à verdade e à santidade não apenas com suas palavras, mas, principalmente, com seus exemplos”, e exaltou dom José Antônio como exemplo para toda a sociedade cearense e, em especial, para os parlamentares.

Durante a solenidade, dom José Antônio recebeu uma placa comemorativa do Poder Legislativo em reconhecimento ao jubileu de trabalho, amor e doação ao povo do Ceará.

O arcebispo de Fortaleza e homenageado da noite, dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, agradeceu a Deus pelos 25 anos de ordenação episcopal. “Agradeço porque essa vitória não é minha, é de Deus e é do tecido de muitos irmãos e irmãs”,enfatizou. O arcebispo também comentou que a democracia desenvolveu-se a partir da Revolução Francesa, tendo como ideais a liberdade, a igualdade e a fraternidade. “Se existir a fraternidade, vai acontecer a liberdade e a igualdade”, afirmou.

Fonte: Site Assembleia Legislativa do Ceará

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.